Apesar de a marca francesa Ekoi possuir um vasto leque de sapatos de ciclismo, não possuía um modelo puro de alta competição, com as características mais modernas, embora forneça as equipas INEOS Grenadiers e Cofidis.
Já testámos outros modelos da Ekoi, como os R4 Light, e como aspetos a melhor nesses modelos destacámos a baixa rigidez da sola e o design pouco convincente. Mas se olharmos com cuidado para o catálogo 2024 da marca, podemos ver que os novos sapatos topo de gama C12 já possuem - tal como os Perf R4 EVO - um design renovado e acabamentos de alta qualidade.
MÁXIMO DESEMPENHO
Os Pro Team LTD Rodríguez - que estão disponíveis numa edição limitada de 100 pares - diferem dos outros modelos da gama Racing C12 na cobertura ventilada, que neste caso tem amplos painéis em rede em vez das clássicas microperfurações. Além disso, a zona da lingueta é ligeiramente diferente.
O sistema de ajuste é composto por dois rotores BOA Li2 - no caso dos LTD Rodríguez são metálicos e anodizados em vermelho - que repartem a tensão dos cabos com precisão e de maneira uniforme. O formato interno dos sapatos é intermédio e na parte dianteira há bastante espaço para os dedos dos pés. O pé fica bastante estável graças aos reforços na zona frontal e no calcanhar, além disso na parte interior, junto ao calcanhar, o tecido inclui uma cobertura de silicone que evita que o pé se desloque quando pedalamos em esforço (por exemplo, nos sprints).
A sola é fabricada em carbono e as fibras estão visíveis, embora neste caso sejam 3K e não o carbono unidirecional usado em outros sapatos topo de gama. Possuem três aberturas para permitir a entrada do ar, duas na parte dianteira e uma longitudinal entre o calcanhar e o cleat. As duas na parte dianteira de facto refrescam os nossos pés, mas a longitudinal não.
Inclui guias que facilitam a colocação dos cleats e roscas que podem ser deslocadas alguns milímetros, para encontrar a posição ideal. Também possuem apoios em borracha - neste caso fabricados pela Michelin - que evitam que escorreguemos quando nos deslocamos a pé. O apoio traseiro não pode ser substituído, portanto este é um ponto que tem de ser revisto.
As palmilhas usam o Ortholite X40, um material que combina duas densidades, dependendo da zona: a mais dura está situada no arco plantar e à volta do calcanhar, para melhorar o apoio, e é mais suave na restante área para aumentar o conforto. Também inclui um apoio do metatarso, de modo a evitar desconforto nesta área.
SENSAÇÕES
Destacamos o seu elevado conforto e apoio geral do pé. A rigidez da sola neste modelo é bastante alta, sobretudo se compararmos com os modelos anteriores da Ekoi, e podemos confirmar que, embora não sejam os mais rígidos que já testámos, estão entre os 10 melhores (possuímos uma ferramenta que permite medir a deformação vertical). A qualidade dos acabamentos e o desempenho não ficam atrás de modelos topo de gama de outras marcas, e o preço acompanha essa subida de qualidade. No entanto, a Ekoi possui um modelo também com sola em carbono - o Perf R4 EVO - que vale a pena ter em conta e é mais barato.
EKOÏ RACING C12
Preço: 352,91 €; Pro Team 403,32 €
Peso: 499 g (o par, Pro Team Ltd Rodríguez, tamanho 43)
Tamanhos: 39 a 47
Versões: Branco, negro, branco-negro; Pro Team, Pro Team Ltd Rodríguez e Pro Team Ltd Bikingman
Inclui: Bolsa de transporte
Distribuidor: Ekoï, spain@ekoi.com
Site: www.ekoi.es