A marca Lazer dispensa apresentações, sendo das mais conhecidas em todo o mundo. E graças ao modelo Z1, um capacete leve que é utilizado tanto nas provas do WorldTour como na Taça do Mundo de BTT, qualquer um de nós pode ter acesso a um dos mais eficientes, leves, arejados e esteticamente evoluídos capacetes do mercado.
Pesa 221 gramas no tamanho M, tem um chassis interno com blocos deformáveis que, em caso de impacto, redirecionam a energia para longe do cérebro, evitando as consequências dos impactos rotacionais. E a Lazer faz esta proteção sem aumentar o peso da estrutura interna ou prejudicar a ventilação, como acontece em alguns sistemas de marcas rivais.

Na parte interior do capacete podemos encontrar umas esponjas verdes estrategicamente colocadas que não obstruem os canais de ventilação, proporcionando apoio ao nosso perímetro da cabeça. Não há pontos de pressão e as esponjas - que possuem um biocida que neutraliza os odores - estão bem presas ao chassis do capacete através de velcros.

Este capacete está disponível em quatro cores (vermelho metálico, branco, preto mate e titânio) e possui um sistema de aperto denominado Advanced Rollsys. Trata-se de um rotor localizado na parte superior traseira que ajusta o aperto do perímetro da cabeça. Por sua vez, as fitas com tratamento antibacteriano têm um sistema universal de divisão.

E para evitar que nos dias mais quentes o suor pingue da parte frontal, este capacete possui uma esponja nesta zona que absorve a humidade.

Há ainda outra boa notícia. Este modelo possui ranhuras nas aberturas frontais para os óculos. Experimentámos vários modelos de óculos e nem todos entram (depende do ângulo e da volumetria das hastes).
E se quiseres adicionar proteção contra o frio ou chuva, é possível adquirir uma capa (denominada Aeroshell, que é vendida em separado) que tapa as aberturas, a qual também proporciona vantagens aerodinâmicas.

Para além disso, este modelo é compatível com a luz universal que a Lazer vende à parte e que possui vários modos de funcionamento. Basta encaixar na ranhura traseira e ela automaticamente liga-se quando estamos em movimento.
Este capacete obteve a pontuação máxima nos testes realizados no Instituto Virginia Tech, uma entidade independente que testa e analisa produtos.
No cômputo geral gostámos do conforto proporcionado (no nosso caso, bastou colocar na cabeça e usar o rotor traseiro para um microajuste), mas também apreciámos o seu design, especialmente o aileron traseiro, a ventilação, o apoio para os óculos e a prática bolsa de transporte em tecido suave.
Não é um capacete barato, mas tendo em conta todas as características do mesmo, é o preço a pagar pela segurança, tecnologia e design. Está disponível em três tamanhos: S (52-56 cm), M (55-59 cm) e L (58 a 61 cm) e este modelo está integrado no Programa de substituição em caso de colisão (lê os detalhes aqui).
Este capacete custa 249,99€ e é distribuído em Portugal pela Sociedade Comercial do Vouga (www.scvouga.pt). Poderás encontrar informações adicionais em www.lazersport.com.