A Merida fabrica modelos Big.Nine desde 2012, desde versões mais baratas, até modelos topo de gama que são usados na Taça do Mundo de XCO. No seu historial, atletas consagrados da modalidade como José António Hermida e Gunn Rita-Dahle, entre outros, venceram algumas das provas mais importantes do mundo com estas bicicletas.
Mas esta gama não se restringe ao segmento de competição. Do outro lado do catálogo, em vez das caras topo de gama com materiais e tecnologias de alto desempenho, existe também a família Big.Nine mais acessível. E estamos a falar de um tipo de bicicleta que deixa para trás o selo de competição e se concentra mais em oferecer uma plataforma mais confortável e descontraída.
E o melhor de tudo, com um preço muito abaixo dos 1.000 euros, como é o caso desta Big.Nine 300, que oferece uma série de características que, quando as analisamos em conjunto, fazem com que esta bicicleta se destaque ainda mais entre a oferta que encontramos nesta gama de preços.
SHIMANO DEORE 12 V COMPLETO
Uma das principais características desta bicicleta em termos de montagem é o facto de incluir uma transmissão de 12 velocidades, neste caso o Shimano Deore. Praticamente todos os componentes da transmissão são desta gama, exceto a corrente que é uma KMC X12. Isto significa que a marca apostou na qualidade sem olhar a custos. Até a pedaleira e a cassete são do mesmo grupo, o que reforça aquilo que referimos.
A cassete tem 10-51 dentes e, como não poderia deixar de ser, o cepo usado é um Micro Spline. Acreditamos, e temos quase a certeza, que por este preço, poucas bicicletas vão ser encontradas com uma montagem como esta.
Os travões são da Tektro, com o modelo M275, que são fiáveis e suficientemente potentes, e achámos a travagem na Big Nine 300 muito boa.
O disco dianteiro tem 180 mm e o traseiro é de 160 mm. Em termos de funcionamento, estão praticamente ao mesmo nível da transmissão. Há também mais alguns componentes da marca da casa que, embora simples, têm acabamentos de boa qualidade e até têm um design minimalista, como é o caso do avanço e do guiador.
QUADRO DE QUALIDADE
O segundo ponto que merece destaque é o quadro de alumínio, fabricado na liga Racelite 6061, o mesmo utilizado nas bicicletas de gama alta e muito mais caras, e com tubos de dupla espessura para reduzir o peso. Em vez de ter tubos redondos simples, vemos que tem algumas formas mais complexas, como a forma romboidal do tubo superior ou a forma curva do tubo diagonal atrás do tubo da direção. Para conseguir estas linhas sem aumentar o custo, a Merida utilizou a técnica TFS (Techno Forming System), que consegue acabamentos quase semelhantes à hidroformação, mas fá-lo através de um processo mecânico de deformação 3D por pressão, pelo que os custos são mais baixos.
A testa da direção é cónica, o que é uma boa notícia porque, além de proporcionar mais rigidez na parte dianteira, significa que podemos utilizar qualquer suspensão do mercado de gama média ou alta se um dia quisermos substituir este componente no futuro.
Também tem cablagem interna no triângulo dianteiro, e vemos que a fixação do travão traseiro é aparafusada diretamente à escora esquerda, um tipo de construção comum nos modelos topo de gama. E finalmente, como costumamos ver nos modelos de entrada de gama, encontramos eixos de 135 mm na traseira e 100 mm na suspensão, com apertos rápidos de 9 mm, e também outros pormenores como roscas para porta-bagagens ou guarda-lamas nos dropouts traseiros, e um suporte para instalar um descanso, se formos utilizar a bicicleta para uma combinação de puro BTT e deslocações urbanas.
O peso da unidade testada é de 13,26 kg no tamanho M. E um último facto, mas não menos importante, é que este quadro é fabricado num total de 5 tamanhos, do S ao XXL.
UMA EXCELENTE AQUISIÇÃO
Já referimos que a Big Nine 300 proporciona conforto e uma condução um pouco mais descontraída do que as suas irmãs topo de gama, algo que salientámos no início do artigo. E esta personalidade deve-se a dois fatores: a geometria do quadro e a suspensão dianteira.
Em termos de medidas, vemos que é uma bicicleta que se afasta um pouco da tendência das bicicletas topo de gama que estão cada vez mais compridas, e vemos que o seu triângulo dianteiro é mais compacto e permite-nos levar uma posição mais vertical das costas e dos braços.
No entanto, tem ângulos que nos permitem pedalar a um bom ritmo. Com o avanço de 80 mm, temos uma posição de condução que é muito apreciada em subidas e zonas planas com um ritmo médio muito elevado. Por último, o guiador, que tem uma ligeira elevação (10 mm), é muito ergonómico e confortável e, juntamente com a geometria, torna a bicicleta fácil de mover.
Passando para a suspensão, vemos que mais uma vez a Merida manteve o nível de qualidade da transmissão e dos travões e temos uma SR Suntour XCR com 100 mm de curso. As pernas e a ponte são de magnésio e o seu funcionamento baseia-se numa câmara de ar ajustável em pressão, além disso possui bloqueio. A sua regulação permite ajustar a compressão - a dureza do funcionamento - em vários pontos que variam ligeiramente a resposta, e especialmente o último destes bloqueia completamente a frente, dura como uma pedra.
No geral, proporciona uma sensação suficientemente ágil e absorvente, e é responsável por manter a roda no chão quando o trilho se torna mais complicado e precisamos de mais controlo da bicicleta.
FICHA TÉCNICA - Merida Big.Nine 300
[QUADRO] Alumínio Racelite 6061.
[SUSPENSÃO] SR Suntour XCR LOR. 100mm de curso.
[PEDALEIRO] Shimano Deore. 32d.
[DESVIADOR] Shimano Deore.
[MANÍPULO] Shimano Deore.
[CASSETE] Shimano Deore M6100, 10-51d. 12 vel.
[CORRENTE] KMC X12.
[TRAVÕES] Tektro M275. Discos Shimano RT10 Center Lock, 160-180mm.
[DIREÇÃO] FSA IS2. 1-1/2x1-1/2.
[AVANÇO] Merida Comp CC. 80 mm.
[GUIADOR] Merida Expert CC. 720x10 mm.
[PUNHOS] Merida Comp EC.
[SELIM] Merida Comp SL.
[ESPIGÃO DE SELIM] Merida Comp CC. 30.9 mm.
[RODAS] Merida Comp CC. Cubos Shimano TX505/M401.
[PNEUS] Maxxis Ikon. 29”x2.20”.
[PESO] 13,26 kg (tamanho M, sem pedais).
[TAMANHOS] S, M, L, XL e XXL.
[PREÇO] 665€. [+info] Merida Bikes SWE. www.merida-bikes.com