No catálogo de 2023 da Cannondale, o modelo que se destaca na gama de trail foi dividido em duas sub-gamas: a Habit normal, com 130 mm de curso traseiro e 140 mm na dianteira, e uma versão "Long Travel" ou simplesmente LT, que aumenta a fasquia em 10 mm em ambos os eixos, com 140 e 150 mm, respetivamente. A LT, tal como a que testámos nesta edição, está disponível apenas em duas versões, a LT 2 em alumínio SmartForm (3.199 €) e a LT 1, com quadro em carbono (5.199 €). A Habit "normal" está disponível em quatro quadros, dois em alumínio (modelos 4 e 3) e dois em carbono (Carbon 2 e 1), com uma gama de preços que vai dos 2.199 € aos 5.699 €.
O quadro desta geração é novo, e a nível esquemático não está muito distante da versão anterior lançada em 2018, com o amortecedor a atravessar o triângulo dianteiro ou o design Proportional Response em que a cinemática do sistema de amortecimento 4-Bar foi readaptada a cada tamanho. No entanto, se olhares mais de perto, o quadro evoluiu para uma plataforma com mais detalhes e soluções, especialmente na zona do pedaleiro e do tubo do selim, onde vemos que foi adotado o design "Chainstain Garage" de outros modelos, onde o tubo do selim abraça o braço oscilante pelo exterior com uma estética mais limpa e direta, mas também mais rígida. O tubo do selim também se tornou mais vertical e o ponto de articulação junto ao pedaleiro foi deslocado - agora à frente do tubo em vez de o atravessar - com a possibilidade de utilizar espigões telescópicos mais compridos e também com uma geometria mais vertical. Assim, passa de 74,5º para 77,1º, uma mudança muito relevante em termos de manobrabilidade, especialmente em subidas.
A CANNONDALE OPTOU POR MONTAGENS DE QUALIDADE, MAS SEM RECORRER A COMPONENTES TOPO DE GAMA, PARA OFERECER PREÇOS MAIS ACESSÍVEIS.
Há também uma nova fixação roscada semelhante a uma grade de bidon atrás da direção, colocada ali não para transportar água, obviamente, mas para instalar o StrapRack, uma fixação para transportar uma câmara de ar, botija de CO2, desmontas e um kit multi-ferramenta, presa pela correia de borracha que está incluída.
A SUA GEOMETRIA CARACTERIZA-SE POR UMA DISTRIBUIÇÃO DE PESO MUITO EQUILIBRADA.
O quadro está disponível em quatro tamanhos, com a particularidade de que o tamanho mais pequeno S tem as duas rodas 27,5", enquanto os outros três são de 29". Não existe a opção, pelo menos de série, de colocar um conjunto de rodas Mullet, como temos visto ultimamente em muitas bicicletas deste tipo. Por isso optaram pela solução mais direta e não há Flip Chip ou soluções similares para modificar a geometria.
Por falar em geometria, neste modelo da Cannondale a direção está mais descontraída (64,7º) e pensada para a estabilidade e possui um Reach ligeiramente mais longo, 450 mm no tamanho M - ou 475 mm no tamanho L testado.
ENDURO EM MENTE
É realmente uma daquelas bicicletas que parece ter mais capacidades do que aquelas para que foi originalmente concebida. O cockpit é parcialmente responsável por isso, com um tubo de direção muito comprido, 130 mm no tamanho L (120 mm no M) e utilizando um guiador com 30 mm de elevação, pelo que a altura total da extremidade dianteira é excelente. Quando nos posicionamos na bicicleta, já transmite aquela sensação de controlo que inspira a descer qualquer trilho, independentemente do facto de ter "apenas" 140 mm na traseira. Neste sentido, se pilotarmos com muita agressividade nas descidas, podemos precisar de um pouco mais de progressividade no final do curso para evitar esgotar o amortecedor em obstáculos muito grandes, embora no geral o sistema ofereça bastante apoio na zona intermédia.
Em andamento, no entanto, é um pouco mais compacta do que parece à primeira vista, embora seja bastante longa entre eixos, ainda mais considerando que o tamanho testado neste caso foi L. Na sua geometria, a distribuição de peso é muito equilibrada, é uma daquelas bicicletas em que notamos que estamos muito posicionados no centro da bicicleta e com desenvoltura em ambas as rodas, o que faz com que se aguente bem quando o caminho é mais sinuoso e mais exigente em termos de agilidade. Isto é possível em parte devido ao tubo do selim muito curto, que é quase equivalente em comprimento a um tamanho abaixo da medida habitual. Na L, por exemplo, tem 445 mm, que é o que normalmente encontramos numa M na maioria das bicicletas. Isto também compensa a posição elevada do amortecedor, que tende a elevar o centro de massa do quadro, reduzindo um pouco o equilíbrio da bicicleta.
CARACTERÍSTICAS
A posição elevada do guiador é o que nos faz enfrentar as subidas com um pouco mais de descontração do que se fosse mais “racing”, pois tem uma condução bastante suave. Como prova disso, tem uma pequena cremalheira de 30 dentes (e um carreto de 52), uma verdadeira caixa de velocidades para subir qualquer inclinação. Sem ser uma pluma na balança (pesa 14,41 kg no tamanho L, sem pedais), não é uma bicicleta difícil de fazer avançar. O amortecedor não oscila demasiado para a sua capacidade de resposta em trilhos irregulares, e especialmente tendo em conta os primeiros centímetros de curso suave que tem. Em estradões e mesmo em trilhos compactos usámos o bloqueio traseiro (não bloqueia completamente, mas enrijece muito o sistema hidráulico) para nos sentirmos mais eficientes, embora em subidas com obstáculos deixemos o sistema e o amortecedor trabalhar. É a melhor opção, porque o fazem muito bem.
Em suma, a Habit LT é para aqueles que procuram uma bicicleta manobrável, mas compatível com descidas a toda a velocidade, para aqueles que têm um conceito endurista do BTT, mas não estão convencidos com as atuais bicicletas de Enduro porque são excessivas em muitos aspetos.
O melhor. Equilíbrio entre agilidade e estabilidade. Desempenho da suspensão. Versatilidade para Enduro
A melhorar. Um tamanho S com rodas de 29".
DESTAQUES:
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O quadro tem uma passagem dos cabos renovada e há muito mais espaço interno do que antes, especialmente na zona do pedaleiro (na versão anterior cruzavam-no por fora), e também possui novas proteções, mais completas e robustas.
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O posicionamento do amortecedor não é o melhor em termos de equilíbrio e centro de gravidade, embora no geral a bicicleta seja muito ágil e estável. O acesso ao bloqueio do amortecedor é, no entanto, muito fácil.
- O cockpit é de fabrico próprio, com um guiador em carbono HollowGram SAVE com um diâmetro central de 35mm. O espigão de selim telescópico também é da Cannondale, um DownLow simples, mas fiável.
- Sistema Horst Link na parte de trás. Outrora propriedade da Specialized durante anos (patente já expirada), é agora utilizado pela Cannondale na sua suspensão total, tanto com o respetivo rolamento como na versão em que o carbono flete, no caso da Scalpel. Uma das suas virtudes é a sensibilidade que dá ao sistema e a facilidade de leitura do terreno.
- A Cannondale deu prioridade à qualidade das suspensões na montagem em detrimento de outros componentes. Os sistemas hidráulicos destes modelos RockShox têm um nível muito bom em termos de suavidade e desempenho em geral.
FICHA TÉCNICA
[Quadro] Carbono. curso de 140 mm. [AMORTECEDOR] RockShox Super Deluxe Select+. [SUSPENSÃO] RockShox Lyrik Select+, 150 mm. [PEDALEIRA] SRAM GX Eagle DUB. 30 d. [DESVIADOR] SRAM GX Eagle. 12v. [MANÍPULO] SRAM GX Eagle. 12sp. [CASSETE] SRAM Eagle XG-1275, 10-52. [CORRENTE] SRAM GX Eagle. [TRAVÕES] SRAM Code R. Discos de 200/180 mm. [DIREÇÃO] Cannondale integrada. [AVANÇO] Cannondale 1, 35 mm. 0°. [GUIADOR] HollowGram SAVE 35 mm. 35x780 mm. [PUNHOS] Cannondale TrailShroom. [SELIM] Cannondale Scoop Shallow Elite. [ESPIGÃO DE SELIM] Cannondale DownLow. 31.6x150 mm. [RODAS] WTB KOM Trail i30 TCS. Cubos Formula/DT Swiss. [PNEUS] Maxxis Minion DHF/Dissector. 29x2.5", EXO+ 3C, TR. [PESO] 14,41 kg (tamanho L, sem pedais). [TAMANHOS] S (27,5"), M, L e XL. [PREÇO] 5.199 €. [+INFO] Cycling Sports Group, servicedesk@cyclingsportsgroup.com, www.cannondale.com.
GAMA
- Habit 4: 2.199 euros
- Habit 3: 3.199 euros
- Habit LT 2: 3.199 euros
- Habit Carbon 2: 3.899 euros
- Habit Carbon 1: 4.799 euros
- Habit Carbon LT 1: 5.199 euros