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Terceira geração da Trek Procaliber substitui o IsoSpeed pelo IsoBow

A Trek apresentou a nova versão da sua hardtail de carbono para XC, a Procaliber 2025, que tem um sistema traseiro de flexão controlada mais simples, passando do IsoSpeed para o IsoBow. 

Carlos Pinto

2 minutos

Terceira geração da Trek Procaliber substitui o IsoSpeed pelo IsoBow

A nova Procaliber 2025 mantém os objetivos da versão anterior, ou seja, proporcionar um elevado desempenho em XC, mas com conforto adicional, de modo a retardar a fadiga. No entanto, a solução encontrada difere da anterior. 

O sistema de amortecimento das vibrações que está alojado entre as escoras, tubo de selim e tubo superior deixou de ser o IsoSpeed, e passa a ser adotado o IsoBow que é mais simples, leve e proporciona o mesmo desempenho. 

Agora já não precisa de um elastómero e do respetivo link e em vez disso confia na flexão do carbono OCLV, tal como acontece no sistema IsoFlow da nova Madone de carbono, apesar de o design ser completamente diferente. A Trek assegura que esta nova solução proporciona as mesmas características em termos de conforto e absorção que a versão anterior com o IsoSpeed. 

Em todo o caso, o quadro é bem mais leve, passando de 1.350g para 1.150g, tendo também uma manutenção mais simples. A Trek também alega que a bicicleta completa (com todos os componentes) pesa 10,58 kg no tamanho M com líquido tubeless (na versão 9.7 AXS). Estarão à venda várias montagens, sendo a mais elitista a equipada com SRAM GX, mas a equipa de fábrica vai ter à sua disposição versões ainda mais leves e com outras montagens. 

PESOS (NO TAMANHO M COM LÍQUIDO SELANTE):
 

Procaliber 9.6 Gen 3: 11.08 kg

Procaliber 9.5 Gen 3: 12.13 kg

Procaliber 9.7 AXS Gen 3: 10.58 kg

GEOMETRIA E SUSPENSÃO

Outro dos aspetos melhorados nesta Procaliber é a sua geometria. O ângulo de direção está mais relaxado (passa de 68,8 para 67 graus), o reach é maior (passa de 450 para 460 mm no tamanho L), o tubo de selim está mais vertical (passa de 73,8 para 74,3 graus) e a suspensão tem mais curso (passa de 100 para 120 mm). A bicicleta é mais comprida (1155 mm no tamanho ML) e estável, com escoras de medida diferente consoante o tamanho (entre 430 e 440 mm). 

Há mais alterações relevantes, como a fixação flutuante para o disco traseiro - também presente na nova Supercaliber -, com o objetivo de isolar a travagem da flexão das escoras. 

Além disso, prescinde do sistema de bloqueio da direção, para baixar o peso. O slooping dá a entender que a colisão entre as manetes e o quadro ao rodar a direção é impossível. 

MONTAGENS

Tal como vimos na tabela de pesos, há três modelos em carbono (por enquanto), que se somam aos dois em alumínio apresentados há alguns meses (sem o sistema de flexão). Todos incluem espigão de selim telescópico. 

 

A Procaliber 9.7 AXS inclui uma transmissão eletrónica SRAM GX AXS, suspensão RockShox Reba RL, cockpit integrado Bontrager RSL e rodas Bontrager Kovee Elite 30 de carbono. Custa 4.009€. 

A Procaliber 9.6 traz uma transmissão Shimano XT/SLX, suspensão RockShox Recon Gold e rodas Bontrager Kovee Comp 25 e custa 2.229€. 

A Procaliber 9.5 traz uma transmissão Shimano Deore, suspensão RockShox Judy SL e rodas Kovee. Custa 1.779€. 

Poderás encontrar mais informações em https://trek.bike/PR_Procaliber-Carbon_PT

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