A RockShox acabou de apresentar as primeiras novidades da coleção 2025, mas durante as próximas semanas iremos divulgar em exclusivo nacional mais pormenores. O cartucho de compressão Charger 3 foi melhorado e tem agora um comportamento mais absorvente, passando a chamar-se 3.1. Estará presente nas suspensões de Trail e Enduro da marca, que também passam a ter novas cores. Quanto aos amortecedores de ar e de mola, passam a ter mais ajustes e há um novo amortecedor, o Vivid Coil. Além disso, a aplicação TrailHead tem novas funcionalidades.
NOVO CARTUCHO CHARGER 3.1
Baseado no cartucho hidráulico Charger 3, a RockShox desenvolveu em cooperação com as equipas que patrocina o novo sistema Charger 3.1 que é mais eficiente e está integrado nas suspensões Pike, Lyrik e ZEB de 2025. O objetivo principal foi reduzir a dureza que chega às mãos do utilizador sem sacrificar o controlo e a confiança em alta velocidade.
O Charger 3 já possuía um piston flutuante interno (IFP) e uma mola oposta ao piston que melhorava a resposta perante um impacto, conservando um comportamento mais homogéneo em todo o curso, além de circuitos independentes de compressão de alta (HSC) e baixa velocidade (LSC). O novo Charger 3.1 foi atualizado nos circuitos de compressão de baixa velocidade para facilitar a passagem do óleo, permitindo que mais quantidade do fluido passe através do LSC quando o botão está no modo Aberto. Isto significa que o fluxo de óleo é 68% maior, segundo dados fornecidos pela RockShox. para além disso, quando o LSC está na posição fechada, amortece mais. Há outra boa notícia: os cartuchos Charger 3 podem ser atualizados para o novo Charger 3.1 através de um kit que custa 80€. O preço completo do Charger 3.1 é de 386€ e pode ser instalado em suspensões Pike e Lyrik a partir de 2023 e ZEB a partir de 2021.
Para além desta maior amplitude de ajuste da compressão, o Charger 3.1 possui mais possibilidades de personalização através dos novos kits Shim Tune disponíveis. Existem dois ajustes de compressão (médio e firme) e três ajustes de recuperação (suave, médio e firme), portanto podes personalizar o amortecedor consoante as tuas preferências.
Mas as atualizações das suspensões não se resumem ao cartucho Charger 3.1. Os novos modelos da coleção 2025 estarão à venda com um pack de casquilhos de fricção que reduz ainda mais a fricção estática. Segundo a marca, foram feitas melhorias tanto na parte inferior das bainhas como nos casquilhos.
A suspensão Pike também recebeu melhorias, possibilitando aumentar o volume da câmara de ar negativa, e assim incrementar a sensibilidade aos pequenos impactos, enquanto a ZEB passa a estar disponível numa nova cor: vermelho.
SUPER DELUXE
O amortecedor Super Deluxe tem um novo piston de alto fluxo (High Flow) e um novo depósito para otimizar a passagem do óleo e proporcionar menos compressão em alta velocidade, com o objetivo de melhorar a tração da roda traseira, ou seja, a sua capacidade de ler o terreno. O piston de alto fluxo pode ser instalado como upgrade em amortecedores Super Deluxe (modelos a partir de 2023) e custa 43€.
Os novos RockShox Super Deluxe 2025 incorporam uma regulação da compressão externa que agora passa a ter 15 clics, sendo capaz de se ajustar a mais gostos e estilos.
A nova câmara de ar Debonair+ Linear XL complementa a oferta da marca, que já inclui a Linear e a Progressive. Esta nova peça custa 110€ e é compatível com o Super Deluxe e com o Deluxe (modelos vendidos a partir de 2023).
VIVID
O novo amortecedor de mola Vivid Coil pretende ser a referência, graças à maior capacidade de ajuste, desempenho elevado e progressão hidráulica final. O controlo de recuperação tem 20 clics, para um ajuste alargado. Está disponível nas versões Ultimate (699/729€), Ultimate DH (699/729€), Select e Select+.
O novo sistema hidráulico TouchDown do Vivid Coil é mais sensível consoante a velocidade ou a posição do piston. Permite que o amortecedor seja mais sensível no início do curso, mantendo-se estável a meio e firme no final. O seu design anula o amortecimento de compressão gerado pelo piston principal nos primeiros 10% do curso e durante o resto controla a absorção. Na parte final do curso, apoia-se no sistema Hydraulic Bottom Out para moderar os impactos.
Para aproveitar todo o curso e suavizar quando esgota, inclui um batente absorvente de borracha.
TRAILHEAD
O objetivo da aplicação TrailHead é ajudar os ciclistas a tirar o máximo partido das suas suspensões. Esta app foi totalmente renovada e tem um design atualizado, com imagens mais atrativas. É também mais eficiente, tem vídeos explicativos e novos idiomas. As recomendações de ajuste das suspensões estão mais precisas, graças a uma base de dados maior e a algoritmos mais elaborados. Também permite a integração com o SRAMid, através da criação de uma conta que funciona em todos os produtos digitais da SRAM ou RockShox.
Poderás obter mais informações em www.rockshox.com e trailhead.rockshox.com.