Fomos a Ardeche (França), sensivelmente a duas horas de carro de Lyon, conhecer de perto e testar as novidades da Scott, mais precisamente na sua gama de ebikes. Como chegámos cedo, tivemos a oportunidade de dar uma volta curta na nova Patron antes de todos os outros jornalistas estrangeiros chegarem, por isso familiarizámo-nos com esta bicicleta antes da apresentação oficial.
Nesta volta curta, em singletracks rápidos, repletos de lama e com algumas curvas apertadas, deu para ter a noção de que a bicicleta se cola muito bem ao solo e mesmo apesar de o terreno estar com alguma lama, nunca sentimos insegurança nas curvas e a travagem esteve sempre num nível muito alto, graças ao sistema ABS.
As versões ST têm 170 mm de curso à frente e 150 atrás
A apresentação propriamente dita foi feita inicialmente por Andreas Ziegler, o qual detalhou a agenda dos dias que passámos em França e fez uma breve introdução da nova Patron. Depois, foi a vez de Ben Marchant, responsável de eMTB da Scott, detalhar os pormenores desta bicicleta.
A nova geração da Patron foi melhorada em todos os aspetos possíveis. Por exemplo, o amortecedor traseiro está numa posição mais baixa e centrada, para baixar ao máximo o centro de gravidade, o triângulo traseiro foi reduzido para ganhar em termos de agilidade e tudo isto faz com que a bicicleta fique mais agressiva nas descidas e muito ágil nas subidas, sobretudo nos singles técnicos com pedra, graças ao novo motor Bosch. Felizmente tivemos a oportunidade de comprovar isso mesmo nos trilhos em que andámos.
Há duas versões da nova Patron: a Patron 900 e a Patron ST (Super Trail). A 900 tem 150 mm de curso à frente e atrás, enquanto a Patron ST chega aos 170 mm à frente e 150 atrás. Ambas têm acabamentos de elevada qualidade, rodas 29" nos dois eixos e estão disponíveis em quatro tamanhos (S, M, L e XL).
No segundo dia tivemos a oportunidade de testar a Patron mais a fundo. Tínhamos pela frente 35 km e uma autonomia de 800Wh. Os trilhos eram divertidos, técnicos, enlameados e repletos de raízes, pedras e um ou outro riacho. Depois de 5 km a descer, deparámo-nos com uma subida enorme, técnica e muito divertida. É daquelas subidas empinadas com muita pedra solta. Graças à agilidade da Patron e também ao modo de amortecimento Ramp Control - que torna o amortecedor mais progressivo, fechando uma das suas câmaras -, conseguimos enfrentar esta empinada subida sem desmontar. O amortecedor neste modo fica mais firme, proporcionando mais tração na parte traseira, algo essencial em zonas com pedras soltas.
PRINCIPAIS DETALHES
A tampa da bateria, bem como a tampa que esconde o amortecedor têm aperto magnético.
Durante a apresentação também nos explicaram qual é o trajeto dos cabos no interior do quadro, como podemos ver nesta imagem.
Ao contrário do que acontece na maioria das marcas da concorrência, a Scott optou por colocar o cabo do espigão telescópico e a mangueira do travão traseiro pelo tubo superior (horizontal). Além disso, as tampas de plástico da bateria e do amortecedor têm todas o mesmo tamanho. Na parte inferior do quadro, uma robusta placa de plástico protege a parte inferior do novo e silencioso motor Bosch Performance Line CX 2025. Segundo a Scott, esta "é a peça mais resistente que criámos neste material".
É possível alterar o ângulo do tubo de direção 0,6 graus. Isto permite alternar entre uma geometria mais inclinada ou mais relaxada.
Como podemos ver nesta imagem dinâmica, os tamanhos crescem muito mais horizontalmente.
Esta cobertura do motor é mais robusta e, segundo a Scott, o design design baseia-se no segmento das motas. Possui entradas de refrigeração na parte dianteira, para evitar um sobreaquecimento e na parte interna inclui uma parte com borracha para evitar ruídos provocados por um eventual contato entre a cobertura e o corpo do motor.
Na parte posterior, há espaço para pneus 2.6" e esta é, do nosso ponto de vista, uma das principais melhorias. Quanto aos amortecedores montados nas versões 900 e ST, destacamos no caso da Tuned que testámos o Fox Float que, além das possibilidades de ajuste em andamento graças ao TracLoc, possui uma regulação no sistema hidráulico que permite uma afinação exemplar.
Estas bicicletas estão a chegar ao mercado e o preço começa nos 5.599,99 euros (Patron 920) e vai até aos 9.999,99 euros da Patron ST 900 Tuned que testámos.
MODELOS E PREÇOS EM PORTUGAL:
SCOTT Patron ST Tuned, 9.999,99€
SCOTT Patron ST 900 RC, 8.599,99€
SCOTT Patron 900, 7.999,99€
SCOTT Patron 910, 6.999,99€