comitium

Primeiro contato com a nova Specialized Epic Evo 8 Pro

A palavra Evo define as Specialized mais atrevidas de cada gama. São bicicletas mais ousadas, com mais curso, componentes mais robustos e com um carácter mais evoluído. Esta é a nova Epic Evo 8 Pro que te mostramos em mais um exclusivo nacional. 

JOSÉ L. ARCE // FOTOS: CÉSAR CABRERA

Primeiro contato com a nova Specialized Epic Evo 8 Pro
Primeiro contato com a nova Specialized Epic Evo 8 Pro

A nova Epic Evo 8 Pro vem equipada com o mesmo quadro de fibra de carbono FACT 11M que os modelos Epic 8 Pro, Expert e Comp, o qual proporciona um comportamento mais focado no Down Country e com componentes que permitem abordar as descidas com muito mais eficácia e confiança. 

Este quadro possui quatro orifícios na parte frontal e no seu interior guias em carbono conduzem as mangueiras ao longo do tubo diagonal, facilitando o processo de manutenção. 

2 Specialized Epic EVO 8

A direção tem limitação da rotação para que o guiador não bata no quadro em caso de queda. 

Estes orifícios não existem no quadro S-Works Epic 8, dado que estas mangueiras entram através da própria direção e no interior do quadro existe somente uma guia de encaminhamento, em vez de duas. O link de fixação do amortecedor é de alumínio na versão 11M, enquanto na versão 12M é de carbono e os parafusos são de alumínio em vez de titânio. 

Outra diferença entre os quadros Epic 8 12M e 11M, é que os 11M têm um processo de construção menos sofisticado e são ligeiramente menos rígidos e um pouco mais pesados. Segundo a Specialized, os 11M pesam mais 170 gramas do que os 12M. 

3 Specialized Epic EVO 8

Quanto às tecnologias, ambos usam o conceito Rider First Engineeed que consiste num tipo de lâminas de carbono específicas, com formas e dimensões do quadro graduados consoante o tamanho, para oferecer um comportamento idêntico. 

4 Specialized Epic EVO 8

O tubo diagonal passa a trazer um amplo espaço de armazenamento SWAT que permite transportar um kit antifuros, ferramentas, um impermeável e inclusive comida. A Epic 8 Evo também traz outro espaço SWAT adicional no tubo da direção, permitindo colocar uma pequena multiferramenta, a qual pode ser retirada rodando a tampa superior do avanço.

5 Specialized Epic EVO 8

As suspensões neste caso da Epic 8 Evo são Fox, em vez de RockShox. O motivo tem a ver com o intuito mais radical da Evo, onde as descidas desempenham um papel mais divertido e como a Fox proporciona mais sensibilidade, esta foi a opção mais natural. 

11 Specialized Epic EVO 8

Neste caso as Fox têm 130 mm de curso e em termos de geometria, esta Evo tem um ângulo de direção meio grau mais lançado face à Epic 8, sendo também possível alterar mais meio grau mudando a posição da fixação inferior do amortecedor, com a consequente alteração da altura do pedaleiro, distância entre eixos, reach e stack. O ângulo do tubo de selim é de 75º em três dos quatro tamanhos disponíveis, e o comprimento das escoras é igual em todos os modelos, ou seja, 435 mm. 

6 Specialized Epic EVO 8

Nem a suspensão nem o amortecedor equipados na Epic 8 possuem bloqueio, mas é possível regular os seus circuitos hidráulicos de compressão, para facilitar a pedalada. A regulação da forqueta, na parte superior direita, está desenhada para personalizar o seu tato e deixá-la assim, sem ser preciso modificar em função do relevo do terreno. 

7 Specialized Epic EVO 8

Ajustes da compressão a baixa velocidade (botão negro) e alta velocidade (botão azul).

O amortecedor Fox Float possui um botão que oferece duas posições de acionamento manual, cujo comportamento é diferenciado: sensível e absorvente, ou lento e firme. Este botão é um pouco rijo nos primeiros dias de utilização, mas após alguns dias fica mais solto e oferece a desejada eficiência característica da Fox. 

8 Specialized Epic EVO 8

As Epic 8 Evo trazem de origem pneus com mais tacos e um maior reforço estrutural para evitar furos. Além disso, os travões são de quatro pistões, com discos de 180 e 160 mm de diâmetro, espigões telescópicos de 150 mm de curso no tamanho médio e 175 nos tamanhos maiores. Os guiadores são de 780 mm e os avanços são muito curtos (50 mm) em todos os tamanhos. 

A Specialized Epic 8 Evo Pro vem equipada com um amortecedor Fox Float Factory Evol, suspensão Fox 34 Factory, transmissão eletrónica sem fios SRAM XO Eagle AXS, travões SRAM Code Silver, rodas Roval Control Carbon com cubos Industry Nine, pneus Specialized Purgatory Grid com composto T9 de 2.4" à frente e Ground Control Grid T7 de 2.34" atrás e pesa pouco menos de 12 kg (mais precisamente 11,95 kg) no tamanho M, sem grades de bidon e também sem a ferramenta SWAT (que pesam 135g). 

12 Specialized Epic EVO 8

A Specialized Epic 8 EVO Comp custa 4.600€.

A gama é composta por dois modelos, a Pro (7.900€) e a Comp (4.600€), estando esta última equipada com suspensões Fox Performance em vez de Factory, transmissão mecânica SRAM GX Eagle e travões SRAM Code Bronzed Stealth. 

9 Specialized Epic EVO 8

A Epic Evo afasta-se um pouco do conceito puro de Cross Country e aproxima-se mais do Trail, não por causa do curso da suspensão, mas pelo seu comportamento e componentes mais robustos, incluindo o amortecedor de acionamento manual (aberto/fechado), espigão telescópico de curso médio/longo e geometria muito lançada, que permite obter o lado mais "selvagem" das novas Epic 8. 

10 Specialized Epic EVO 8

FICHA TÉCNICA SPECIALIZED EPIC 8 EVO PRO

  • Quadro: Fibra carbono FACT 11M. Curso 120 mm.
  • Amortecedor: FOX Float Factory Evol LV. 45 x 190 mm.
  • Suspensão: Fox 34 Factory. Curso 130 mm.
  • Pedaleiro: SRAM XO. 32 dentes. Cranques 170 mm. DUB BSA.
  • Desviador: SRAM XO Eagle AXS.
  • Manípulo de mudanças: SRAM Pod AXS.
  • Cassete: SRAM XO Eagle. 10-52.
  • Corrente: SRAM XO Eagle.
  • Travões: SRAM Code Silver Stealth. 4 pistões. Discos SRAM HS2 180 / 160 mm.
  • Avanço: Race Face Turbine R. 50 mm.
  • Guiador: Roval Control. 780 mm.
  • Punhos: Specialized.
  • Selim: Specialized Power Pro. 143 mm.
  • Espigão de selim: Fox Transfer Factory. 30,9 x 150 mm.
  • Rodas: Roval Control. Cubos Industry Nine 1/1.
  • Pneus: Specialized Purgatory Grid T9. 2,4” / Specialized Ground Control Grid T7. 2.35”.
  • Peso: 11,99 kg (tamanho M, sem pedais).
  • Tamanhos: S / M / L / XL.
  • Preço: 7.900€.
 

Poderás obter mais informações em www.specialized.com.

Arquivado em:

Já testámos a nova Specialized Epic 8

Relacionado

Já testámos a nova Specialized Epic 8

Qual é a melhor? Specialized Epic Comp ou Evo?

Relacionado

Qual é a melhor? Specialized Epic Comp ou Evo?

Nova Specialized Epic EVO Base

Relacionado

Specialized Epic EVO: mais barata que nunca

Flight Attendant, a Inteligência Artificial da RockShox chega ao XC

Relacionado

Flight Attendant: a Inteligência Artificial da RockShox chega ao XC

Edição nº35 da revista BIKE já nas bancas

Relacionado

Edição nº35 da revista BIKE já nas bancas

Specialized Turbo Levo SL agora também disponível em alumínio

Relacionado

Specialized Turbo Levo SL agora também disponível em alumínio

Specialized apresenta as rodas Roval Terra CLX II de gravel e as trepadoras Alpinist SLX

Relacionado

Specialized apresenta as rodas Roval Terra CLX II de gravel e as trepadoras Alpinist SLX

Oitava geração da Specialized Epic já está disponível

Relacionado

Oitava geração da Specialized Epic já está disponível