comitium

Nova RockShox SID SL: mais rígida e eficaz

A suspensão para Cross Country com mais medalhas mundiais foi atualizada após duas temporadas sem sofrer alterações. Neste artigo mostramos em exclusivo nacional todas as características da nova SID SL.

Jose Luis Arce

Nova RockShox SID SL
Nova RockShox SID SL

A coleção de suspensões RockShox SID - Superlight Integrated Design - específicas para cross country têm um historial incrível nas provas da Taça do Mundo e Mundiais desde 1998. A gama está dividida em duas versões, SID com chassi de 35 mm e curso até 120 mm e SID SL com chassi de 32 mm e até 110 mm de curso. Ambas possuem quatro modelos com diferentes características técnicas. 

Apesar de as bicicletas de suspensão total com 120 mm de curso serem a norma, a ultraleve SID SL (1.338g na versão Ultimate 3P sem o eixo passante Maxle) continua a estar presente no catálogo da RockShox e a ter uma grande aceitação entre os praticantes de cross country pelo seu comportamento e leveza. Aliás, a marca alega que é a suspensão de 110 m mais leve e rígida do mercado. 

RockShox SIDSL RB Araxa 85

Esta nova geração mantém o chassi de 32 mm de diâmetro, mas agora tem novas bainhas mais largas e robustas, bem como uma nova câmara de DebonAir+, mais volumosa e com um comportamento mais linear e sensível. Essencialmente estas características derivam da corpulenta SID. 

As novas bainhas são mais volumosas, para aumentar a rigidez e a sensibilidade ao reduzir o estrangulamento quando comprime sob tensão, para maior precisão no terreno. A ponte também proporciona mais espaço e oficialmente é compatível com pneus 2.4" (antes só permitia até 2.3"). A SID SL mantem as curvas junto às ponteiras inferiores, embora deixem de ser compatíveis com as tampas nos cubos sobredimensionados para baixar o peso e continua a permitir instalar discos a partir de 160 mm. 

SID SL Ultimate sin y con Flight Attendant

RockShox SIDSL RB Araxa 123

A nova câmara de ar DebonAir+ (anteriormente equipada com DebonAir), tem um maior volume de ar, oferecendo um comportamento diferente, mais suave no início e mais linear no final do curso, enquanto na parte intermédia é mais firme. Deste modo, o comportamento é mais absorvente e podemos aproveitá-lo melhor. Se preferires podes colocar mais pressão e se optares por um comportamento mais progressivo, sugerimos introduzir um espaçador de volume. 

O cartucho hidráulico Charger Race Day 2 de duas (Open/Lock) ou três (Open/Pedal/Lock) posições, bem como a versão Flight Attendant de controlo eletrónico automatizado são compatíveis com bicicletas rígidas e com o Auto Mode personalizável. O circuito hidráulico promete uma maior firmeza na posição intermédia para mitigar a oscilação da suspensão quando pedalamos em pé. 

A gama SID SL também está disponível com 100 mm de curso e é composta por quatro modelos: SID SL Ultimate, SID SL Select+, SID SL Select e SID SL.

Captura de pantalla 2025 06 24 a las 22.09.31

Poderás encontrar mais detalhes em www.rockshox.com

Arquivado em:

Novas suspensões RockShox SID, SID SL e amortecedor SIDLUXE

Relacionado

Exclusivo: novas suspensões RockShox SID, SID SL e amortecedor SIDLUXE

Há mais novidades na gama 2026 da RockShox

Relacionado

Há mais novidades na gama 2026 da RockShox

RockShox Flight Attendant passa a ter novas funções

Relacionado

RockShox Flight Attendant passa a ter novas funções

RockShox apresenta mais novidades da coleção 2025

Relacionado

RockShox apresenta mais novidades da coleção 2025

Flight Attendant, a Inteligência Artificial da RockShox chega ao XC

Relacionado

Flight Attendant: a Inteligência Artificial da RockShox chega ao XC