comitium

Lapierre apresenta a Overvolt AM i Team Carbon 2019

Na última semana de junho, a Lapierre apresentou-nos em Morzine (na Suíça) o seu novo modelo Overvolt AM Team i Carbon, o qual teve o contributo do 10 vezes campeão do mundo Nicolas Vouilloz.

Lapierre apresenta a Overvolt AM i Team Carbon 2019
Lapierre apresenta a Overvolt AM i Team Carbon 2019

A nova Lapierre Overvolt AM i Team Carbon, com 150 mm de curso, segue o mesmo sistema de amortecimento que o anterior modelo de carbono, a Overvolt AM semi-integrada, devido à sua grande eficiência em termos de pedalada. O triângulo dianteiro de carbono monocoque faz com que o quadro seja 800g mais leve do que a versão de alumínio, situando-se agora nos 3,7 kg. 

A marca francesa optou pela utilização do carbono Toray, o principal fornecedor do "ouro negro" na indústria das bicicletas. Este modelo conta com uma bateria integrada Bosch Powertube de 500 WH que pode ser extraída pela parte inferior. 

O novo sistema de ancoragem da bateria conta com um eixo de 40 mm na parte superior para que fique bem fixa, denominado Pin Lock. A operação de extração da mesma realiza-se carregando num botão na parte esquerda do tubo diagonal e tirando o eixo ao mesmo tempo. Também existe a opção de colocar um eixo Torx de 40 mm, para evitar assim que nos possam roubar a bateria com facilidade. Se optarmos por este sistema, a Lapierre inclui os dois sistemas e a chave Torx para realizar esta operação. O corte realizado no tubo diagonal para alojar a bateria foi feito a laser para uma melhor precisão no ajuste entre o quadro e a Powertube 500. 

O triângulo traseiro continua a ser de alumínio e conta com a tecnologia DWS (Dual Wheel System) que permite escolher o tamanho de rodas que quisermos (27,5, 27,5 Plus e 29 polegadas), bastando ajustar o engenhoso sistema de ponteiras.

O sistema de cablagem da nova Lapierre Overvolt é interno. Como não podia deixar de ser, existe a possibilidade de montar um bidon no lugar tradicional na parte superior do tubo diagonal, junto ao motor.

Na parte dianteira a marca optou pela colocação de uma suspensão RockShox Pike RCT3 de 150 mm de curso no modelo topo de gama, enquanto as duas versões inferiores trazem de origem a RockShox Revelation. A Pike na qual andámos é muito precisa e fiável, mas notámos que uma bicicleta com estas características merecia uma suspensão com um pouco mais de curso. Relativamente à sua homónima de alumínio, a Lapierre relaxou o ângulo de direção em um grau, passando dos 67 aos 66º, uma alteração notável que melhora a estabilidade da bicicleta em alta velocidade. 

Todos os novos modelos com fibra de carbono contam com a tecnologia ACS (Anti Chain Suck) que está composta por várias peças de aço inoxidável e uma guia de corrente, que se encarrega de manter o pequeno prato Bosch coberto para evitar que entre lama, mas também para manter a corrente no seu devido lugar. 

TUDO CONTA

O sistema Bosch Performance CX tem quatro modos diferentes: Eco, Tour, Turbo e E-MTB. Este último é o mais apelativo de todos, já que a assistência se adapta em função da nossa forma de pedalar, da inclinação ou da desmultiplicação que tivermos. Proporciona-nos a potência adequada em cada pedalada para assim não termos de alterar o modo de assistência do motor.

Outro dos detalhes da montagem da nova Overvolt é a transmissão SRAM Eagle 11-50 de 12 velocidades que, juntamente com o manípulo SRAM Single Click, evita que mudemos quatro carretos de uma só vez, conseguindo assim diminuir notavelmente a possibilidde de partir a corrente. Esta montagem com uma grande variedade de desmultiplicações, permitirá jogar com a nossa cadência conseguindo assim alargar a vida da bateria. 

A Lapierre é mais uma das marcas que equipa as bicicletas com a sua própria linha de espigões telescópicos, neste caso com 100 mm de curso no tamanho S, 125 mm em tamanho M e L, bem como 150 mm no tamanho XL. Existem três modelos disponíveis dentro da nova gama Overvolt: Overvolt AM i 800 Carbon, Overvolt AM i 900 Carbon e Overvolt AM i Team Carbon. Os preços devem rondar entre os 5.800 euros e os 7.000 euros.

Arquivado em:

Lapierre revela as novas bicicletas de endurance Pulsium e Pulsium SAT

Relacionado

Lapierre revela as novas bicicletas de endurance Pulsium e Pulsium SAT

Aircode DRS, a novidade da Lapierre

Relacionado

Aircode DRS, a novidade da Lapierre

Vantagens das e-bikes no Verão

Relacionado

Vantagens das e-bikes no Verão

Novos cranques Rotor para e-bikes

Relacionado

Novos cranques Rotor para e-bikes

Surgiu um novo standard nas transmissões Shimano para eBikes: o Linkglide

Relacionado

Surgiu um novo standard nas transmissões Shimano para eBikes: o Linkglide