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Já testámos a Wilier Filante SLR

O modelo aerodinâmico topo de gama da Wilier é como um filamento que passa furtivamente pelo ar sem o perturbar, tão rápido que quase passa despercebido.

JOSÉ L. ARCE. FOTOS: JCD FOTOGRAFIA

Já testámos a Wilier Filante SLR
Já testámos a Wilier Filante SLR

Lançada há dois anos como uma evolução da Cento, a Filante é a nova bicicleta aerodinâmica da Wilier, oferecendo um desempenho melhorado. O seu quadro pesa 870 g e a forqueta 360 g, utilizando os mesmos materiais e princípios de fabrico que a 0 SLR. Trata-se de um quadro monocoque que combina diferentes fibras de carbono de alta qualidade com polímero de cristal líquido para uma melhor relação torção-peso, pesando apenas 100 gramas a mais que a 0 SLR e 11% a menos que uma Cento10 Pro. 

Só pode ser equipada com grupos eletrónicos e travões de disco de montagem plana, estando disponível no mercado em nove configurações com grupos Shimano Dura-Ace ou Ultegra Di2, SRAM Red ou Force eTap AXS, ou o novo Campagnolo Super Record WRL, com rodas Wilier Triestina SLR 42KC - como as que equipam este modelo - ou Vision Trimax 30, em alumínio. Os preços começam nos 8.400 euros e vão até aos 12.500 euros.

O seu design NACA (National Advisory Committee for Aeronautics) e Kammtail não tem um aspeto radicalmente aerodinâmico, optando antes por rebordos e uniões arredondadas que favorecem a sua componente aerodinâmica, especialmente quando o vento atinge o quadro em ângulo, gerando menos turbulência.

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O termo Kammtail descreve um perfil de tubo aerodinâmico truncado, semelhante a uma asa com a extremidade afiada interrompida, criando uma forma em D, que atravessa o ar melhor do que um tubo redondo normal. Este design engana o vento, atuando de forma controlada. Este efeito é conhecido como fluxo de vento dividido e proporciona uma resistência relativa na direção oposta ao movimento do quadro.

Outra vantagem destas formas mais harmoniosas é o facto de necessitarem menos material, tornando o quadro e a forqueta Filante mais leves, cujas dimensões são pensadas para proporcionar o mesmo desempenho, modificando subtilmente a secção transversal e a geometria dos tubos.

Wilier Filante SLR (3)

A traseira e a forqueta têm uma estrutura assimétrica para contrabalançar as forças de travagem, com os lados dos discos ligeiramente maiores. Nas extremidades, os dropouts opostos à rosca têm uma abertura para facilitar a remoção da roda, simplesmente desaparafusando o eixo passante Mavic Speed Release. De acordo com a Wilier, isto poupa sete segundos numa mudança de roda, o que pode ser decisivo em competição, e é menos incómodo no dia a dia.

A Filante SLR é uma bicicleta com uma elevada performance aerodinâmica. É rápida e rolante, capaz de lidar com todos os tipos de terreno com facilidade.

Outro fator a ter em conta na Filante SLR é que os tamanhos são dimensionados para oferecer o mesmo desempenho, modificando subtilmente a secção do tubo e a geometria. Para além disso, tem três parafusos de fixação da grade de bidon no tubo inferior, para que este fique mais à mão na posição alta, ou mais aerodinâmica e com um centro de massa mais baixo na outra.

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COMPONENTES

O guiador Filante está disponível em cinco opções (88 x 400, 101 x 420, 114 x 420, 127 x 430 e 140 x 440 mm). Isto, juntamente com os 35 mm de espaçadores, proporcionam 240 posições que nunca se sobrepõem ou se afastam mais de 3 mm - o dobro das possibilidades, uma vez que o espigão do selim pode ter 10 ou 15 mm de recuo -. Os espaçadores EasyFit amovíveis abrem no meio e podem ser manipulados sem interferir com as mangueiras dos travões que estão totalmente integradas no guiador e passam para o quadro através da coluna de direção de 1,25", através de um rolamento ultrafino especialmente concebido para o efeito. O avanço, paralelo ao solo, aloja o suporte do computador de bordo na sua parte inferior. O peso oficial do conjunto guiador-avanço é de 350 gramas, em 101 x 420 mm.

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As rodas Wilier Triestina SLR42KC Disc são fabricadas pela Miche, uma empresa de componentes propriedade da Wilier e com vasta experiência no setor. Os aros incluem o sistema tubeless, são fabricados em carbono, com uma secção em U marcada e moderna para minimizar possíveis ventos laterais, e um perfil versátil de 42 mm adequado para todos os tipos de percursos. A sua secção interna é de 21 mm, a secção externa é de 28 mm e o seu peso - segundo o fabricante - é de 1.587g. Estas rodas estão montadas com pneus Vittoria Corsa de 28 mm, sendo a secção máxima, determinada pela Wilier, de 30 mm. O comportamento é exemplar, sendo possível utilizar pressões médias e baixas sem problemas, conseguindo mais aderência nas curvas e conforto sem deformar os flancos. Além disso, a probabilidade de termos de parar para reparar um furo é reduzida, uma vez que o líquido selante o taparia.

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O grupo eletrónico Shimano Ultegra Di2 é muito suave e oferece muitas configurações, tanto em termos de mudanças como de acionamento. A bateria, recarregável a partir do desviador traseiro e escondida no tubo inferior, alimenta o desviador dianteiro e o desviador traseiro com dois cabos finos. As manetes sem fios têm a sua própria autonomia com pilhas. São ergonómicas, finas, apontam ligeiramente para dentro e têm um botão na parte superior. A travagem é progressiva e com um maior espaçamento das pastilhas para evitar a fricção dos discos. O conjunto pesa mais 12% do que um Dura-Ace - cerca de 300g - mas custa menos 37% (cerca de 1600 euros) oferecendo um desempenho muito semelhante. Não é por acaso que este foi sempre um dos grupos mais vendidos.

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COMPORTAMENTO

Sendo uma bicicleta de competição com uma relação altura/alcance de 1,32 a 1,47 consoante o tamanho, não é particularmente nervosa ou agressiva, embora não seja claramente um modelo para pedalar confortavelmente com o tronco erguido. A distância entre eixos e o comprimento das escoras proporcionam estabilidade nas curvas e nas descidas a alta velocidade, sem comprometer a capacidade de resposta. Os ângulos de direção e do tubo de selim transmitem agilidade e controlo. A Wilier vai mais longe com o seu conceito Accu-Fit, que considera a distância entre o pedaleiro e o centro do guiador, obtendo uma medida mais realista, para alcançar uma posição biomecânica ideal na Filante SLR.

Precisa, rolante, rápida, ágil, dócil e fácil de manobrar. Um modelo concebido para a competição que responde em todos os terrenos com uma vantagem aerodinâmica a alta velocidade, quanto mais melhor, mas sem grandes penalizações quando a inércia diminui. Embora não exija grande perícia no seu manuseamento, parece uma bicicleta em que é fácil manter uma velocidade elevada.

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O grupo Shimano Ultegra Di2 é soberbo e apenas aqueles que procuram reduzir o peso podem sentir falta do topo de gama. Os travões de disco oferecem uma travagem modulável e fiável em todas as condições e situações. As cremalheiras compactas de 50 e 34 dentes são ideais para alta montanha ou para a condução quotidiana, mas para quem compete pode achar ideal montar uma transmissão 53/39. As rodas rolam suavemente e o sistema tubeless é uma mais-valia. Os acabamentos são elegantes e a integração total das mangueiras dos travões completa um visual louvável.

PORMENORES OCULTOS

O seu design aerodinâmico NACA e Kammtail tem uniões arredondadas que permitem que o vento flua, especialmente quando está em ângulo, gerando menos turbulência. Além disso, estas formas requerem a utilização de menos material, o que torna o conjunto mais leve. A abraçadeira do espigão do selim está escondida no triângulo das escoras, para que haja menos elementos a interferir com o vento. Outro fator aerodinâmico é o espaço entre as escoras, o selim e as pernas da forqueta, que é 7 mm mais largo, deixando mais espaço para o pneu, causando menos perturbações no fluxo de ar nesta área. A nova pintura iridescente Azzurro Italia, que alterna entre o azul e o roxo, é outro dos atrativos desta bicicleta.

VEREDICTO FINAL

Desportiva, mas não radical. Equilibrada e nobre nas suas reações. Dá prioridade à aerodinâmica sem perder a versatilidade e responde instantaneamente sem ser demasiado nervosa ou desajeitada.

PONTUAÇÃO (de 0 a 10)

  • Estabilidade: 8
  • Travagem: 9
  • Conforto: 7
  • Cicloturismo: 6
  • Competição: 9

FICHA TÉCNICA

  • Quadro em fibra de carbono HUS-MOD com CLP 
  • Forqueta HUS-MOD em fibra de carbono com CLP
  • Tamanhos XS, S, M, L, XL, XXL
  • Cores: Maroon, preto, metal, Ramato, Astana, branco.
  • Pedaleira Shimano Ultegra, 172,5 mm, pratos 50/34
  • Desviador dianteiro Shimano Ultegra Di2
  • Desviador traseiro Shimano Ultegra Di2
  • Manetes Shimano Ultegra Di2
  • Corrente Shimano Ultegra
  • Rodas Wilier Triestina SLR42KC Disc
  • Cassete Shimano Ultegra, 11-30, 12 velocidades
  • Pneus Vittoria Corsa Control, tubeless, 28mm 
  • Travões Shimano Ultegra, 160/140mm
  • Guiador Filante Bar, 420 mm
  • Avanço Filante, 101 mm
  • Espigão de selim Filante, recuo de 15 mm 
  • Selim Selle Italia Flite Boost
  • Peso 7,4 kg (tamanho M, sem pedais)
  • Preço 9.400 euros
  • Site www.wilier.com

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