comitium

Já testámos a nova Dogma X e o seu sistema de amortecimento X-Stays

No final do mês de Fevereiro, a marca italiana apresentou dois novos modelos de estrada, dividindo-os em duas gamas: Competition F Series e Endurance X Series. A Pinarello Dogma X foi inspirada nesta última e inclui um novo sistema de amortecimento traseiro.

José Gisbert

Já testámos a nova Dogma X e o seu sistema de amortecimento X Stays
Já testámos a nova Dogma X e o seu sistema de amortecimento X Stays

Não é a primeira vez que a Dogma tem um sistema de amortecimento (lembramos que já tinha adotado um sistema na K8-S e na versão seguinte K 10-S Disk, na qual era possível regular a dureza do sistema hidráulico através de Bluetooth, tendo estas bicicletas sido utilizadas pela equipa SKY nas provas de pavé). 

No entanto, esta novidade é diferente. Fomos a Villorba, em Itália, local onde está sedeada a marca italiana, conhecer as novas séries F e X e embora na altura estivesse uma bicicleta num canto com um autocolante a indicar que não era permitido tirar fotografias, foi a quem mais curiosidade nos gerou, graças ao seu sistema de fixação das escoras ao tubo vertical. 

Pinarello Ride 080

EQUILÍBRIO PERFEITO  

Em vez de criar uma bicicleta com uma geometria baseada nas preferências dos ciclistas profissionais, a Dogma X herda a tecnologia e os métodos de fabrico dos modelos mais elitistas da marca, mas tem características que a tornam muito mais confortável, para ser do agrado de uma elevada percentagem de ciclistas amadores que gostam de pedalar em todo o tipo de terrenos.  

A sua geometria Endurance proporciona um equilíbrio perfeito entre desempenho e conforto. E agora já não é necessário levar vários espaçadores debaixo do avanço para pedalar numa posição confortável sem perder precisão na direção. As suas escoras são muito compridas - 442 mm - e podemos instalar pneus largos. Além disso, a distância entre eixos é bastante elevada. 

Pinarello Dogma X (2)

O sistema X-Stays une as finíssimas escoras superiores traseiras ao tubo vertical num design único. A curvatura dessas escoras e o laminado do carbono absorvem as vibrações da estrada sem aumentar o peso ou alterar a rigidez do quadro. Ao adicionar dois novos pontos de fixação nas escoras, os mesmos ajudam a dispersar as trepidações recebidas. 

O quadro continua a ser fabricado na fibra de carbono Toray - o produtor líder a nível mundial  - na versão de alto módulo T1100 1K, proporcionando uma relação peso/rigidez difícil de superar. Como não podia deixar de ser numa bicicleta Pinarello, possui um design assimétrico, o qual compensa as forças que o quadro recebe por parte da transmissão. O espaço para as rodas é mais amplo, permitindo o uso de pneus até 35 mm de largura. 

Este não será o modelo usado pela equipa INEOS Grenadiers em provas como a Paris-Roubaix ou outras clássicas de pavé ou sterrato, dado que a atual Dogma F - que permite a instalação de pneus até 32 mm - pelo seu design e geometria destinados ao máximo desempenho, deixando o conforto para segundo plano, continuará a ser a opção número um. 

Pinarello Ride 355

PRIMEIRO CONTATO

Após a apresentação, tivemos a oportunidade de testar a nova Dogma X num percurso que incluía estradas em perfeito estado, mas também secções em sterrato e gravel. Os pneus de 32 mm instalados nesta bicicleta (os Continental GP 5000 S tubeless) marcaram definitivamente o comportamento da bicicleta. A sua absorção, aderência em curva e tração elevam esta bicicleta a um patamar que só podemos equiparar a uma de gravel. 

Em zonas de terra compacta - embora com alguma gravilha solta - não nos obrigou a reduzir a velocidade graças aos pneus, mas também à geometria da Dogma X, que é muito comprida entre eixos. É difícil medir o grau de absorção do sistema X-Stays, mas não negamos que ajudou a reduzir as vibrações que recebemos do terreno. 

A rigidez do quadro e da forqueta é muito elevada, como seria de esperar numa Dogma. Quando nos aplicamos a fundo - pedalando ao máximo sobretudo em pé - notamos que os pneus e de certa forma o cockpit integrado Most Talon cedem um pouco, mas no cômputo geral são nossos aliados, juntamente com o sistema X-Stays, aumentando o conforto geral. 

Pinarello Ride 422

OPÇÕES

Este modelo já está disponível nas seguintes montagens: grupo Shimano Dura-Ace Di2 ou SRAM Red AXS, com rodas Princeton Grit 4540 ou DT Swiss ERC 1400; e grupo Campagnolo Super Record Wireless com rodas Campagnolo Bora WTO 33. 

Existem quatro combinações de cor: Xolar Sun (em negro, vermelho e laranja), Xolar Green (negro e verde), Xolar Blue (negro e azul) e Xolar Black (negro e cinza). Quem preferir uma Dogma X única, pode aceder ao programa de personalização MYWAY da Pinarello. Há 11 tamanhos no total, começando no 43 e terminando no 62. O peso do quadro no tamanho 53 ronda 950g e a forqueta 400g.  

Pinarello Dogma   montajes

NOVIDADE INESPERADA

Para além da Dogma X, a marca também apresentou a nova gama X Series, que complementa a atual e se caracteriza por um novo design do triângulo traseiro, que inclui o sistema Flexi Stays 2.0 baseado no X-Stays da Dogma, mas sem o reforço em forma de X, que aumenta a absorção em detrimento de alguma rigidez lateral. 

X Series nueva

Neste caso é usado o carbono Torayca T900 e T700, bem como a geometria Endurance +. Podem ser montados pneus de até 35 mm de largura e, claro, possui um design assimétrico. 

Estão disponíveis cinco combinações de cor: Xpeed Gold (negro e dourado) na X9, Speed Red (negro e vermelho) e Xpeed Blue (negrou e azul) na X7, e Xolo White (branco), bem como Xolo Black (negro) na X5. As 6 montagens disponíveis incluem, no caso do X5, grupo Shimano 105 12v mecânico e rodas Fulcrum Racing 800 e a topo de gama X9 está disponível com grupos Shimano Dura-Ace Di2 ou SRAM Red eTap AXS, ambos com rodas Most Ultrafast Carbon. 

X Series nueva (31)

O peso do quadro e da forqueta (no tamanho 53) das versões X9 e X7 é de 960 e 400g, respetivamente; e do X5 é de 990 e 400g.

Poderás obter mais detalhes em: www.pinarello.es.

Arquivado em:

Já testámos os pneus Specialized S Works Mondo 2Bliss Ready T2 T5

Relacionado

Já testámos os pneus Specialized S-Works Mondo 2Bliss Ready T2/T5

Já testámos o novo RockShox Vivid Ultimate

Relacionado

Já testámos o novo RockShox Vivid Ultimate

Teste sapatos Scott Vertec Vent Boa

Relacionado

Teste sapatos Scott Vertec Vent Boa

Teste óculos Scicon Aeroscope

Relacionado

Teste óculos Scicon Aeroscope

Teste capacete Trek Velocis MIPS

Relacionado

Teste capacete Trek Velocis MIPS

Revista CICLISMO A FUNDO nº12 já nas bancas

Relacionado

Revista CICLISMO A FUNDO nº12 já nas bancas