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Já testámos a Haibike Nduro 6

A Nduro 6 flui tão bem nas descidas como nas subidas. A sua geometria equilibrada, o motor e o curso generoso das suspensões definem-na como uma bike de enduro muito fiável e com um excelente comportamento em qualquer trilho.

IVÁN MATEOS // FOTOS: CÉSAR CABRERA

Já testámos a Haibike Nduro 6
Já testámos a Haibike Nduro 6

Se gostas de passar o fim-de-semana no bike park, mas também gostas de passear de bicicleta, a Nduro 6 pode agradar-te. É a mais simples da gama Nduro da Haibike, com 180 mm de curso, roda dianteira de 29" e traseira de 27,5" e um motor Yamaha com bateria de 720Wh.

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ROBUSTEZ

O quadro é fabricado em alumínio, com o design clássico da Haibike, que não poupa nas formas e volumes, e que lhe dá uma aparência única e facilmente reconhecível. A bateria de grandes dimensões está situada no interior do tubo diagonal, numa disposição semi-integrada, sob uma tampa de abertura manual. No mesmo tubo, mas do lado oposto, encontramos o sistema patenteado MRS (Modular Rail System), que consiste num canal ou calha que permite a fixação de diferentes elementos, como um porta-bidon, um suporte para transportar ferramentas ou mesmo um extensor para transportar mais uma bateria. A calha vem protegida de série com uma cobertura de borracha. A passagem dos cabos é clássica, com entrada no quadro através dos lados do tubo inferior na zona do tubo da direção.

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Geometricamente, o quadro foi desenhado com o conceito "FiftyFifty", que tem como objetivo conseguir uma boa resposta de pedalada em subida e uma capacidade de descida (para Enduro) de longo curso. A realidade é que o consegue e de uma forma excelente, subindo ou rolando com a postura e o conforto de uma bicicleta de Trail. Aliás, não sentimos que estamos a pedalar numa bike de Enduro de 180mm. O ângulo do selim de 77º coloca-nos numa posição avançada quando estamos a pedalar e, embora o guiador também seja bastante alto (tubo de direção de 120mm), a roda dianteira não tende a levantar e a perder o contacto com o solo, graças às longas escoras de 460mm que mantêm a distribuição do peso entre as duas rodas. Esta boa tração não se nota apenas em subidas íngremes, mas também em descidas, com o peso bem centrado e baixo.

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Nas subidas, é ágil, permite curvas apertadas e tudo isto apesar dos seus mais de 26 quilos e meio (quase 27 com pedais), compensados em grande parte pelo impulso do motor Yamaha PW-X3. O motor reage instantaneamente às nossas pedaladas, é suave e moderadamente ruidoso, e embora tenha 85Nm, não devemos exagerar nas mudanças, pois as subidas ou rampas íngremes podem ser um pouco duras, obrigando a levar a corrente para os carretos maiores.

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Tem 5 modos de assistência, Eco+, Eco, STD, HIGH e EXPW, e de momento temos de aguardar a conclusão do desenvolvimento da aplicação Haibike para poder ser personalizada em potência ou assistência. O sistema é ligado e gerido a partir do comando situado junto ao punho esquerdo do guiador. Se quiseres visualizar informações adicionais sobre o percurso ou gravar os teus passeios, tens de utilizar uma aplicação de terceiros, como a Komoot, e ligá-la via Bluetooth. 

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É UMA BIKE DE ENDURO MUITO ÁGIL, APESAR DOS 180MM DE CURSO E DO SEU ELEVADO PESO.

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CAPACIDADE 

O sistema de amortecimento tem articulações do tipo HorstLink à frente do eixo traseiro e nas escoras, que proporcionam uma suavidade superior, o que se traduz numa resposta imediata e capacidade de absorção de solavancos, mostrando maior eficiência do que a dianteira. A modesta RS Domain R só tem ajuste de rebound (e pressão de ar para se adaptar ao peso do utilizador), com um sistema hidráulico simples que digere melhor os impactos súbitos do que os consecutivos, sendo uma suspensão mais adequada para bike park com trilhos bem compactos, com saltos e drops, do que para enduro natural com trilhos rochosos e com raízes, onde a direção fica um pouco instável.

DETALLE

O HORSTLINK PROPORCIONA SUAVIDADE, RESPOSTA IMEDIATA E CAPACIDADE DE LER OS IMPACTOS

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O melhor. Motor suave. Autonomia. Condução ágil nas subidas e estabilidade nas descidas. 

A melhorar. Suspensão sensível, mas firme em impactos repetidos. Peso elevado.

DESTAQUES

  • Em ambas as suspensões, só há regulação da pré-carga e do rebound. Não há bloqueio ou patilha de endurecimento no amortecedor, mas também não sentimos falta: o motor ajuda a manter uma cadência "redonda". 
  • A entrada de carregamento da bateria está posicionada em baixo, mas inclinada, para não acumular sujidade em cima dela. A tampa de borracha não está presa ao quadro, pelo que existe a possibilidade de se perder. 
  • O controlo remoto é volumoso e pode ser danificado em caso de queda, mas apresenta os parâmetros habituais de forma clara e direta, incluindo a autonomia restante. Com a bateria cheia, indica 280 km no modo Eco+ e até 103 km no modo EXPW. Percorremos até 70 km sem qualquer problema, utilizando ocasionalmente modos de assistência elevados. 
  • Os pneus Schwalbe são muito bons, com carcaça muito firme e borracha macia. Convidam a percorrer os terrenos rochosos o mais rápido possível, sem qualquer hesitação. 
  • A abundante passagem de cabos desaparece no tubo inferior. Em futuras bicicletas Nduro (talvez de carbono?), podem ser encaminhados através do tubo da direção para uma melhor integração.
  • Os TRP Slate proporcionam uma boa travagem, com uma sensação firme (talvez um pouco dura) com quase nenhuma flexão, mas com uma potência e modulação de qualidade.

FICHA TÉCNICA

[QUADRO] Alumínio. 180mm. [AMORTECEDOR] RockShox Super Deluxe Select. [SUSPENSÃO] RockShox Domain R. 180 mm. [PEDALEIRA] Haibike, prato 38d. [MOTOR] Yamaha, PW-X3. [BATERIA] Intube, 720Wh. [DISPLAY] Yamaha, Side Switch. [DESVIADOR] SRAM SX Eagle. [MANÍPULO] SRAM SX Eagle. [CASSETE] SRAM PG1230, 11- 50d. [CORRENTE] SRAM SX Eagle. [TRAVÕES] TRP Slate. Discos 203mm. [DIREÇÃO] Acros BlockLock. [AVANÇO] Haibike TheStem. [GUIADOR] Haibike TheBar +++, 780 mm. [PUNHOS] Haibike. [SELIM] Selle Royal Vivo. [ESPIGÃO DE SELIM] Haibike. [AROS] WTB ST i35 TCS. [CUBOS] Haibike. The Hub++. [PNEUS] Diant. Schwalbe Magic Mary Evo TLE 29 x 2.4 / Tras. Schwalbe Big Betty 27.5 x 2.6 TLE [PESO] 26,52 Kg (tamanho M, sem pedais). [TAMANHOS] S, M, L, XL. [PREÇO] 5.089.00€ [+INFO] Ciclo Coimbrões. www.haibike.com

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