Como é que se consegue potência máxima e um peso realmente baixo? Recorrendo a uma bateria interna de média capacidade e poupando até ao último grama na construção do quadro. Foi isso que a BH fez na sua recente iLynx+ SL, uma ebike com uma autonomia moderada e que pode ser aumentada com um extensor, que usufrui de toda a potência de um motor Shimano, e que está disponível na versão Trail que testámos ou numa versão Enduro, com mais curso.
A gamaTrail tem 140 mm de curso, rodas de 29 polegadas e oferece 4 configurações a partir de 6.199,90€, todas equipadas com suspensões Fox Float 36 e amortecedores Fox Float X. A gama Enduro é composta por 3 configurações - também a partir de 6.199,90 euros -, equipadas com Fox Float 38 na frente e amortecedores Fox Float X ou DHX2, dependendo do modelo. O quadro de ambas as variantes é o mesmo, construído em carbono.
A BH ILYNX+ SL ESTÁ DISPONÍVEL NA VERSÃO TRAIL, DE 140MM, OU ENDURO, DE 160MM.
MAIS LEVE
O quadro é fabricado com o processo HCIM (Hollow Core Internal Molding) da BH, que já consegue um peso muito baixo graças à ótima compactação das fibras e à eliminação do excesso de resina no seu interior, e à utilização do carbono Ballistic Carbon Layup, preparado para resistir aos impactos. O resultado é um peso do quadro de apenas 2,1 kg, e 19,39 kg para a bicicleta completa no caso do “nosso” topo de gama.
O acabamento do quadro é requintado, muito limpo, com passagem interna de cabos através da caixa de direção, aperto de selim invisível e um link principal de carbono com pivôs ocultos no interior, o que lhe confere uma estética muito limpa.
Algo a melhorar (talvez devido à morfologia do sistema de amortecimento) é o encaminhamento da mangueira do travão traseiro e do cabo do sensor de velocidade, que saem pela escora inferior esquerda e passam para a escora superior, deixando-a vulnerável (pode ficar entalada).
No topo do motor, encontramos um conector que sobressai do quadro, que é onde o extensor de bateria se liga. Basta colocá-lo por cima e já está: liga-se e pronto. Fixa-se através de uma fita de velcro, um sistema que não está à altura das marcas rivais. Numa bicicleta em que a porta de carregamento da bateria está magistralmente escondida dentro do pivô principal - prova de um trabalho de engenharia minucioso - teríamos gostado de encontrar uma fixação magnética ou tipo trinco mais elaborada para o extensor, em vez de uma simples correia.
O sistema de amortecimento é uma delícia. O Split Pivot, com pivô concêntrico entre as escoras e o eixo traseiro, é um exemplo em termos de pedalada eficiente e qualidade de amortecimento. Permite-nos pedalar com o amortecedor aberto, sem quase nenhuma perda por oscilações, e desfrutar de uma grande sensibilidade e progressividade, que transmite uma sensação de curso superior ao que tem. Além disso, o amortecedor Factory com revestimento Kashima oferece uma regulação muito refinada da compressão, tal como a suspensão da mesma gama.
A bicicleta é rápida tanto em subidas como em descidas. Acelera instantaneamente e não é preciso muito esforço para manter a velocidade acima do limite do motor. Sente-se a leveza geral e também o baixo peso das rodas, o que facilita as mudanças de ritmo.
AS BATERIAS BH ATINGEM UMA DAS MAIS ALTAS DENSIDADES ENERGÉTICAS DO MERCADO.
Nas descidas, a bicicleta também progride muito bem, não fica presa nas pedras, rola muito bem sobre elas, e aqui a suspensão tem muito a dizer, mas também os pneus Maxxis em 2.30” com composto MaxxTerra. Estes pneus Highroller II não se “arrastam” muito nas subidas e nas descidas são uma garantia de aderência e controlo.
LUXO EM TODA A MONTAGEM
Os travões e a transmissão são o melhor da Shimano, com discos de 4 pistões de 203 mm e ajuste ServoWave nas manetes. Quanto às mudanças XTR, teremos de esperar que a Shimano lance a versão eletrónica Di2 para podermos utilizar as funções de mudança automática oferecidas pelo motor. Para já, esta versão mecânica funciona sem queixas.
Também vale a pena mencionar o conjunto de rodas RaceFace Next R31, com aros de carbono e raios retos, que são em parte responsáveis pelo elevado dinamismo desta bicicleta.
O MAIS PRÁTICO DA SHIMANO
O motor Shimano EP801 é um dos motores mais evoluídos, graças aos seus 85 Nm de binário máximo e à sua assistência com fricção contida e baixo ruído, embora com um ligeiro chocalhar em descidas agressivas. Caracteriza-se também pela suavidade das suas reações e pela possibilidade de uma personalização minuciosa de todos os seus modos.
A BH optou pelo comando e ecrã Shimano EN600, que permite ter um grande controlo dos parâmetros do motor e da assistência, e com funções muito interessantes como, por exemplo, poder alternar em tempo real entre os dois perfis de utilização fornecidos pela BH, FullPower (preferência à potência do motor) ou Endurance (dá prioridade à capacidade da bateria). Já sabes que a partir da aplicação Shimano e-Tube podes fazer todo o tipo de personalizações.
O kit EP801 vem com uma bateria com capacidade de 810 Wh, o que dá uma autonomia de mais de 200 km no ecrã. Esta quantidade está dividida entre os 630Wh da sua bateria interna BH e os 180Wh extra do extensor de autonomia BH Xpro. Estas baterias BH atingem uma das densidades energéticas mais elevadas do mercado (ou seja, a relação peso/capacidade) com 21700 células de 5,8 Ah.
O extensor BH Xpro é discreto, mas pode ser bastante útil. Assemelha-se a um bidon e, sem fios adicionais, passa completamente despercebido. Tem uma capacidade de 180Wh e pesa exatamente 1030 gramas. Para os modelos que não o incluem de série, pode ser adquirido separadamente.
A iLynx+ SL não é uma bicicleta de enduro, mas é manobrável e controlável. Trata-se de uma bicicleta de trail divertida e segura em secções técnicas. Foi concebida para horas de condução, não só devido à sua elevada autonomia, mas também devido à sua geometria bem equilibrada.
FICHA TÉCNICA
Quadro: Fibra de carbono. 140mm.
Amortecedor FOX FLOAT X Factory. Suspensão FOX 36 FLOAT Factory 140mm.
Motor Shimano EP801.
Bateria BH 630Wh + 180Wh.
Comando Shimano EN600.
Display Shimano EN600L.
Cranques Shimano 160mm. Prato 34d.
Desviador Shimano XTR.
Manípulo Shimano XTR.
Cassete Shimano CSM9100 12sp (10-51d).
Corrente Shimano M6100.
Travões Shimano XTR. 4 Pistões. Discos 203mm.
Direção Acros AIF-560 ICR BL.
Avanço BH Evo 35 Fit.
Guiador Race Face Aeffect Riser 35. 780mm.
Punhos Ergon GE10.
Selim Prologo Proxim Scratch X8 Stn.
Espigão de selim Bikeyoke.
Rodas RaceFace Next31.
Pneus Maxxis High Roller II TPI60 Terra EXO TR 29X2,3.
Peso: 19,39 Kg (tamanho M, sem extender, sem pedais).
Tamanhos: S, M, L, XL.
Preço: 9.699,90€.
+info www.bhbikes.com
O melhor. Leve, versátil. Split Pivot. Localização da porta de carga. Tamanhos e cores.
A melhorar. Passagem da mangueira traseira. Tampa do aperto do selim. Fixação do range extender.
NOTAS ADICIONAIS:
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Na nossa bicicleta de teste, o espigão de selim era um BikeYoke com 160 mm de curso. O espigão tem de ser revestido com pasta de montagem, para evitar que se mova no quadro.
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O quadro está disponível em 4 cores e há também a possibilidade de o personalizar nos tons que mais te agradam.
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Possui protetor de plástico e de borracha para o motor. O tubo diagonal não tem protetor nem vinil transparente.
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Em termos de comportamento, progride muito bem, tanto nas subidas como nas descidas. Além disso, não precisamos de fazer muito esforço para manter a velocidade acima do limite do motor.
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O comando EN600 é maior do que o habitual, mas muito mais útil e completo. Se pretendes montar luzes, tem o seu próprio botão de alimentação.
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As rodas RaceFace Next são um ponto chave no desempenho desta bicicleta, com transmissão de potência instantânea. Têm aros em carbono, raios retos e um som celestial no cepo do cubo Vault, com apenas 3º de ângulo de engate. O eixo traseiro é o standard Super Boost, de 157mm.
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O aperto do espigão de selim é do tipo cunha, com uma cobertura de plástico. Teríamos preferido uma cobertura de borracha, mais fácil de retirar e que vedasse melhor a entrada de água.