Longe vão os tempos em que as suspensões eram pesadas e difíceis de ajustar. Agora, com os novos cartuchos, sistemas hidráulicos de nova geração e chassis mais leves, mesmo as suspensões de Trail e All Mountain são mais eficentes, leves e funcionais.
A FOX, uma das marcas que mais tem investido neste segmento, acabou de lançar a nova versão da 36, bem como um modelo aditivado denominado 36 SL.
Começando pela nova 36, tem um chassis atualizado, tal como aconteceu na nova 34, com um espaço maior entre os casquilhos para um aumento de 20% na rigidez torsional e em termos de funcionamento está mais próxima da 38. Tem um novo sistema Float mais adaptável, bem como canais de bypass internos modernizados, para tornar o funcionamento mais suave ao longo do curso, especialmente em velocidades mais altas e em zonas mais agressivas.
Vem equipada com o cartucho GripX, que é super eficiente quando temos de pedalar, e possui novos purgadores, mais fáceis de usar do que os anteriores. Além disso, a tampa da câmara de ar é mais fácil de retirar, caso queiramos adicionar espaçadores (tokens).
Também há outro pequeno detalhe: o guarda lamas da 36 foi melhorado, estando agora alojado debaixo da ponte (que foi redesenhada), em vez de nos purgadores, para uma estética mais limpa e uma fixação mais robusta.
Esta suspensão está disponível em 27,5 e 29 polegadas, com 140, 150 e 160mm de curso, 44 mm de Offset na versão 29", eixo Kabolt X ou 15QR (depende da versão), e permite usar discos de 200 a 230 mm.
No terreno é mais suave e rígida do que a versão anterior, e no fundo pode ser a suspensão ideal para os adeptos de Trail e All Mountain, mesmo para aqueles que têm uma 38 antiga, mas preferem um comportamento mais moderno. A 36 Factory Series pesa 1.920g e custa 1.720€.
VERSÃO 36 SL: MAIS LEVE DO QUE NUNCA
Quanto à nova 36 SL pesa menos de 1,8 kg e é a suspensão deste segmento mais leve de sempre. A nova geração destina-se a Trail, com o seu curso a oscilar entre os 120 e 140 mm. No fundo, a 36 SL substitui a 34, oferecendo uma rigidez maior e um chassis otimizado. Nna versão com 140 mm de curso, 29 polegadas e Grip X pesa 1.755g.
Basicamente tem as mesmas características da 36 normal, mas num conjunto mais leve e com menos curso e custa 1.675€.
Poderás encontrar mais informações em www.bicimax.com.