A Cannondale é uma das marcas que mais aposta no gravel desde que esta modalidade começou a ganhar pujança. Primeiro, através do lançamento da Slate com rodas 650 e suspensão Lefty Oliver, e, posteriormente, com as diferentes versões da Topstone, tanto o modelo de alumínio como o de carbono, que conta com o sistema de amortecimento traseiro Kingpin e está disponível tanto com forqueta rígida como com a Lefty Oliver.
Além disso, a marca tinha - até agora - no seu catálogo um modelo de carbono para ciclocrosse, o SuperX, uma bicicleta que também era uma boa opção para quem se estava a iniciar no mundo do gravel - embora com um estilo mais próximo de uma bicicleta de estrada -, mas estava limitada pelo espaçamento para os pneus: só podia levar pneus até 40 mm ou 38 mm em alguns modelos de pneus que testámos.

A Cannondale renovou a sua plataforma de ciclocrosse para a temporada de 2022 através da SuperSix EVO CX, uma versão da sua icónica SuperSix, a bicicleta utilizada pela equipa EF Education-Nippo (que conta nas suas fileiras com o português Ruben Guerreiro).

Como a Topstone cobre o segmento de gravel que se aproxima mais do BTT, a Cannondale criou uma nova versão chamada SE com uma montagem que se aproxima mais do gravel puro e duro, ou seja, bicicletas mais rápidas.

UM QUADRO, DUAS BICICLETAS
A nova SuperSix EVO CX tem quadro em carbono, escoras relativamente curtas - 422 mm em todos os tamanhos -, que proporcionam mais aderência em subidas com o terreno solto, enquanto o ângulo de direção de 71º permite maior controlo nas descidas mais complicadas.
A versão de ciclocrosse está montada com o grupo SRAM Force 1 - monoprato com cremalheira de 40 dentes e cassete 11-36 - e rodas de alumínio DT Swiss R470. De série traz pneus de 33 mm - o máximo permitido pelas regras da UCI -, embora possam ser montados pneus de até 45 mm. Custa 4.399€ e está disponível nos tamanhos 46, 51, 54, 56 e 58.


Aproveitando a boa aceitação que a SuperX teve, especialmente pelos praticantes de gravel que se enquadram mais na estrada, a Cannondale lançou uma montagem diferente, batizada de SuperSix EVO SE, a qual utiliza o mesmo quadro que a versão de ciclocrosse, e tira partido da possibilidade de montar pneus mais largos.
A versão de gravel traz a nova transmissão eletrónica sem fios SRAM Rival eTap AXS - neste caso com dupla cremalheira 46-33 - e rodas DT Swiss CR-1600 Spline com pneus de 40 mm (mas pode levar até 45 mm). Custa 4.899€ e está disponível em 46, 51, 54, 56 e 58.

