Desde já salientamos que a escolha é tua e que neste artigo apenas te fornecemos argumentos que podem ajudar à decisão.
Por um lado, as bicicletas de XC atuais, inclusivé as rígidas, evoluíram muito, sendo atualmente capazes de superar os trilhos mais técnicos, sendo rápidas e muito seguras. Por este motivo, em determinadas situações, como terrenos pouco técnicos e sobretudo planos (perfeitos para rolar), este tipo de bicicletas parece um pouco "excessiva".
Por isso, se habitualmente andas em lugares destes, é provável que uma bicicleta de Gravel se ajuste melhor às tuas capacidades, com uma geometria a meio caminho entre as BTT atuais e as bicicletas de estrada, com sensações similares às das XC de há uma década atrás. No entanto, se dás prioridade ao conforto, deves considerar usar pneus mais largos e, se necessário, deves optar por uma com suspensão.
A bicicleta de Gravel tem muitas mais valias e permite andar na estrada, nos trilhos (mais suaves) e nas deslocações diárias. Mas se as zonas técnicas são aquilo que realmente te faz ganhar o dia, não vendas a de BTT. Se tiveres possibilidades, compra uma de gravel para as restantes situações que indicámos e verás as potencialidades deste tipo de bicicletas aparecerem como cogumelos.
Poderás encontrar modelos à venda por preços bastante aliciantes. Basta fazer uma pesquisa. E não te esqueças de ler o nosso caderno especial de Gravel que publicámos na revista Ciclismo a fundo nº7.