comitium

Volta a Flandres promete novo duelo intenso entre Mathieu van der Poel e Wout Van Aert

No domingo de Páscoa, o grande destaque vai para a Volta à Flandres, um dos cinco ‘Monumentos’ de ciclismo da temporada. O Eurosport 1 vai transmitir a prova, com praticamente nove horas de transmissão em direto. A transmissão começa às 08h55 e terá os comentários de Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici, José Azevedo, Gonçalo Moreira e Frederico Bártolo.

Vasco Simões / Foto: Getty Images

Volta a Flandres promete novo duelo intenso entre Mathieu van der Poel e Wout Van Aert
Volta a Flandres promete novo duelo intenso entre Mathieu van der Poel e Wout Van Aert

Criado em 1913, o Tour de Flandres ou Ronde van Vlaanderen, cumpre este ano a 105.ª edição. Famosa pelos seus ‘muros’ - rampas acentuadas muitas delas em empedrado - a Volta a Flandres promete criar muitas dificuldades aos ciclistas, possivelmente algumas quedas, e muita emoção aos espetadores. Apesar da ausência de portugueses na lista de pré-inscritos, espera-se um grande duelo entre duas das sensações mundiais do ciclismo Mathieu van der Poel e Wout van Aert, ao longo dos 263.7 quilómetros que ligam Antuérpia a Oudenaarde.

No final da prova masculina, o canal emite a 18.ª edição da Volta a Flandres feminina no Eurosport 1, a partir das 15h45. Chantal van den Broek-Blaak, Marta Bastianelli, Anna van der Breggen ou Annemiek van Vleuten são algumas das ciclistas que já venceram esta clássica no passado e marcam novamente presença nesta edição, com o objetivo de triunfar.

Na segunda-feira, 5 de abril, arranca a 61.ª edição da Volta ao País Basco ou Euskal Herriko Itzulia, uma competição por etapas de importância igual à Volta a Catalunha e só superada pela Vuelta a España. Criada em 1924, é famosa pelo traçado montanhoso, ideal para os trepadores. Rui Costa (UAE Team Emirates) é o único ciclista luso na lista de pré-inscritos para a corrida que conta ainda com nomes de peso como Primoz Roglic, Tadej Pogacar, Richard Carapaz, Adam Yates, Alejandro Valverde ou Tao Geoghegan Hart. A prova será transmitida em direto, no Eurosport 1, por volta das 14h30, até ao próximo sábado, 10 de abril.

A semana de ciclismo do Eurosport conta ainda com a emissão do Scheldeprijs ou Grand Prix de l’Escaut, uma emocionante prova inserida no calendário das ‘Clássicas da Flandres’. Criada em 1907 é uma das competições mais antigas de sempre na região, sendo conhecida no passado por Scheldeprijs Schoten e Scheldeprjis Vlaanderen. A 109.ª edição conta com 194.2 quilómetros entre Terneuzen e Schoten e um perfil essencialmente plano, muito ao gosto dos sprinters. Pelo caminho, o pelotão enfrenta vários setores de empedrado que variam entre os 1300 e os 3000 metros. Na lista de pré-inscritos há quatro ciclistas portugueses: André Carvalho (Cofidis, Solutions Crédits), Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e José Gonçalves (DELKO). O Scheldeprijs pode ser visto na quarta-feira, 7 de abril, em direto no Eurosport 2, a partir das 14h.

EFAPEL NA ALTA RODA MUNDIAL

Este sábado é possível ver em direto no Eurosport 1, a partir das 14h, a 22.ª edição do Grande Prémio Miguel Induráin, uma clássica realizada na região de Navarra, em Espanha, que recebe o nome do lendário ciclista que conquistou cinco edições da Volta a França. Rui Costa (UAE Team Emirates) e Daniel Viegas (EOLO Kometa) são dois dos portugueses na lista de pré-inscritos em equipas estrangeiras. Destaque ainda para a presença da formação lusa Efapel com os ciclistas nacionais Frederico Figueiredo, Luís Mendonça, António Carvalho, Rafael Reis, Fábio Costa e André Domingues.

Arquivado em: