O final desta quarta etapa da Volta a França ficou marcada pela imagem de Tadej Pogacar a festejar efusivamente a histórica marca de 100 vitórias, ainda por cima batendo os seus principais adversários. Lembramos que Pogacar tem somente 26 anos e conseguiu bater ao sprint Mathieu Van der Poel (segundo) e Jonas Vingegaard (terceiro).
As principais dificuldades desta jornada estavam concentradas nas cinco subidas dos últimos 48 km, que deixaram em evidência quem são os mais fortes nesta prova: Pogacar e Vingegaard.
EL 𝑪𝑬𝑵𝑻𝑬𝑵𝑨𝑹𝑰𝑨𝒁𝑶 DE POGACAR 💯
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) July 8, 2025
El maillot arcoíris invade Normandía y alcanza las 100 victorias como profesional ante Van der Poel.
🚴♂️ Lo has visto en @Eurosport_ES y @StreamMaxES. #TDF2025 pic.twitter.com/N2lTQXyeuB
Na quinta e sexta subidas a maioria dos ciclistas estava em sofrimento devido ao desgaste acumulado pelo ritmo imposto pela UAE Emirates-XRG (Sivakov e Wellens) e pela Visma-Lease a Bike (Campenaerts), e vendo esta situação Pogacar decidiu passar à ação.
Jhonatan Narvaez aumentou ainda mais o ritmo como preparação para o explosivo ataque do esloveno e só Vingegaard conseguiu ir na sua roda. Neste "mano a mano" viu-se claramente que os dois estão num nível superior.
𝐄𝐋 𝐃𝐄𝐒𝐄𝐌𝐁𝐀𝐑𝐂𝐎 𝐃𝐄 𝐍𝐎𝐑𝐌𝐀𝐍𝐃𝐈́𝐀 💣
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) July 8, 2025
Pogacar exprime a Vingegaard. Se quedan los dos en cabeza.#TDF2025 pic.twitter.com/vcHqSAF7zD
Nesta altura, a 5 km da meta, tinham alguns segundos de vantagem sobre um grupo de cinco ciclistas, incluindo Remco Evenepoel, que conseguiu juntar-se ao duo passado um quilómetro. Junto com o belga estavam João Almeida, Jorgenson, Mathieu van der Poel e Oscar Onley, e pouco depois entraram Mattias Skjelmose, Romain Gregoire e Kevin Vauquelin.
Evenepoel e Jorgenson tentaram mudar a situação de corrida, mas a vitória seria decidida ao sprint numa subida em Rouen, onde Pogacar - brilhantemente lançado por João Almeida - bateu Van der Poel, Vingegaard, Onley e Gregoire. João Almeida cortou a meta em sexto lugar, enquanto Evenepoel perdeu 3 segundos, Roglic e Enric Mas 32s, Carlos Rodríguez 39s, Gall e Lipowitz 54s.
Feitas as contas (incluindo as bonificações), o neerlandês da Alpecin mantém a liderança da prova, embora tenha o mesmo tempo de Pogacar. Vingegaard é terceiro, a 8 segundos, seguido de Jorgenson a 19, Vauquelin a 26 e Enric Mas a 48. João Almeida é 8º, a 55 segundos. Pouco a pouco as vantagens no grupo dos favoritos começam a ficar evidentes. Evenepoel está a 58 segundos, enquanto Roglic já está a 1m27.
O contrarrelógio de amanhã em Caen poderá ser decisivo para estes ciclistas, caso ainda queiram dar luta a Pogacar.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com