comitium

Tour: Merlier bate Milan em Dunkerque numa etapa marcada por várias quedas

Embora o belga da Soudal-Quick Step tenha sido o vencedor desta terceira etapa, a jornada ficou marcada por várias quedas. Uma delas obrigou Jasper Philipsen a abandonar. Quanto aos lusos, João Almeida está no 15º lugar da classificação geral.  

Fernando Belda. Fotos: Vincent Kalut / Jan De Meuleneir (Sprint Cycling Agency)

Merlier bate Milan em Dunkerque numa etapa marcada por várias quedas
Merlier bate Milan em Dunkerque numa etapa marcada por várias quedas

As primeiras etapas de uma grande volta são sempre marcadas por muito nervosismo, o que origina quedas constantes. Esta terceira etapa do Tour não foi exceção, embora o ritmo tenha sido algo tranquilo (os ciclistas chegaram à meta com 25 minutos de atraso face ao horário previsto). Numa das quedas, na disputa do sprint intermédio de Isbergues, Jasper Philipsen - vencedor da primeira etapa e atual camisola verde - teve de abandonar, com suspeita de fratura num dos braços. 

A etapa foi decidida ao sprint em Dunkerque e nos quilómetros finais ocorreram duas quedas: a primeira a 3 km da meta, num estreitameno de estrada, que afetou Jordi Meeus, Geraint Thomas e Remco Evenepoel, e a segunda surgiu numa curva dentro dos últimos 500 metros, tendo caído Cees Bol, Paul Penhoet, Alexis Renard, entre outros. 

 

No sprint final, Tim Merlier bateu Jonathan Milan (Lidl-Trek), confirmando que é o sprinter mais forte na atualidade. Foi a segunda vitória do belga da Soudal Quick Step no Tour e a nº61 no seu palmarés. Aliás, como curiosidade, Merlier é, a par de Tadej Pogacar, o ciclista que mais vezes levantou os braços esta temporada. 

Phil Bauhaus (Bahrain) foi o terceiro a cortar a linha de meta e Soren Waerenskjolf (Uno-X) e Pavel Bittner (Picnic PostNL) completaram o top 5 da etapa. Após o abandono de Philipsen, Jonathan Milan é o novo detentor da camisola verde (com 81 pontos), seguido de Biniam Girmay (77) e Tim Merlier (63). 

Van der Poel

Não há alterações nos primeiros lugares da classificação geral, que continua a ser liderada por Mathieu van der Poel, seguido Tadej Pogacar a 4 segundos, Jonas Vingegaard a 6 e Kevin Vauquelin, Matteo Jorgenson e Enric Mas a dez. 

Quanto aos portugueses, João Almeida está agora no 15º posto, a 49 segundos e Nelson Oliveira está no 108º lugar, a 8m38. 

sprint

A quarta etapa vai ligar Amiens a Rouen (174,2 km) e no último terço há cinco subidas: Jacques Anquetil (4ª cat; 3,5 km a 3,6%), Belbeuf (3ª; 1,3 km a 9,1%), Bonsecours (4º; 900 metros a 7,2%), Grand Mare (1,8 km a 5%) e Saint Hilaire (3ª; 800 metros a 10,6%). 

Etapa 04

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

que

Relacionado

Jasper Philipsen venceu ao sprint a primeira etapa do Tour de France 2025

Tour 2025

Relacionado

Tour 2025: todos os participantes... e algumas curiosidades e estatísticas

Trek mostra a espetacular decoração das bicicletas que a equipa vai usar no Tour

Relacionado

Trek mostra a espetacular decoração das bicicletas que a equipa vai usar no Tour

Estas são as 21 etapas da Volta a França 2025jpeg

Relacionado

Estas são as 21 etapas da Volta a França 2025

Foram roubadas 11 bicicletas Look da equipa Cofidis na Volta a França

Relacionado

Foram roubadas 11 bicicletas Look da equipa Cofidis na Volta a França

Pogacar foi o vencedor em 2024

Relacionado

Sabes quanto é que vai ganhar o vencedor da Volta a França?

Mathieu van der Poel bate Pogacar

Relacionado

Mathieu van der Poel bate Pogacar