Há precisamente um ano, Pogacar não conseguiu acabar a 103ª edição dos Três Vales Varesinos devido ao clima adverso e à perigosidade da estrada. Aliás, Tadej Pogacar foi um dos ciclistas que se destacou na negociação com os organizadores, e que resultou no cancelamento da prova. Nessa altura, o esloveno prometeu que iria voltar este ano e, apesar do calendário extremamente apertado - com viagens para o Mundial e depois para o Europeu - cumpriu o prometido. Lembramos que esta prova nem sequer faz parte do calendário WorldTour (é de categoria UCI 1.Pro).
UN HOMBRE DE PALABRA.
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) October 7, 2025
Tadej Pogacar cumple su promesa ganando los Tres Valles Varesinos y buscará su quinto Lombardía consecutivo este sábado.
📺🚴 Lo has visto en @Eurosport_ES y @StreamMaxES. #TreValliVaresine pic.twitter.com/etopTEKv9R
Para além de ter marcado presença, fez aquilo que melhor sabe fazer: atacar e ganhar. Foi a sua 19ª vitória nesta temporada e a número 107 do seu palmarés. Apesar do terreno duro e da elevada quilometragem (200,3 km), com mais de vinte passagens por subidas, o esloveno conseguiu distanciar-se dos seus companheiros de fuga (Simmons, Bernal, Milesi, Lafay, Afonso Eulálio e Del Toro) numa descida. Depois, mudou de ritmo, e enquanto os seus rivais decidiam o que fazer, foi ganhando cada vez mais vantagem até ser impossível alguém o conseguir alcançar.
❤️🔥 Ensayando para Lombardía: Pogacar ataca bajando y se marcha en solitario.#TreValliVaresine pic.twitter.com/Xzdud0IV84
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) October 7, 2025
Só Quinn Simmons tentou reagir, mas a vantagem do esloveno era cada vez maior. A 13 km da meta, já tinha 50 segundos de avanço e formou-se um grupo perseguidor com Pidcock, Skujins, Roglic, Molard, Del Toro, Tulett e Garofoli, mas todos foram alcançados pelo pelotão a 4 km da meta, portanto os restantes lugares do pódio foram decididos ao sprint por um pelotão de 30 ciclistas.
Após Pogacar cortar a meta em primeiro lugar, o dinamarquês Albert Philipsen (Lidl-Trek), de apenas 19 anos, conseguiu sprintar e ser segundo classificado, com Julian Alaphilippe (Tudor) a fechar o pódio no terceiro posto. Paul Lapeira e Sergio Higuita completaram o top 5.
Quanto aos portugueses em prova, Rui Costa terminou em 27º e Afonso Eulálio em 52º.
É a segunda vez que Pogacar ganha esta prova (a primeira vez foi em 2022). Lembramos que após a Coppa Agostini e a Coppa Bernocchi, o Três Vales Varesinos encerra o Tríptico da Lombardia, o qual serve de antecâmara para a Lombardia de sábado. O esloveno também vai participar nessa prova e se ganhar, entrará para a história, dado que nenhum ciclista até hoje conseguiu estar no pódio de cinco monumentos na mesma temporada. Pogacar venceu este ano o Tour de Flandres e a Liége-Bastogne-Liége, foi segundo classificado na Paris-Roubaix e terceiro na Milão-San Remo. Será que vamos ter novamente espetáculo este sábado?
Results powered by FirstCycling.com