Numa prova de ciclismo como a Volta a Espanha, não importa o número de quilómetros percorridos nem o número de etapas que tem, mas sim o tempo gasto pelos ciclistas a completar o percurso. A competição é tão renhida que por vezes o vencedor é decidido por milésimas de segundo. Por isso, é fundamental contar com equipas especializadas que monitorizam com elevada precisão e de forma milimétrica o vencedor.
Provas como a Volta a Espanha, entre outras, recorrem a grandes marcas relojoeiras para medir com exatidão o tempo em cada etapa. Desde 2016, a empresa encarregue deste trabalho é a suíça Tissot, que acabou de apresentar um relógio - o PR 100 - dedicado exclusivamente à prova espanhola.
O compromisso desta marca com o desporto tem mais de 50 anos. A Tissot nasceu na localidade de Le Locle no século XIX, e tem sido a marca responsável pela cronometragem oficial em várias provas, como a Volta a França, Volta à Normandia, Volta à Suíça, Campeonatos do Mundo de Ciclismo, Taças do Mundo de pista, etc.
QUANDO OS PONTEIROS DOS MINUTOS E DOS SEGUNDOS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA MEDIR O TEMPO
Mas sabes como é medido o tempo numa prova onde cada milésima de segundo importa e onde, por vezes, os ciclistas cruzam a meta praticamente ao mesmo tempo?
Nas primeiras edições destas provas, o tempo era medido à mão. Com o passar dos anos, a cronometragem e a comunicação dos resultados tornaram-se cada vez mais complexas, com a tecnologia a desempenhar um papel fundamental, mas sem prescindir de pessoas que verifiquem os dados, tempos e processos de informação. Para tal, a Tissot e a Swiss Timing, empresa que também pertence ao Swatch Group, desenvolveram diferentes sistemas de precisão baseados na tecnologia de informação.
Deste modo, a cronometragem já não mede somente o tempo de chegada, mas também estabelece uma sofisticada infraestrutura de tecnologia que garante resultados precisos e fiáveis. Como? Através de sensores introduzidos nas estradas por onde os ciclistas rolam. Além disso, as suas bicicletas estão equipadas com transponders - um aparelho que emite um sinal único que se ativa e entra em contato com a sala de controlo quando o ciclista está a 50 metros da meta - o que permite que possam ser monitorizados por um sistema informático. Na linha de partida e de chegada há fotocélulas e câmaras de elevada precisão que recolhem a photo finish que ditará, em caso de dúvida, quem é o vencedor da etapa.
Estas câmaras gravam continuamente captando 10.000 fotogramas por segundo, o que permite que os comissários e os técnicos consigam dissecar cada milésimo de segundo da chegada, assegurando a posição de cada ciclista e medindo os tempos de maneira absolutamente precisa. Toda a informação recolhida por estes dispositivos é controlada por computadores que possuem fontes de alimentação de emergência para evitar possíveis interrupções provocadas por cortes de eletricidade. Deste modo, todo este complexo sistema de cronometragem capta o decorrer da prova na totalidade e garante um fluxo contínuo de informação precisa.
A responsabilidade da Tissot em todo este sistema de medição não se limita a registar os tempos e a ordem de chegada, mas também a estabelecer uma recolha de dados e a sua disseminação. A sua função é proporcionar todas as estatísticas relacionadas com a cronometragem constantemente: antes, durante e após a corrida. E isto acontece porque as estatísticas desempenham um papel importante não só para os fãs da modalidade, como para os comentadores de ciclismo, meios de comunicação social e mesmo para os treinadores dos atletas.
O RELÓGIO OFICIAL DA VOLTA A ESPANHA
Para celebrar o compromisso da Tissot com a Volta a Espanha - como empresa de cronometragem oficial - a marca suíça apresentou o Tissot PR 100 La Vuelta Special Edition, um relógio que alia um design elegante e uma estética minimalista e que reflete a paixão dos fãs por esta histórica prova.
Os seus componentes conservam a robustez, precisão e elegância dos relógios da marca, com uma caixa em aço inoxidável de 316L, que é duradoura e resistente, inclusivé em condições adversas. O relógio tem uma elevada precisão e possui resistência à água de até 10 Bars (100 metros). Mas o que torna esta edição especial é o seu design, cheio de apontamentos que fazem destaque à Volta a Espanha.
A cor negra da estrada por onde circulam os ciclistas está presente na esfera do relógio e no disco que mostra a data. O jersey vermelho que indica o líder está presente no ponteiro dos segundos, além disso tem o formato de uma bicicleta. A bracelete adicional tem a mesma textura das fitas dos guiadores das bicicletas, o que permite que o utilizador possa mudar de look, passando de um estilo mais sério a um mais informal e desportivo e o fundo da caixa tem o logotipo da Volta a Espanha.