comitium

Byrun Munton surpreendeu na Senhora da Graça

O sul-africano Byron Munton venceu a quarta etapa da Volta a Portugal, num dia marcado pelo muito calor, pela neutralização devido a um incêndio em Alvão e pela subida à Senhora da Graça (Mondim de Basto). O russo Artem Nych (Anicolor/Tien 21) é o líder da classificação geral.

www.mountainbikes.pt. / Fotos: Podium Events

Byrun Munton surpreendeu na Senhora da Graça
Byrun Munton surpreendeu na Senhora da Graça

A quarta etapa da Volta a Portugal começou em Bragança e terminou na mítica subida à Senhora da Graça. Mas o dia ficou marcado por uma neutralização devido a um incêndio em Alvão, que colocou em perigo casas e empresas.

Nessa altura, um comissário mandou parar um grupo que estava em fuga - composto por Caleb Classen (Project Echelon), Edgar Curto (Illes Balears), Francisco Peñuela (Caja Rural-Seguros RGA), Francisco Morais (Tavfer-Mortágua) e Jan Kino (Atom) - neutralizando a prova. Esse grupo tinha cerca de dois minutos de vantagem sobre outro grupo, mas quando a prova foi retomada, a 44 km da meta, o pelotão não demorou a encurtar a vantagem dos fugitivos.

A 25 km da meta, dois elementos ficaram na frente, Peñuela e Classen e mais atrás, a perseguição era feita pela Petrolike, Israel Academy e Anicolor/Tien 21, que rapidamente neutralizou o grupo intermédio. 

Na meta volante de Mondim de Basto, antecâmara da subida para a Senhora da Graça, os dois fugitivos perderam margem face ao pelotão. Peñuela atacou arriscando tudo, deixando o seu colega de "aventura" para trás e no pelotão o aumento do ritmo fez com que o líder da geral, Pau Martí, perdesse o contato, ficando esse mini pelotão encurtado a oito elementos, três deles da equipa de Rúben Pereira.

O francês Alexis Guerin (Anicolor-Tien21) atacou na subida, mas teve resposta de Byron Munton (Beeceler-Feirense), Lucas Lopes (Boavista), Zac Marriage (Israel Academy) e Jesus Peña (AP Hotels&Resorts-Tavira). Estas mudanças de ritmo fizeram com que o fugitivo, Peñuela, fosse alcançado a 3 km da meta.

Depois, e surpreendemente, face à superioridade numérica da Anicolor-Tien 21, quem atacou foi Byron Munton, conseguindo uma vantagem decisiva. Artem Nych, chefe de fila da equipa de Rúben Pereira - e vencedor da Volta em 2024 - contra-atacou, fazendo - involuntariamente, supomos - que o seu colega de equipa Alexis Guerin ficasse para trás, e na sua roda levou somente Jesus Peña.

O pupilo de Vidal Fitas ainda tentou apanhar Munton, mas foi incapaz, mas mesmo assim está nos primeiros da geral.

Feitas as contas, Artem Nych lidera com 8 segundos de vantagem sobre Byron Munton e 12 sobre Jesus Peña. Lucas Lopes é 4º a 43 segundos.

A quinta etapa vai ligar Lamego a Viseu (155,5 km). 

5ª etapa

 

 Hugo Nunes consegue em Bragança a primeira vitória na Volta a Portugal

Relacionado

Hugo Nunes consegue em Bragança a primeira vitória na Volta a Portugal

Quanto vão ganhar os ciclistas na Volta a Portugal 2025

Relacionado

Quanto vão ganhar os ciclistas na Volta a Portugal 2025?

Espanhol Pau Marti  ganhou em Fafe e é novo líder da Volta a Portugal

Relacionado

Espanhol Pau Marti ganhou em Fafe e é novo líder da Volta a Portugal

Todos os detalhes da Volta a Portugal em Bicicleta 2025

Relacionado

Todos os detalhes da Volta a Portugal em Bicicleta 2025

Rafael Reis venceu (novamente) o Prólogo da Volta a Portugal

Relacionado

Rafael Reis venceu (novamente) o Prólogo da Volta a Portugal