Remco Evenepoel (Bélgica) é claramente o homem mais rápido do mundo. O tri-campeão do mundo de contrarrelógio literalmente voou nas estradas de Ruanda, dobrando Tadej Pogacar na subida final, batendo-o por mais de dois minutos (o esloveno ficou fora do pódio). Jay Vine (Austrália) foi o segundo melhor classificado e Ilan Van Wilder (Bélgica) foi terceiro.
Lembramos que este é o primeiro Campeonato do Mundo celebrado em África e logo no primeiro dia teve um resultado que poucos esperariam. Neste contrarrelógio de 40,6 km disputado em Kigali, capital do país, os 700 metros de desnível positivo e as rampas em pavé foram as principais dificuldades.
Tadej Pogacar (Eslovénia) era um dos favoritos, tendo preferido abdicar da Volta a Espanha para preparar com tempo este Mundial. No entanto, como se viu, desde que Remco Evenepoel começou o seu contrarrelógio, os planos de Pogacar para conquistar a medalha de ouro esfumaram-se.
Evenepoel usou toda a sua potência e conseguiu a sua terceira medalha de ouro e a camisola arco-íris, replicando as três vitórias de Filippo Ganna (Itália) e Rohan Dennis (Austrália). Tadej Pogacar ficou fora do pódio por um segundo. O segundo classificado foi Jay Vine e o terceiro Ilan Van Wilder.
O selecionador português, José Poeira, não convocou nenhum luso para a prova de contrarrelógio. O quarteto luso que irá defender as cores nacionais na prova de elite será composto por Afonso Eulálio, Ivo Oliveira, António Morgado – que irá disputar pela primeira vez a corrida de elite, depois de ter sido 2º classificado nas provas de sub-23 e juniores – e Tiago Antunes, o único representante do pelotão nacional.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com