comitium

Remco Evenepoel confidenciou o seu plano para a Volta a Itália

O belga da Soudal-Quick Step tem um plano bastante simples: "ganhar tempo aos rivais no contrarrelógio, poupar energia sempre que possível e defender esse tempo na alta montanha". 

Remco Evenepoel confidenciou o seu plano para a Volta a Itália
Remco Evenepoel confidenciou o seu plano para a Volta a Itália

A Volta a Itália está prestes a começar e todos estão focados em Remco Evenepoel e em Primoz Roglic, os dois grandes favoritos a ganhar a prova italiana. Para o Campeão do Mundo (que tem somente 23 anos), será a sua terceira grande volta após o abandono em 2021, depois de sofrer uma queda e a sua vitória na Volta a Espanha de 2022 confirmou aquilo que já todos sabíamos: tem tudo o que precisa para ganhar provas de três semanas de duração. 

A edição deste ano da Volta a Itália tem mais montanha e zonas acima dos 2.000 metros, algo que o ciclista acautelou, estagiando regularmente em altitude. "Estou bastante confiante. Ao vencer recentemente a Liège-Bastogne-Liège pela segunda vez fiquei mais tranquilo, pois demonstrou o meu nível de forma após o estágio em altitude que fizemos em Tenerife. Demonstrou que estou no bom caminho e era precisamente isso que precisava antes de começar o Giro", referiu Evenepoel. 

Lembramos que foi precisamente na prova italiana que o jovem belga se estreou em grandes voltas no ano de 2021. A primeira metade da prova correu de feição (estava em segundo da geral, atrás de Egan Bernal, na 10ª etapa), mas pouco a pouco foi perdendo tempo na alta montanha e acabou por abandonar na 18ª etapa após sofrer uma queda no dia anterior.

Mas este Remco Evenepoel que vemos atualmente é muito diferente, está mais maduro e sabe ler melhor a corrida. "Desde esse Giro até hoje evoluí bastante, quer na montanha, quer no contrarrelógio, por isso espero que o meu nível seja suficientemente bom para as próximas três semanas. Gosto muito de Itália, pois tem pessoas muito apaixonadas pelo ciclismo. Ganhei uma vez aqui na Coppa Bernocchi, e agora chegou o momento de aumentar o palmarés em solo italiano. Uma coisa é certa: daremos o máximo todos os dias". 

remco evenepoel giro blog 1 1683216946

Foto: Wout  Beel / Soudal-Quick Step

Embora o potencial da equipa escolhida para esta edição da Volta a Itália possa ser questionável, o belga está bastante confiante: "temos um plantel equilibrado e muito forte, formado por rapazes nos quais deposito muita confiança". 

"Sabemos trabalhar em equipa, e já demonstrámos que podemos controlar uma grande volta. Além disso, temos a atitude e a mentalidade adequadas para o fazer. Podem surgir vários cenários, por isso o mais importante é estar atento a todos os detalhes que podem alterar o rumo da corrida. Quanto ao plano, acho que é bastante simples: ganhar tempo aos outros favoritos nas etapas de contrarrelógio, poupar energia sempre que seja possível e defender esse tempo na montanha", explicou. 

O Campeão do Mundo reconhece que muitas pessoas já lhe perguntaram se preferia vestir a camisola rosa no dia do contrarrelógio inicial ou no segundo contrarrelógio. A resposta foi óbvia: "Se puder envergá-la no sábado, porque não? Não importa quando, o mais importante é vesti-la em Roma. Mas para ser sincero, não penso nisso neste momento. Estou tranquilo e confiante, não só em mim mesmo, mas também na nossa equipa". 

Arquivado em:

Remco Evenepoel nem no Natal descansa

Relacionado

Remco Evenepoel nem no Natal descansa: 100 km debaixo de chuva de manhã e rolo de tarde

Specialized lança uma edição especial do quadro S Works Tarmac SL7 Remco's Reign

Relacionado

Specialized lança uma edição especial do quadro S-Works Tarmac SL7 Remco's Reign

Pogacar vs Vingegaard no Tour e Roglic vs Evenepoel no Giro

Relacionado

Pogacar vs Vingegaard no Tour e Roglic vs Evenepoel no Giro: 2023 vai ser brutal!

Molano surpreende em Madrid e Evenepoel entra na história da Volta a Espanha

Relacionado

Molano surpreende em Madrid e Evenepoel entra na história da Volta a Espanha

Estas são as 21 etapas da Volta a Itália 2023

Relacionado

Estas são as 21 etapas da Volta a Itália 2023

João Almeida na lista de candidatos à vitória na Volta a Itália

Relacionado

João Almeida na lista de candidatos à vitória na Volta a Itália

Giulio Ciccone afinal não vai participar na Volta a Itália

Relacionado

Giulio Ciccone afinal não vai participar na Volta a Itália