Competição

Queres saber quem é Ben Healy, o novo líder da Volta a França?

Este irlandês de 24 anos está na lista de favoritos à vitória na Volta a França e atualmente enverga a camisola amarela. Neste artigo analisamos os seus momentos mais gloriosos e que caminho o trouxe até ao estrelato.

Gerardo Centeno García-Rodrigo

1 minuto

Ben Healy é o novo líder da Volta a França

Um amigo meu com quem costumo pedalar disse que o novo líder da Volta a França é parecido comigo. Mede 1,76 cm, pesa 65 kg e tem um penteado esbaforido. Não sei o que dizer. Ok, temos algumas parecenças... Mas ganho em anos de vida e no tamanho da barba... No entanto, ao contrário de mim, o irlandês vai partir hoje para mais uma etapa da Volta a França com a camisola amarela. Obter a liderança da prova na segunda semana de corrida, e ainda por cima no Dia Nacional de França, com uma etapa extenuante, tem o seu mérito. Por isso, embora tenhamos algumas semelhanças, vale a pena conhecer este especialista em fugas que está a ser uma das grandes surpresas desta edição do Tour. 

Healy é natural de Kingwinford (Irlanda) e surgiu no meio velocipédico em 2019, quando ingressou na Team Wiggins Le Col. Ainda antes de completar 20 anos ganhou uma etapa no Tour de Porvenir (considerada a Volta a França do Futuro), além disso ganhou o campeonato nacional do seu país, batendo o ídolo local, Nicolas Roche. Fez duas boas temporadas nesta equipa e depois foi contratato pela EF Education First. 

Em 2023, venceu novamente o campeonato nacional irlandês de estrada, saiu vitorioso no Tour do Luxemburgo e ganhou uma etapa na Volta a Itália, o que lhe valeu a alcunha de "caçador de fugas". 

Na temporada seguinte não deu tanto nas vistas, embora a sua participação nos Jogos Olímpicos e no Mundial tenha sido notável. 

Este ano está a ser de consagração. Ganhou uma etapa na Volta ao País Basco (prova em que o "nosso" João Almeida saiu como vencedor na classificação geral) e ficou no terceiro lugar do pódio na Liége-Bastogne-Liége. Este ano está a participar pela segunda vez na Volta a França e já ganhou uma etapa, vencendo categoricamente na Normandia, e enverga a camisola amarela de líder. 

É o dia mais feliz da sua vida, mas certamente não faltarão mais dias assim. Tem toda uma nação a apoiá-lo em casa e tendo em conta o seu lado extrovertido e bem disposto, vai certamente fazer muitos aliados no pelotão. 

Etiquetas:

Relacionados