comitium

Giro: recital de Healy e aviso de Roglic

O irlandês fez uma exibição de luxo nesta oitava etapa num dia em que finalmente houve movimentações nos favoritos. Primoz Roglic (Jumbo-Visma) mexeu na corrida e colocou Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) em sentido.

CARLOS PINTO / FOTOS: SPRINT CYCLING AGENCY

Giro  recital de Healy e aviso de Roglic
Giro recital de Healy e aviso de Roglic

Finalmente. Quando parecia que os fantasmas do dia anterior voltariam a sobrevoar o Giro, a corrida finalmente teve mexidas no grupo dos favoritos. Deu para perceber que alguns dos favoritos afinal não estão na forma que aparentavam e que os que pareciam estar a passar algumas dificuldades, afinal estão melhor do que pareciam. 

Tudo aconteceu numa subida de quarta categoria com 2,8 km a 7,8% de pendente média, mas com rampas que chegavam a ter dois dígitos. Neste final de etapa (que no total teve 207 km), a Bora-Hansgrohe tentou controlar a situação, mas Primoz Roglic mexeu na corrida, lançando um alerta geral no pelotão. 

tremenda cabalgada de ben healy ef education easypost para sellar la octava etapa del giro 7 1200x690
Ben Healy esteve em grande plano, ganhando a etapa

Ao seu ataque respondeu Alexander Vlasov (Bora-Hansgrohe), bem como - para surpresa de todos - Andreas Leknessund (Team DSM), que tudo fez para defender a camisola rosa. Vlasov rebentou pelas costuras, e Leknessund ficou sozinho com Roglic, dado que o principal inimigo, Remco Evenepoel, tentava encurtar a distância. 

fue con todo primoz roglic jumbo visma en su ataque a remco evenepoel soudal quickstep 7 1200x690
Roglic mexeu na corrida e deixou os favoritos em pânico

Nesta curta subida foi percetível a incapacidade de Remco em acompanhar o ritmo de Roglic. Leknessund sofreu muito, mas o seu esforço foi recompensado com a manutenção da camisola de líder. O próprio Evenepoel foi ultrapassado por Tao Geoghegan Hart e por Geraint Thomas (INEOS Grenadiers).

vine y almeida uae team emirates salvaron los muebles de un evenepoel soudal quickstep abatido 7 1200x690
Vine e João Almeida de certa forma serviram de "reboque" de Evenepoel

O trio formado por Roglic e pelos dois ciclistas da INEOS chegou à meta com 14 segundos de vantagem sobre o grupo de Evenepoel, onde também estavam João Almeida (UAE Team Emirates), apoiado pelo seu companheiro Jay Vine, bem como por Damiano Caruso, Jack Haig (Bahrain Victorious) e Pavel Sivakov (INEOS Grenadiers). 

leknessund team dsm no se dejo ni un gramo de fuerza para defender la maglia rosa 7 1200x690
Leknessund defendeu bem a camisola rosa

No entanto, nenhum destes lutou pela vitória na etapa. Ben Healy (EF Education-EasyPost) foi o principal fugitivo do dia e ganhou isolado.

O irlandês atacou a 50 km da meta e nunca mais foi apanhado. Na geral, Evenepoel está em segundo lugar, a 8 segundos de Leknessund e Roglic está em terceiro, a 38 segundos. João Almeida é quarto, a 40 segundos. 

Davide Bais vence em Gran Sasso numa etapa amorfa para os favoritos

Relacionado

Giro: Davide Bais vence em Gran Sasso numa etapa amorfa para os favoritos

Mads Pedersen vence em Nápoles após mais um dia atribulado

Relacionado

Giro: Mads Pedersen vence em Nápoles após mais um dia atribulado

Kaden Groves triunfa em Salerno após uma etapa cheia de percalços

Relacionado

Giro: Kaden Groves triunfa em Salerno após uma etapa cheia de percalços

Estas são as 21 etapas da Volta a Itália 2023

Relacionado

Estas são as 21 etapas da Volta a Itália 2023