comitium

Portugal venceu coletivamente a Corrida da Paz

O português Afonso Eulálio terminou ontem a Corrida da Paz, prova checa da Taça das Nações de Sub-23, na sétima posição da geral. O vencedor foi o francês Antoine Huby. Portugal ganhou por equipas e é quinto na geral da Taça das Nações, garantindo a qualificação direta para a Volta a França do Futuro.

José Carlos Gomes

Portugal venceu coletivamente a Corrida da Paz
Portugal venceu coletivamente a Corrida da Paz

Os derradeiros 166,1 quilómetros da Corrida da Paz, com partida e chegada em Jeseník e com muito sobe e desce, pouco mudaram na classificação geral, dado que a última etapa acabaria por decidir-se ao sprint.

O espanhol Emekoitz Azparren atacou na fase mais dura, isolou-se e chegou a ser camisola amarela virtual. O pelotão anulou a escapada já muito perto da meta e o espanhol não conseguiu sequer o prémio de consolação, que seria ultrapassar Afonso Eulálio, que partira para a etapa um lugar à frente e com o mesmo tempo na geral.

A etapa foi ganha pelo britânico Jack Rotkin-Gray, secundado pelo checo Milan Kadlec e pelo italiano Dario Belletta. Os portugueses Afonso Eulálio, Gonçalo Tavares, Alexandre Montez e Duarte Domingues terminaram no pelotão principal, enquanto Lucas Lopes gastou mais 19m15s. Daniel Lima, a contas com problemas gastrointestinais não alinhou para a última etapa.

O francês Antoine Huby venceu a Corrida da Paz, com menos 4 segundos do que o dinamarquês Simon Dalby e menos 18 segundos do que o italiano Davide de Cassan, que completaram o pódio. Afonso Eulálio conquistou a melhor posição de sempre de um português nesta corrida, sendo o sétimo classificado, a 37 segundos.

Gonçalo Tavares foi 11.º, a 1m03s, Duarte Domingues terminou em 13.º, a 1m11s, Alexandre Montez foi 17.º, a 2m23s, e Lucas Lopes fechou a representação nacional, em 55.º, a 24m30s.

Esta era a corrida que fechava o ranking de apuramento direto para a Volta a França do Futuro. O desempenho consistente de Portugal colocou o país no quinto lugar do ranking da Taça das Nações, com 35 pontos, o que assegura a presença no Tour de Sub-23. França passou para a frente do ranking, com 55 pontos.

Arquivado em:

António Morgado ganhou a última jornada do GP das Nações

Relacionado

António Morgado ganhou a última jornada do GP das Nações

António Morgado segundo em etapa montanhosa do Grande Prémio das Nações

Relacionado

António Morgado segundo em etapa montanhosa no Grande Prémio das Nações

Loulé vai receber final de etapa da Volta a Portugal 2023

Relacionado

Loulé vai receber final de etapa da Volta a Portugal 2023