comitium

Itzulia: comissários devolvem a vitória a Aranburu

Após uma etapa emocionante, os comissários desclassificaram o ciclista espanhol por entrar numa rotunda pelo lado errado, mas mais tarde retificaram a decisão e confirmaram a sua primeira vitória pela Cofidis. João Almeida foi quarto na etapa e agora é terceiro na classificação geral. 

CICLISMO A FUNDO. FOTOS: LUIS ÁNGEL GÓMEZ (SPRINT CYCLING AGENCY)

Comissários devolvem a vitória a Aranburu
Comissários devolvem a vitória a Aranburu

Não é inédito, mas é raro. Alex Aranburu (Cofidis) foi desclassificado pelos comissários de prova e posteriormente foi-lhe devolvida a vitória na terceira etapa da Itzulia (Volta ao País Basco). Foi a primeira vitória do campeão espanhol pela Cofidis. 

A etapa de hoje ficou marcada por várias subidas, ataques e pela situação caricata da rotunda. Mas não só...

 

Durante alguns minutos todos pensaram que afinal o vencedor da etapa tinha sido o francês Romain Gregoire (Groupama-FDJ) após os comissários terem desclassificado Aranburu.

Romain Grégoire, en el podio como ganador de la 3ª etapa

Aliás, o francês subiu ao pódio, mas depois foi emitido um novo comunicado que retificou a situação, relegando o ciclista da Groupama para segundo lugar. Maximilian Schachmann (Soudal-Quick Step) foi terceiro e defendeu com unhas e dentes a liderança da classificação geral, bonificando 4 segundos na meta. 

Nesse grupo também estava Florian Lipowitz, que bonificou um segundo no sprint intermédio e é o segundo da classificação geral, a 4 segundos do seu compatriota. João Almeida é terceiro na geral e também está a 4 segundos. 

A etapa não implicou grandes alterações entre os favoritos, mas serviu para descartar alguns nomes sonantes como Santiago Buitrago, que perdeu 49s, Isaac del Toro, Aleksandr Vlasov e Ben Healy. 

Vlasov

Os ataques foram uma constante e os ciclistas da UAE Team Emirates foram dos mais ofensivos. Quando o grupo de favoritos ficou reduzido a 10 ciclistas, João Almeida e Alex Aranburu atacaram na descida do muro de Lazkaomendi. Nessa descida, o espanhol da Cofidis ganhou vantagem e deixou o luso para trás triunfando em Beasain. 

O alemão Schachmann também conseguiu defender a sua liderança com valentia e chegou mesmo a atacar, provocando um corte no grupo dos favoritos a 27 km do final. 

"Não esperava um dia como este. Fomos sempre a fundo do início ao fim, foi uma etapa muito dura. Menos mal, porque no final tinha quatro colegas para me ajudar", referiu o alemão. 

Schachmann

Amanhã decorrerá a quarta etapa entre Beasain e Markina-Xemein (169,6 km), com mais um percurso salpicado por subidas pontuáveis, mas sem grandes dificuldades. No entanto, a última ascensão em Izua, embora curta é explosiva (3,5 km a 9,6%) com secções que chegam a 20% de desnível!

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Arquivado em:

Terminou o calvário de Caleb Ewan

Relacionado

Itzulia: terminou o calvário de Caleb Ewan

Schachmann é o primeiro líder da Itzulia e João Almeida fica em segundo

Relacionado

Schachmann é o primeiro líder da Itzulia e João Almeida fica em segundo

Volta ao País Basco com três portugueses confirmados

Relacionado

Volta ao País Basco com três portugueses confirmados

Partida do Tour no País Basco gerou um impacto económico de 103,9 milhões de euros

Relacionado

Partida do Tour no País Basco gerou um impacto económico de 103,9 milhões de euros