A Amaury Sports Organization apresentou o percurso das três primeiras etapas da Volta a França de 2027, que começa no dia 2 de Julho no Reino Unido. Pela primeira vez na história do Tour três nações vão albergar as três primeiras etapas: Escócia, Inglaterra e País de Gales.
A primeira etapa será plana, ideal para sprinters e as outras duas serão rompe-pernas, com várias subidas. E além do Tour masculino, a ASO confirmou que a Volta a França feminina desse ano também vai começar em solo britãnico, mais precisamente em Leeds.
💛 #TDF2027 🤝 #TDFF2027 💛
— Tour de France™ (@LeTour) January 15, 2026
Bring on 2027!
Vivement 2027 ! pic.twitter.com/R9uzvQFDwo
Será a 28ª vez que o Tour começa no estrangeiro, o que confirma o cada vez maior interesse mediático da prova. Lembramos que a edição deste ano começa em Barcelona.
A apresentação oficial das equipas ocorrerá no Old Castle de Edimburgo, a capital escocesa e será precisamente nesse local que a prova oficialmente vai começar no dia 2 de Julho, estando a meta situada em Carlisle (Inglaterra), onde se espera uma chegada ao sprint após percoridos 184 km maioritariamente planos.

No dia seguinte (3 de Julho), o pelotão vai começar a segunda etapa em Keswick (Inglaterra), depois vai atravessar o Parque Nacional de Lake District em direção a Liverpool, onde os últimos 20 km serão planos. Antes de enfrentarem a meta, os ciclistas vão enfrentar cinco subidas de pouca inclinação e após 223 km com 2.800 metros de desnível acumulado, é provável que a decisão da etapa seja feita por um grupo de fugitivos, ou eventualmente será uma chegada massiva, caso as equipas dos sprinters consigam controlar as hostilidades e os seus homens mais rápidos tenham conseguido recuperar o fôlego após as subidas na parte final.

A terceira etapa (4 de Julho) vai decorrer na totalidade em território galês, com partida em Welshpool e meta em Cardiff (223 km). É a mais exigente das três jornadas, com oito subidas e 3.000 metros de desnível acumulado. A última delas - em Caerfilli - tem 2 km e 8,1% de inclinação e está situada a 12 km da meta, portanto pode definir o vencedor da etapa.

No dia seguinte (5 de Julho) está programado o primeiro dia de descanso, que permitirá à caravana (composta por mais de 3.000 pessoas e centenas de veículos) a deslocação para território francês, onde decorrerá o resto da prova. As restantes etapas serão reveladas em Outubro e publicaremos, como é habitual, todas as novidades aqui no site.
Quanto à Volta a França feminina de 2027, vai começar em Leeds e as primeiras três etapas decorrerão em solo inglês, mais precisamente Manchester, Sheffield e Londres. A prova vai começar no dia 30 de Julho, um mês depois da masculina, mais precisamente em Yorkshire, que recebeu a partida do Tour masculino em 2014. A meta estará localizada no conhecido velódromo local, portanto a primeira vencedora deverá ser uma sprinter.
No dia seguinte, a partida será na mesma cidade e a meta estará localizada em Sheffield, mas o perfil da jornada é mais ondulado. Por sua vez, a terceira etapa vai começar e terminar em Londres.










