comitium

Gonçalo Bandeira domina em S. Brás de Alportel na abertura da Taça de Portugal de DHI

O campeão nacional de Downhill, Gonçalo Bandeira, entrou da melhor forma na nova época, impondo-se hoje, em S. Brás de Alportel, na primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal de DHI presented by Shimano.

José Carlos Gomes

Gonçalo Bandeira ganhou a jornada inaugural da Taça de Portugal de DHI 2021
Gonçalo Bandeira ganhou a jornada inaugural da Taça de Portugal de DHI 2021

O corredor natural da Lousã puxou dos galões e não deu hipóteses à concorrência. Logo na descida de qualificação mostrou que estava melhor do que os adversários, estabelecendo a melhor marca da jornada, 2’43’’955.

Na final, Bandeira foi um pouco mais lento, com 2’44’’412, o suficiente para sagrar-se vencedor. Tiago Ladeira (Miranda Factory Team) foi o rival mais próximo e melhorou a marca pessoal entre a descida matutina e a vespertina, acabando no segundo lugar, a 687 milésimos de Gonçalo Bandeira. O britânico Brett Wheeler (MCF/XDream/Município de S. Brás) fechou o pódio, a 2,859 segundos.

MargaridaBandeira cópia
Margarida Bandeira

 

A família Bandeira destacou-se também na categoria feminina de elite. Margarida imitou o irmão Gonçalo e suplantou a concorrência. Cumpriu a descida final em 3’36’’503, menos 49,731 segundos do que Joana Nunes (Casa do Povo de Abrunheira) e menos 59,582 segundos do que Marta Simões (CAJ Raposa), que completaram os lugares de honra.

Rui Freitas impôs-se entre os juniores, com 2’55’’182, menos 4,330s do que Mario Ruiz (Miranda Bike CC) e menos 21,130 do que Luís Cunha (Bike House DH Team/Guimarães). Em cadetes triunfou Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print). Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) estreou a nova categoria de infantis.

Entre os veteranos destacaram-se o master 30 Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing), o master 40 Paulo Domingues e o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás). A Wildpack Município de S. Brás venceu por equipas.

A segunda prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano disputa-se em Boticas, no dia 16 de maio.

Arquivado em:

Como examinar uma bicicleta em segunda mão

Relacionado

Estás a pensar comprar uma bicicleta em segunda mão? Primeiro lê este artigo

Kate Courtney tem um novo projeto

Relacionado

Kate Courtney tem um novo projeto

Grande entrevista Ana Santos

Relacionado

Grande entrevista: Ana Santos

Teste Giant Trance X Advanced

Relacionado

Giant Trance X Advanced: a bicicleta inteligente

Os melhores videos