Já foi apresentada a edição nº86 da Volta a Portugal em Bicicleta, uma prova que decorrerá entre 6 e 17 de Agosto e que poderá logo na primeira etapa deixar em evidência quem são os líderes menos preparados para as agruras que vão encontrar ao longo de duas semanas. Neste artigo poderás encontrar um resumo das etapas, os mapas de altimetria e ainda as equipas convidadas.
Os ciclistas terão de percorrer no total 1.581 quilómetros, e encontrarão durante as 10 etapas 28 contagens de Montanha e 27 Metas Volantes.
ETAPAS:
PRÓLOGO: MAIA (3,4 km)
A cidade da Maia volta a receber - 23 anos depois - uma partida da maior prova de ciclismo em Portugal. O Prólogo terá 3,4 km maioritariamente planos e dará a conhecer o primeiro Camisola Amarela Continente.

1ª ETAPA: VIANA DO CASTELO - BRAGA (162,3 km)
A primeira etapa vai começar no Minho, com partida oficial em Viana do Castelo, passará por Valença e terá uma exigente parte final em Braga, com uma dupla subida ao "Bom Jesus" e Santuário do Sameiro. Será o primeiro embate entre os favoritos à geral.

2ª ETAPA: FELGUEIRAS - FAFE (167,9 km)
A segunda jornada tem um ponto quente, a passagem pelo troço de 4,5 km do Rally de Portugal, na Casa do Penedo, sensivelmente ao quilómetro 140. A meta será na Praça 25 de Abril em Fafe e espera-se, como é habitual, uma enchente.

3ª ETAPA: BOTICAS - BRAGANÇA (185,2 km)
O início da terceira jornada será nas "Terras do Barroso" e a chegada será, pela 21ª vez, em Bragança. Esta será a etapa mais longa e terá uma "armadilha" ao quilómetro 146 na Serra da Nogueira, uma subida de primeira categoria.

4ª ETAPA: BRAGANÇA - MONDIM DE BASTO (182,9 km)
Esta é a segunda maior etapa da Volta e está repleta de momentos quentes, como provam dois prémios de montanha de primeira categoria (Serra do Alvão e Mondim de Basto), uma de segunda (Alto do Pópulo) e uma de terceira (Leirós). Obviamente a subida final à Senhora da Graça, no Monte Farinha, será o momento decisivo.

5ª ETAPA: LAMEGO - VISEU (155,5 km)
A histórica cidade de Lamego, vai fazer a ligação à cidade de Viriato, com a Avenida Europa, em Viseu, a ver terminar a 5ª etapa, à segunda passagem na Meta, após um emotivo circuito final que, dará lugar ao merecido dia de descanso em Viseu.

6ª ETAPA: ÁGUEDA-GUARDA (175,2 km)
A zona onde está o maior cluster de empresas ligadas à produção de bicicletas vai acolher a partida da 6ª etapa, rumando depois o pelotão para a cidade mais alta de Portugal, a Guarda. Será uma jornada dura, quebra pernas e que fará a primeira incursão à Serra da Estrela.

7ª ETAPA: SABUGAL - COVILHÃ (179,3 km)
Embora durante os primeiros 150 km a etapa tenha uma orografia acessível, o pelotão vai entrar na alta montanha, mais precisamente pela vertente da Covilhã, uma das mais difíceis. Os ciclistas vão subir pelas Penhas da Saúde em direção à Torre, a única subida de categoria máxima na prova. Será um dia decisivo para os líderes.

8ª ETAPA: FERREIRA DO ZÊZERE - SANTARÉM (178,2 km)
A Vila de Ferreira do Zêzere estreia-se como ponto de partida de uma etapa na Volta a Portugal. Esta jornada será ideal para uma fuga ou para uma chegada ao sprint. A meta estará situada na Avenida Dom Afonso Henriques.

9ª ETAPA: ALCOBAÇA -MONTEJUNTO (174,4 km)
Alcobaça, na região Oeste, vai acolher a partida de uma etapa especial que vai permitir a homenagem a Joaquim Agostinho, durante a passagem por Torres Vedras. O pelotão terá de se acautelar com o vento, que poderá provocar estragos, na ligação à Serra de Montejunto, a última grande oportunidade de os líderes discutirem a Volta.

10ª ETAPA: LISBOA (16,7 km) - CRI
A Praça do Imperio, em Lisboa, acolherá o final da 86ª Volta a Portugal Continente. Os cerca de 16,7 km, perfeitamente planos, do contrarrelógio individual, da 10ª etapa, que medeiam entre a Praça do Imperio, Algés, Cruz Quebrada, Alcântara, Quinta do Cabrinha e regresso à Praça do Imperio, reserva para os especialistas um excelente último dia de prova. Contudo, será, entre os principais protagonistas da classificação geral individual, que vão recair as maiores atenções. Certo é que Lisboa, e a Praça do Imperio, com o ex-libris Mosteiro dos Jerónimos como “Pano de Fundo” vai coroar os mais fortes da 86ª Volta a Portugal Continente.
EQUIPAS
CAMISOLAS EM DISPUTA
- A Camisola Amarela Continente identifica o ciclista que lidera a classificação geral.
- A Camisola Laranja Galpa distingue o ciclista que acumula a maior pontuação nas Metas Volantes.
- A Camisola Azul Paredes Rota dos Móveis identifica o melhor trepador.
- A Camisola Branca Placard vai ser envergada pelo melhor ciclista da categoria Sub23.
- Será atribuído um Prémio pelos Jogos Santa Casa em cada etapa ao melhor português.
ETAPA DA VOLTA
No dia de descanso da Volta (12 de Agosto), Viseu vai acolher um passeio de cicloturismo de 75 km com 1.200 metros de desnível positivo aberto a amadores. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em www.volta-portugal.pt/etapadavolta.
Para além disso, no dia 11 de Agosto Viseu vai ter um concerto da banda GNR pelas 22h no recinto da Feira de São Mateus. A entrada é gratuita.