Numa edição da Volta a Espanha estranha e complicada para Juan Ayuso, o ciclista da UAE Emirates-XRG já soma duas vitórias, apesar de estar em conflito com a direção da sua equipa. Bateu ao sprint Javier Romo da Movistar em Corrales de Buelna, após ambos terem integrado uma fuga de 52 ciclistas.
🏆Segunda etapa a la cazuela🏆
— Teledeporte (@teledeporte) September 4, 2025
Juan Ayuso le gana la partida a Javier Romo en el mano a mano y se lleva la victoria en la etapa 12 de #lavuelta.
✍️La crónica, del enviado especial @Rodfbh1, en https://t.co/Lt8ES78GFR
🔴#VueltaRTVE4s #LaVuelta25 pic.twitter.com/Jf9EO4DJLC
Nenhum dos favoritos se movimentou na subida final, já a pensar na dura etapa de amanhã nas Astúrias, com três subidas difíceis e meta no Angliru.
Como o pelotão permitiu o sucesso da fuga, faltava saber qual dos 52 ciclistas seria o vencedor. A UAE Emirates-XRG, apesar do caricato episódio com Juan Ayuso, foi uma das equipas que mais trabalhou para a vitória e Marc Soler fez um excelente lançamento para Juan Ayuso, que levou na sua roda Javier Romo. Na parte inicial, ambos cooperaram e conseguiram manter à distância o francês Brieuc Rolland (Groupama-FDJ), mas nos quilómetros finais, Ayuso não ajudou a puxar na dianteira. Obviamente graças a esta poupança de energias bateu ao sprint Romo na meta.
Foi a segunda vitória de Ayuso nesta edição da Volta a Espanha, e a oitava esta temporada. É também a vitória número 78 da UAE Emirates-XRG este ano, tendo os diretores a ambição de bater o recorde de 85 vitórias obtido pela Columbia-HTC em 2009.
O francês Brieuc Rolland foi terceiro, a 13 segundos e a 17 segundos chegou um grupo com 16 ciclistas, liderado por Victor Campenaerts e Mads Pedersen, que consolida a camisola verde.
O grupo dos favoritos cortou a meta a 6m22, com o líder Jonas Vingegaard a poupar energias para a dura etapa de amanhã onde pretende aumentar a sua vantagem. Lembramos que João Almeida está a 50 segundos e Tom Pidcock está a 56. Seguem-se Torstein Traeen a 1m06 e Felix Gall a 2m16. Bruno Armirail está agora no sexto lugar a 2m23, ficando à frente de Jorgenson, Hindley, Ciccone, Pellizzari e Riccitello, que sai do top-10.
Amanhã será uma das etapas mais importantes desta Vuelta, com a subida ao Angliru (12,4 km a 9,7% de inclinação média, e rampas que atingem 23%). Será uma jornada longa de 202 km e para além do Angliru os ciclistas vão ter de subir La Mozqueta (6,3 km a 8,4%) e El Cordal (5,5 km a 8,8%), ambas de primeira categoria.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com