A novela entre Juan Ayuso e a UAE Emirates-XRG ainda não terminou. Ontem, e depois de todo o pelotão ter conhecimento da rescisão antecipada de contrato entre Ayuso e a equipa dos Emirados, o espanhol fez algumas declarações polémicas nas quais acusa a direção da sua equipa de contínuas faltas de respeito e de querer prejudicar a sua imagem, além de não respeitar aquilo que estava acordado sobre o anúncio da sua saída.
"Quero dizer-vos que não estou de acordo com o comunicado da equipa. Ontem por volta as sete da tarde foi emitido o comunicado e eu só fui avisado às seis e meia, embora ontem alguns jornalistas já soubessem da notícia. Tínhamos combinado que a notícia só seria divulgada quando terminasse a Volta a Espanha para não afetar ninguém a nível desportivo, nem o ambiente na equipa. Por isso, se têm de perguntar a alguém porque é que foi divulgado ontem, é à equipa. Evidentemente, sei porque o fizeram, para voltar a tentar prejudicar a minha imagem, com um comunicado com o qual não estou de acordo. Eles falam de valores e de união, e isso são coisas com as quais estou de acordo. Ontem também aproveitaram as infelizes palavras do Almeida; eu já falei com o João e ele pediu-me desculpa, porque sabe o que aconteceu. Eu quero ajudar, mas no domingo não estava bem e ele entendeu. Mas quando é uma falta de respeito atrás de outra por parte da direção da equipa, é difícil retribuir com união e integração. Por respeito aos meus colegas gostaria de acabar da melhor maneira esta Volta a Espanha. Estou muito contente de que vocês também saibam o que se passou. O próximo ano vai ser muito bonito, com um novo projeto e estou muito contente".
💥💣 La tremenda rajada de Juan Ayuso recogida por el micrófono de @qiglesias #LaVueltaEnCOPE pic.twitter.com/Nzh8tjeiEk
— COPEdaleando (@Copedaleando) September 2, 2025
Segundo o espanhol, a relação com João Almeida, "por mais que se fale, é boa e ele merece todo o apoio que lhe possa dar, é isso que vou tentar fazer. Gostava de poder terminar bem também a minha relação com a equipa, porque foi isso que tentámos fazer durante toda a negociação antes da Volta a Espanha, mas não é possível quando se trata de uma ditadura".
Ayuso também salientou que a primeira versão do cumunicado que a equipa tinha preparado era muito pior e disseram-lhe que tinha de estar contente por ter sido alterado. "Tentei manter a sanidade e a postura, porque a equipa deu-me muito, mas tem sido muito difícil".
Apesar de tudo, reconhece que tirou um grande peso dos seus ombros ao ter sido divulgada a notícia da sua rescisão de contrato. "Saiu um grande peso de cima dos meus ombros. Estou feliz de ter sido anunciado e de toda a gente saber tudo o que passei nos últimos meses e por que razão a preparação para a Volta a Espanha foi tão difícil".
Aos 22 anos de idade, Ayuso tem 15 vitórias no seu palmarés e admitiu que teve oportunidades na UAE, mas tem objetivos mais altos. "Desportivamente tive oportunidades, mas agora quero outros desafios. Na parte desportiva quero agradecer à equipa", concluiu. A guerra Juan Ayuso continua nos próximos capítulos...