comitium

Vuelta: Jay Vine faz a dobradinha e Vingegaard volta a liderar

O australiano da UAE Emirates-XRG fez parte da fuga e depois passou ao ataque, vencendo em Larra Belagua, batendo a dupla da Movistar composta por Pablo Castrillo e Javier Romo. Torstein Traeen perdeu tempo na subida final e cedeu a liderança, que passa a estar nas mãos de Vingegaard. 

FERNANDO BELDA. FOTOS: LUIS ÁNGEL GÓMEZ (SPRINT CYCLING AGENCY)

Jay Vine faz a dobradinha e Vingegaard volta a liderar
Jay Vine faz a dobradinha e Vingegaard volta a liderar

Após o dia de descanso em Pamplona, a Volta a Espanha entrou na segunda semana com estrondo devido às declarações de Juan Ayuso que assumiu não estar em sintonia com a sua equipa. Mas a grande notícia do dia é a alteração de liderança da prova, que passa a estar nas mãos de Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike). A jornada foi vencida por Jay Vine (UAE Emirates-XRG), fazendo a dobradinha, o qual consolida a sua posição de líder da Montanha.

 

 

Para além disso, o dia ficou marcado pelo abandono de Raúl García Pierna (Arkea) após uma queda e pelo protagonismo da Movistar na fuga, com Pablo Castrillo e Javier Romo a terminarem em segundo e terceiro, respetivamente. 

Por outro lado, vimos uma imagem inédita: Juan Ayuso a trabalhar para o seu líder João Almeida na subida de Larra Belagua que, embora não tenha feito grande diferença, ajudou a deixar para trás o norueguês Torstein Traeen (Bahrain Victorious), que cortou a meta a um minuto de Vingegaard, Almeida, Pidcock, Ciccone, Jorgenson, Hindley, Pellizzari... Devido a este resultado, a camisola vermelha de líder está novamente na posse do dinamarquês da Visma. 

Felix Gall, Egan Bernal e Lorenzo Fortunato perderam tempo, portanto já estão a mais de dois minutos da liderança. 

Raul García Pierna dice adiós a La Vuelta tras sufrir uan dura caída

O FILME DA JORNADA

Esta 10ª etapa ligou o Parque Sendaviva a Larra Belagua (175,3 km) e uma fuga numerosa ditou o rumo dos acontecimentos. O ritmo no início foi altíssimo - acima dos 50 km/h - e na fuga estavam nomes importantes como Jay Vine, Michal Kwiatkowski, Fausto Masnada, Harold Tejada, Bruno Armirail, Louis Vervaeke, Rudy Molard… além de três ciclistas da Movistar (Pablo Castrillo, Javier Romo e Orluis Aular), três da Caja Rural-Seguros RGA (Abel Balderstone, Joel Nicolau e Jakub Otruba) e ainda os espanhóis da Q36.5 Xabier Mikel Azparren e David González.

Javier Romo atacou na subida ao Alto de las Coronas e ficou na frente de corrida com alguns segundos de vantagem sobre o líder da Montanha Jay Vine, que o apanhou na descida. O pelotão estava a três minutos e passados alguns quilómetros, numa estrada a caminho de Larra Belagua, dez ciclistas ficaram na frente: Vine, Romo, Orluis Aular, Julien Bernard, Archie Ryan, Xabier Mikel Azparren, Nicola Conci, Abel Balderstone, Alec Segaert e Kevin Vermaeke. 

Pablo Castrillo

O belga Segaert (Lotto) atacou e ficou na dianteira nas primeiras rampas de Larra Belagua (9,4 km a 6,3%), com 45 segundos de vantagem sobre os seus perseguidores e 3m20 sobre o pelotão comandado pela equipa do líder (Bahrain). A maior dureza da subida estava concentrada na parte inicial - com rampas na casa dos 7 ou 8% - e foi nessa altura que surgiram as movimentações mais sérias. 

Na fuga, Segaert cedeu e Pablo Castrillo tomou a dianteira da corrida, mas a 5,5 km da meta foi ultrapassado por Jay Vine, que tinha acabado de atacar. No pelotão, a UAE Emirates queria endurecer a corrida, com Juan Ayuso a adotar um ritmo forte para levar na sua roda João Almeida. O grupo de favoritos começou a decrescer e foi nessa altura que Torstein Traeen descolou, juntamente com Egan Bernal, Felix Gall, Giulio Ciccone...

João Almeida mostrava ambição e impôs um ritmo alto, só deixando de trabalhar quando a subida suavizou na parte final. Nessa altura, Matteo Jorgenson comandou o grupo de favoritos, mas a um ritmo mais suave, o que permitiu a reentrada de Ciccone. Na frente da corrida, Jay Vine mantinha Castrillo à distância (27 segundos) e conseguiu ganhar a etapa, somando a quarta vitória na Vuelta. 

Castrillo (Movistar) cortou a meta a 35 segundos e o seu companheiro de equipa Javier Romo demorou um pouco mais.

Feitas as contas, Jonas Vingegaard é novamente o líder da classificação geral, Torstein está em segundo a 26 segundos, João Almeida é terceiro a 38 e Pidcock é quarto a 58.

Nesta quarta feira a etapa tem um perfil de clássica, com partida e chegada em Bilbao. Terá sete subidas pontuáveis, duas de segunda categoria, e cinco de terceira, estando a dureza concentrada nos últimos 100 km. 

Etapa 11

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

As principais subidas da segunda semana da Vuelta

Relacionado

Larra Belagua, Angliru e La Farrapona: as principais subidas da segunda semana da Vuelta

Jonas Vingegaard vence no alto de Valdezcaray e aproxima se da liderança

Relacionado

Vuelta: Jonas Vingegaard vence no alto de Valdezcaray e aproxima-se da liderança

Jasper Philipsen vence ao sprint a oitava etapa em Saragoça

Relacionado

Vuelta: Jasper Philipsen vence ao sprint a oitava etapa em Saragoça

Juan Ayuso ressurgiu das cinzas em Cerler

Relacionado

Vuelta: Juan Ayuso ressurgiu das cinzas em Cerler

Juan Ayuso publica comunicado de despedida da UAE Team Emirates

Relacionado

Juan Ayuso publica comunicado de despedida da UAE Team Emirates

UAE Emirates XRG confirma saída de Juan Ayuso no final desta temporada

Relacionado

ÚLTIMA HORA: UAE Emirates-XRG confirma saída de Juan Ayuso no final desta temporada

Ayuso respondeu a João Almeida

Relacionado

Ayuso respondeu a João Almeida

Todos os detalhes das 21 etapas da Volta a Espanha 2025

Relacionado

Todos os detalhes das 21 etapas da Volta a Espanha 2025