comitium

Seleção feminina júnior vai disputar Taça das Nações

No domingo, a Seleção Nacional de Estrada Feminina de Juniores vai disputar a Taça das Nações, que se realiza na Andaluzia, em Jaén. Trata-se do regresso da seleção feminina a estes palcos passados dois anos da última participação.

FPC

Seleção feminina júnior vai disputar Taça das Nações
Seleção feminina júnior vai disputar Taça das Nações

A selecionadora nacional Daniela Pereira convocou seis atletas para este desafio. São elas Bárbara Cunha e Diana Silva (Triumtérmica / Águias de Alpiarça), Bárbara Santos e Daniela Silva (CDASJ / Cyclin'Team / Município de Albufeira), Eva Emídio (Atum General / Tavira / Madre Fruta) – atual Campeã Nacional de Pista em Corrida por Pontos e Eliminação e líder do ranking da Taça de Portugal de Pista nesta última disciplina – e Marta Esteves (Tensai / Sambiental / Santa Marta).

A Taça das Nações Júnior Feminina terá um percurso bem seletivo, com 74,5 km que começam em Úbeda, na Avenida Cristo Rey, às 10h30 espanholas, menos uma hora em Portugal. A chegada está prevista para cerca das 12h30 (11h30 em solo nacional), no mesmo local. Pelo caminho as atletas vão encontrar quatro sectores em sterrato, em diferentes pontos, o último deles, “Guadalupe”, a 10 km da meta.

Estes troços vão trazer emoção, mas também dificuldades acrescidas. A Taça das Nações Júnior Feminina é uma prova de categoria UCI e dependendo da classificação, vai permitir angariar, ou não, pontos UCI para o ranking, que vão garantir vagas para algumas das corridas mais importantes, como sejam os Campeonatos da Europa e do Mundo de Estrada, assim como abrir portas para a participação nos Jogos Olímpicos.

“Com esta participação no domingo pretende-se proporcionar às atletas a possibilidade de estar num pelotão muito competente, com as melhores juniores do mundo e o contacto com essa realidade. As nossas atletas vão perceber qual o ritmo, ao nível internacional, de uma corrida com características muito específicas, visto que vão ser muitos os quilómetros em terra batida”, adiantou Daniela Pereira.

“É um percurso desafiante, o grupo vai ter de perceber o que quer em termos de colocação e de leitura de corrida. É muito importante estarem atentas para conseguirem acompanhar o ritmo. Mas acabarem todas classificadas e se possível com o pelotão seria perfeito. Espero também que venham com uma bagagem maior do que a que tiveram até agora”, advertiu a selecionadora. 

Arquivado em:

Seleções de Estrada Sub 19 e Feminina preparam as próximas competições

Relacionado

Seleções de Estrada Sub-19 e Feminina preparam as próximas competições

BTT para iniciantes femininas

Relacionado

BTT para iniciantes femininas

O caricato caso do ciclismo feminino em Portugal

Relacionado

O caricato caso do ciclismo feminino em Portugal

Tabu da maternidade no ciclismo feminino desmistificado

Relacionado

Tabu da maternidade no ciclismo feminino desmistificado

Testámos o selim feminino Pro Sirin Team

Relacionado

TESTE: selim feminino Pro Sirin Team