comitium

2ª Volta a Portugal feminina já tem data marcada

A segunda edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis vai realizar-se entre 16 e 19 de junho e o percurso já está definido. O pelotão vai percorrer 273,4 quilómetros, começando com um prólogo, em Loures, e terminando com uma etapa em linha que finaliza em Anadia, com duas voltas ao circuito que, semanas depois, irá receber o Campeonato da Europa de Estrada.

José Carlos Gomes

Raquel Queirós foi a vencedora da primeira edição da Volta a Portugal feminina
Raquel Queirós foi a vencedora da primeira edição da Volta a Portugal feminina

Depois do sucesso desportivo e social da histórica primeira edição, a Volta a Portugal Feminina Cofidis entra em fase de consolidação desportiva e de expansão territorial. A segunda edição leva as emoções do ciclismo feminino a diferentes regiões.

As partidas e chegadas do prólogo e das três etapas atravessam cinco comunidades intermunicipais: Área Metropolitana de Lisboa e as comunidades intermunicipais do Oeste, Médio Tejo, Região de Leiria e Região de Aveiro.

A prova inicia-se com um prólogo de 2,9 km, em Loures, a partir das 16h00 de dia 16 de junho, feriado nacional. Será um contrarrelógio individual, que ajudará a marcar as primeiras diferenças, mas que, por ter uma distância curta, manterá tudo em aberto na luta pela classificação.

A primeira etapa em linha, no dia 17, parte de Vila Franca de Xira, às 12h30, para chegar a Torres Vedras, junto à icónica estátua que homenageia Joaquim Agostinho, cerca das 15h00, depois de percorridos 87,6 km. É a menos exigente das etapas em linha em termos de orografia, mas pode guardar surpresas, por passar em zonas onde o vento, por vezes, faz a sua aparição com alguma intensidade.

Num percurso com nível de exigência crescente de etapa para etapa, surge a terceira jornada competitiva, segunda etapa em linha, no sábado, 18 de junho. A partida será em Monte Redondo, concelho de Leiria, às 12h45. O itinerário terá 78,1 km, que incluem o prémio de montanha de segunda categoria, no alto do Reguengo, a 22,5 km da chegada, que acontecerá por volta das 15h00, em Ourém.

A etapa-rainha será a terceira e última, no dia 19. As corredoras partem de Aveiro às 12h15 para uma viagem de 104,7 km, que irá terminar em Anadia, cerca das 15h15. A fase final ficará marcada por duas voltas ao circuito que irá receber as provas de fundo do Campeonato da Europa, que a Federação Portuguesa de Ciclismo irá organizar entre 30 de junho e 19 de julho. A exigência deste circuito marcará diferenças e será determinante no apuramento da sucessora de Raquel Queirós como vencedora da Volta a Portugal Feminina Cofidis.

“A Volta a Portugal Feminina é herdeira da Volta a Portugal, nascida em 1927, motivo pelo qual tem um compromisso com o território, procurando levar a festa do ciclismo aos mais variados locais. A edição deste ano apresenta uma maior cobertura territorial, sem perder o equilíbrio desportivo. O percurso é variado, apresentando etapas para diferentes perfis de ciclistas. Espera-se que adicione emoção e competitividade ao evento. O final será, certamente, em festa, no circuito que semanas depois irá receber, em Anadia, o Campeonato da Europa de Sub-23 e Juniores”, considera o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

Raquel Queirós já enverga as cores da equipa MMR Factory Racing

Relacionado

Raquel Queirós já enverga as cores da equipa MMR Factory Racing

Raquel Queirós ganhou a 1.ª Volta a Portugal Feminina Cofidis

Relacionado

Raquel Queirós ganhou a 1.ª Volta a Portugal Feminina Cofidis

Raquel Queirós ganha em Loures a segunda etapa da Volta a Portugal feminina

Relacionado

Raquel Queirós ganha em Loures a segunda etapa da Volta a Portugal feminina

Edição nº9 da revista CICLISMO A FUNDO já disponível

Relacionado

Edição nº9 da revista CICLISMO A FUNDO já disponível