UCI alerta que poderá ser necessário reorganizar o calendário

Após o adiamento de várias provas devido à pandemia, o organismo máximo do ciclismo mundial já alertou que poderá mesmo ser necessário reordenar o calendário internacional.
EFE / Foto: Bettini -
UCI alerta que poderá ser necessário reorganizar o calendário
UCI alerta que poderá ser necessário reorganizar o calendário

Depois do cancelamento ou adiamento de provas como a Volta à Comunidade Valenciana, Volta ao Algarve, Volta à Andaluzia, entre outras, o Presidente da UCI, o francês David Lappartient, assegurou que o organismo que dirige está a seguir de perto a situação.

"Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para manter as provas. Em Fevereiro, teremos provas em França, a Estrela de Bessèges, o Tour de la Provence, o Tour des Alpes Maritimes e a Drôme-Ardèche Buckles, enquanto em Espanha será disputada a Clássica de Almería. Nos Emirados terá lugar o Tour UAE, mas é óbvio que estamos a acompanhar de perto o que se está a passar", comentou David Lappartient.

O Presidente da UCI tem mantido reuniões todas as semanas com o departamento de competição da UCI, e a cada quinzena com a Associação de Ciclistas Profissionais (ACP), com a AIGCP (Associação das Equipas) e com a AIOCC (Associação dos Organizadores).

Para Lappartient, será necessário "colocar alguma ordem" no calendário para evitar que todas as equipas e ciclistas optem pelas mesmas provas. "Acabaríamos por ter semanas com cinco ou seis provas. Estamos à espera do mês de Março para ver primeiro quais são as provas realmente canceladas e depois decidimos se será necessário reorganizar o calendário".

Caso seja necessário reagendar provas, Lappartient salientou que convém evitar coincidir com a Volta a França devido aos compromissos televisivos, contudo é improvável que tal aconteça. "Nem todos participam no Tour e os restantes ciclistas precisam de competir".

Este será um ano muito complicado, pois no calendário também pontificam os Jogos Olímpicos. Pelo segundo ano consecutivo, o ciclismo poderá ver um conjunto de provas condensadas no final da temporada. Teremos de aguardar para ver o que nos reserva a época competitiva...