Treino

O que é melhor? Pedalar em pé ou sentado?

Nas subidas é normal ter esta dúvida. Devemos mantermo-nos sentados e procurar a cadência ideal ou endurecer um pouco o ritmo e pedalar de pé?

Yago Alcalde

1 minuto

O que é melhor? Pedalar em pé ou sentado?

É uma boa pergunta. E a resposta é que, em regra, é preferível pedalar sentado. Simplesmente porque é mais económico em termos de dispêndio de energia. Gastamos menos e a pulsação é inferior àquela que teríamos se pedalássemos de pé.

No entanto, pedalar de pé tem algumas vantagens: produzimos mais watts e permite-nos descansar um pouco o corpo ao mudarmos de posição. Ao colocarmo-nos de pé contamos com uma força extra para pedalar com mais potência, ou seja, com o nosso peso corporal, que se une à força que podemos fazer com os músculos extensores desta zona (glúteos e isquiotibiais), dos quadríceps e dos gémeos. Além disso, balancear a bicicleta ajuda a aplicar as forças mais verticais e ainda fazemos força extra com os braços e tronco. Por isso sprintamos de pé, porque somos capazes de fazer mais força.

Por este motivo, pedalar de pé é muito útil para superar subidas curtas. Outro aspeto positivo de pedalar de pé é que serve para modificar ligeiramente a ação muscular, e, portanto, pode implicar um pequeno descanso se já levarmos muito tempo sentados, já que entram em funcionamento outras fibras musculares. Também a zona perineal é capaz de ficar algo adormecida se passarmos muito tempo estáticos em cima do selim, pelo que pedalarmos de pé significa sempre um alívio, fazendo com que o sangue volte a circular bem nesta zona.

Por estas razões, em subidas longas, um boa recomendação é que a cada 5 a 7 minutos baixes um ou dois carretos e pedales de pé durante 30 segundos ou um minuto. O inconveniente de pedalar de pé muito tempo é que o gasto energético é maior e ao longo do tempo fará com que nos fatiguemos mais depressa. Aparte isto, deve-se ter em conta que ao pedalar de pé perde-se muita tração ao retirar o peso da roda traseira, e haverá muitas zonas onde pode ser impossível pedalar de pé. 

IMPORTANTE: Se notares que pedalas muito tempo de pé é possível que a colocação do selim não seja a correta.

 

Etiquetas:

Relacionados