Em regra, o pequeno almoço antes de uma volta dura de bicicleta, ou de uma prova, deve ser rico em hidratos de carbono. Porquê? Porque é o nutriente que nos vai proporcionar a energia necessária para pedalar em esforço. O pão e os cereais possuem muitos hidratos de carbono (se forem integrais, melhor ainda), bem como a massa, o arroz e a fruta. Assim, qualquer pequeno almoço que contenha estes alimentos é adequado. O ideal é ingerir entre 100 e 200g de hidratos de carbono, mas este valor depende do tempo disponível entre o pequeno-almoço e a partida.
Quanto menos tempo tivermos, mais cuidado devemos ter. É preferível comer um pouco menos para evitar ter o estômago cheio na altura da partida (do treino ou prova). Nesse caso, 100g são suficientes. No pequeno almoço devemos evitar gorduras em excesso, proteína ou fibra, pois irão retardar a digestão e não são nutrientes necessários nessa altura do dia.
Um batido de proteínas antes de uma prova ou treino duro não faz qualquer sentido pelo motivo que explicámos atrás. E também convém vigiar o jantar do dia anterior a essa prova ou treino duro: opta por massa ou outro hidrato de carbono para garantir reservas suficientes no teu organismo.