Será que vale a pena tomar vitaminas?

Que papel têm no meu rendimento desportivo? Para que servem? Todas as respostas, já a seguir...
Revista BIKE -
Será que vale a pena tomar vitaminas?
Será que vale a pena tomar vitaminas?

 

1 O QUE SÃO? 

As vitaminas são compostos químicos essenciais para a fisiologia humana.  

2 PARA QUE SERVEM? 

São catalizadores (precursores) de múltiplos procesos químicos que acontecem no organismo.

3 ONDE SE ENCONTRAM?

As vitaminas encontram-se principalmente nos alimentos vegetais em estado crú. 

4 COMO É QUE CONSIGO INTRODUZIR NO ORGANISMO TODAS AS VITAMINAS NECESSÁRIAS?

Seguindo a norma de ingerir 5 porções de vegetais ou fruta fresca por dia. Cozinhar pouco os alimentos e ingeri-los sem que passe muito tempo desde que foram cozinhados ajuda a conservar as vitaminas. Comer a pele da fruta ou dos frutos secos aumenta a quantidade de vitaminas. 

5 QUANTOS TIPOS DE VITAMINAS EXISTEM?

Há 13 tipos de vitaminas: as hidrossolúveis (dissolvem-se na água) e lipossolúveis (dissolvem-se na gordura). As hidrossolúveis são 9: 8 do grupo B e a vitamina C. Estas vitaminas apenas se armazenam, já que são eliminadas pela urina. As lipossolúveis são 4: A, D, E e K, e armazenam-se no fígado e no tecido adiposo (gordura). 

6 SÂO IMPORTANTES PARA O BTT?

O ciclista, como qualquer outro desportista, tem necessidades de vitaminas maiores do que uma pessoa sedentária, pois gasta mais. Principalmente as do grupo 8, que estão implicadas na formação de glóbulos vernelhos; a C, necessária para assimilar o ferro; e a vitamina E pelo seu efeito antioxidante.

7 MAS MELHORAM O RENDIMENTO DESPORTIVO? 

Não. Não há nenhuma vitamina que nos ajude a render mais. Apenas devemos procurar proporcionar ao organismo as vitaminas necessárias para manter as suas funções habituais. Seguir uma dieta variada abundante em frutas e verduras será suficiente para proporcionar todas as vitaminas necessárias.

8 É NECESSÁRIO TOMAR SUPLEMENTOS?

Aqueles ciclistas que não têm a certeza de conseguir realizar uma dieta variada podem tomar um suplemento de vitaminas na época onde colocam mais carga nos treinos. Mas não o devem fazer como algo frequente, porque - entre outras coisas - a vitamina D e A podem ser tóxicas se forem tomadas em excesso. 

9 COMO É QUE POSSO SABER SE ESTOU A INGERIR VITAMINAS SUFICIENTES? 

Quando há um déficit de vitaminas, costumam surgir os seguintes sintomas: sangramento frequente das gengivas, estrias nas unhas, dores musculares, problemas de visão, falta de ânimo, problemas de memória...