Como manter a boa forma que tínhamos alcançado antes do confinamento

Se seguiste um plano de treino para uma prova em concreto e agora queres tentar manter esse estado de forma, lê o nosso artigo.
Yago Alcalde e Carlos Pinto -
Como manter a boa forma que tínhamos alcançado antes do confinamento
Como manter a boa forma que tínhamos alcançado antes do confinamento

Imaginemos que estabelecemos um objetivo: chegar na melhor forma possível a uma determinada prova. Conseguimos atingir o objetivo, chegámos à data prevista da prova em plena forma, mas agora que nos sentimos tão bem, queremos mais, queremos chegar assim a outra prova daqui a um mês. É possível, ou isso é impossível?

A boa notícia é que sim, podemos conseguir, e não é assim tão difícil. A nossa proposta é que nestas 4 semamas de transição façamos uma espécie de mini temporada, ou seja, a ideia é irmos aumentando a intensidade dos treinos à medida que nos aproximemos da prova. E antes, devemos fazer uma ou duas semanas de treinos em que a prioridade deve ser dada ao volume, em vez da intensidade.

Na semana posterior à prova o nosso conselho é que treines pouco (semana de transição) e sem seguir nenhuma estrutura de treino. A seguir, podes fazer uma semana de volume com apenas um dia de intensidade para não perder a forma. Posteriormente, o ideal é planificar duas semanas de treino, que incluam 4 treinos de qualidade, ou seja, que incluam intensidades perto do ritmo de competição.

Durante estas duas semanas de treinos de maior intensidade, as restantes sessões de treino devem ser feitas a intensidades baixas para não comprometer a recuperação das sessões de alta intensidade.

Por último, sugerimos planificar uma última semana de treino com pouco volume e com alguma intensidade para chegarmos à prova descansados.