comitium

Última hora: W52-FC Porto prestes a subir para o escalão Pro Continental

A equipa de Nuno Ribeiro passará de um orçamento de 500.000 euros para um a rondar 1.000.000 de euros.

www.mountainbikes.pt

A W52-FC Porto prestes a subir para o escalão Pro Continental
A W52-FC Porto prestes a subir para o escalão Pro Continental

A equipa de ciclismo W52-F.C. Porto, vencedora da Volta a Portugal, entregou à UCI um caderno de proposta de subida de escalão. Atualmente no escalão Continental, a estrutura liderada por Nuno Ribeiro aspira a chegar ao escalão Pro Continental, precisamente abaixo do World Tour.

Se for aceite e validado pela UCI, a W52-FC Porto passa a ser a única equipa portuguesa com possibilidade de participar em provas de nível superior, desde que receba convites dos organizadores. Nuno Ribeiro, Diretor Desportivo da equipa, salientou que a equipa não se deve demarcar da sua génese, deixando no ar a ideia de que a Volta a Portugal continuará a ser a prioridade em 2019, e que se o projeto for avante no primeiro ano nesse escalão será uma época de aprendizagem e de contato com uma realidade diferente.

Dificilmente a W52-FC Porto receberá uma proposta para participar numa Volta a Itália ou Volta a França no ano de estreia enquanto Pro Continental, mas abrem-se as portas para outras corridas de grande nível que podem dar projeção e prestígio à super equipa portista.

O orçamento da equipa passará dos 500.000 euros para cerca de 1 milhão de euros, um valor modesto tendo em conta a realidade existente no escalão, mas que poderá permitir à equipa entrar numa nova realidade e, acima de tudo, aspirar a outros resultados desportivos e maior projeção mediática.

Nuno Ribeiro foi parco em palavras no que diz respeito à equipa, mas terá de reforçar obrigatoriamente o plantel, o staff e o número de viaturas e condições, algo que deverá ser assegurado com o investimento dos patrocinadores privados, da própria W52 e do Futebol Clube do Porto. 

A própria estrutura foi reforçada recentemente com um novo responsável de Marketing, para ajudar nesta tarefa.