Notícias

Volta ao Algarve em destaque na maior feira de turismo espanhola

A Volta ao Algarve - cuja 52ª edição vai decorrer entre 18 e 22 de Fevereiro e vai contar com João Almeida, Juan Ayuso, Derek Gee, Florian Lipowitz, Richard Carapaz, entre muitos outros ciclistas conhecidos - aproveitou a maior feira espanhola ligada ao turismo (FITUR) para se promover.

Ciclismo a fundo. Fotos: Volta ao Algarve

2 minutos

Volta ao Algarve em destaque na maior feira de turismo espanhola

A Volta ao Algarve voltou a estar presente na FITUR - Feira de Turismo espanhol - que terminou no domingo em Madrid, reforçando o posiocionamento da prova como um dos principais eventos âncora da região e uma poderosa ferramenta de promoção turística do Algarve a nível nacional e internacional. 

Tal como em 2025, a Federação Portuguesa de Ciclismo foi convidada pelo Turismo do Algarve para apresentar a edição de 2026 no seu stand, sublinhando o papel do desporto como motor de promoção do território, de captação de visitantes e como forma de combater a sazonalidade.

Durante a apresentação da prova, que foi realizada pelo ex-ciclista profissional Luis Pasamontes, foi sublinhada a dimensão internacional da Volta ao Algarve e a sua capacidade única de percorrer o território, aproximando as povoações e mostrando o Algarve de uma perspetiva diferente, de forma autêntica, contínua e próxima das pessoas. 

CINCO ETAPAS COM NOVIDADES

Integrada na categoria UCI ProSeries (2.Pro), a 52ª Volta ao Algarve vai decorrer ao longo de cinco etapas (18 a 22 de Fevereiro), com um total de 673,6 km, unindo a costa ao interior da região algarvia. A prova vai começar em Vila Real de Santo António e terminará no emblemático Alto do Malhão, em Loulé. O contrarrelógio de Vilamoura, a subida ao Alto da Fóia (por uma vertente inédita) e a introdução de "pontos quentes" (metas volantes consecutivas com bonificações de tempo) são algumas das principais novidades desta edição. 

Isto permitirá "tornar a prova mais interessante do ponto de vista desportivo", como referiu Cândido Barbosa, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo. 

O pelotão será composto por 24 equipas, incluindo 12 do WorldTour, 3 ProTeam e as 9 formações continentais portuguesas, garantindo um elevado nível competitivo. 

A UAE Emirates, uma das mais fortes equipas do mundo, com um orçamento anual que supera os 50 milhões de euros por ano, garantiu a presença e será liderada pelo luso João Almeida, segundo classificado em 2025, logo atrás do dinamarquês Jonas Vingegaard.

Esta edição da Volta ao Algarve marcará o reencontro entre João Almeida e Juan Ayuso, antigos companheiros de equipa e agora rivais. Será o primeiro duelo desde que o espanhol saiu da UAE Emirates-XRG e ingressou na Lidl-Trek. 

O equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) também confirmou a presença, bem como Derek Gee (colega de Ayuso na Lidl-Trek), Julian Alapahilippe (Tudor Pro Cycling Team), Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) e Arnaud de Lie (Lotto-Intermarché). 

Todas as etapas da Volta ao Algarve serão transmitidas em direto através da RTP2 e RTP Play, enquanto a distribuição internacional estará a cargo da Warner Bros Discovery, através dos canais Eurosport e HBO Max, alcançando dezenas de países e milhões de espetadores em todo o mundo. 

O Presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, salientou que “a Volta ao Algarve é uma vitrine de excelência para a região, devido ao seu alcance internacional e à visibilidade que garante em mercados estratégicos. Para além do espetáculo desportivo, a prova reforça a posição do Algarve como um destino preparado para acolher grandes eventos e ajuda a atrair visitantes fora da época alta.”

Etiquetas:

Relacionados