comitium

Val d'Aran, um paraíso com mais de 370 km para os fãs de gravel

Val dÁran, situado nos Pirenéus catalães, tem mais de 370 km de trilhos florestais e inúmeras oportunidades para desfrutar da bicicleta de gravel. A sensação de isolamento que transmite especialmente neste percurso de três dias que fizemos, permitiu que vivessemos a experiência de uma forma relaxada e tranquila.

ANNIKA MÜLLER. FOTOS: ANNIKA MÜLLER/ TURISMO VAL D´ARAN

Val d'Aran, um paraíso com mais de 370 km para os fãs de gravel
Val d'Aran, um paraíso com mais de 370 km para os fãs de gravel

Uma curva aqui, outra acolá e voilà! Já consigo ver os bonitos telhados de ardósia nas casas da pequena aldeia de Montcorbau. Aqui, no largo da igreja, finalmente posso descansar. A minha pulsação volta ao normal, lentamente, depois de uma subida inclinada através de um caminho sinuoso. Neste primeiro de três dias ficamos logo com a noção de que o roteiro é fisicamente exigente e cheio de paisagens impressionantes, levando-me no sentido dos ponteiros do relógio neste vale dos Pirenéus. 

montse bacardit penarroya 1
Foto: Montse Bacardit Peñarroya

Dizem que Montcorbau só tem 21 habitantes, mas não vejo absolutamente ninguém. A sensação de isolamento é enorme em Val d´Aran, onde vivem 10.000 pessoas em cerca de 630 km quadrados. Inclusive no centro, em Vielha, parecia que os relógios andam a uma velocidade diferente. 

Val d´Arán tem uma área de 632,93 km². É um dos locais mais bonitos dos Pirenéus.

Foi precisamente em Vielha que comecei esta viagem de gravel e que dura três dias. A cidade tem um número modesto de habitantes, cerca de 5.600. Predominam casas de pedra tradicionais de granito escuro com típicos telhados em ardósia. No largo da igreja, sentei-me numa sombra a tomar um café. O meu objetivo hoje é conhecer os recantos mais bonitos da região ao longo de 160 km e com cerca de 5.000 metros de desnível. O percurso de hoje não deixa de parte nenhum dos locais mais emblemáticos, os quais estão - na maior parte - situados a mais de 2.000 metros de altitude. 

valdaranphotos 2
Foto: @val d'aran photos

ERA RODA

O percurso segue na maior parte o caminho "Era Roda Compact". Nos últimos anos foram desenhados vários roteiros de bicicleta sob o conceito "Era Roda" em Val d´Aran. Destacam-se o "Era Roda Classic Tour", que é ainda maior e tem 210 km de extensão. No site Era Roda podes encontrar não só estas sugestões de rotas, como opções de alojamento. Além disso, como é óbvio, também te podes inscrever no Era Roda Gravel Granfondo (110 km de extensão). 

montse bacardit penarroya 2f

Foto: Montse Bacardit Peñarroya

Estes percursos circulares percorrem na sua maioria caminhos florestais e zonas com gravilha. São cenários pitorescos através de florestas de faia e carvalho, mas sempre com vista para o impressionante Maciço de Maladeta, incluindo o pico mais alto dos Pirenéus, o Aneto, a 3.404 metros. Além disso, também passamos em aldeias tranquilas com igrejas românicas, que estão entre os patrimónios culturais mais importantes da Catalunha. 

 

Na fronteira com França, o vale com os seus cumes a mais de 3.000 metros de altitude e os prados verdes, é um paraíso para o ciclismo durante todo o ano. 

Pedalei em caminhos cheios de curvas entre aldeias onde, no século XVIII, oe mercadores vendiam os seus produtos entre França e Espanha utilizando como meio de transporte burros e mulas. O urso pardo ainda existe nesta zona, mas é muito raro vê-lo e desta vez não tive essa sorte. No entanto, num inverno bastante frio, há alguns anos, consegui ver um de longe.

valdaran dsc8077
Foto: @val d'aran photos

UMA CULTURA SINGULAR

Val d´Aran fica situado a norte da cordilheira principal dos Pirenéus e durante muito tempo não se podia aceder a ela, a não ser pelo lado francês. A conexão com este território só ficou normalizada quando foi construído o túnel em Vielha, com 5 km de extensão. Outra forma de aceder a este vale é através da impressionante passagem de Bonaigua. Por isso, é natural que esta zona mantenha uma cultura muito particular e uma língua própria, o aranês. 

folklore
Foto: @val d'aran photos

Val d'Aran tem uma cultura e língua próprias, com um estatuto especial na Catalunha.

Em Val d´Aran, ainda existem os velhos caminhos usados pelos contrabandistas, bem como pelos refugiados (pessoas perseguidas pelo franquismo, após a Guerra Civil, e que fugiam em direção a França). No entanto, os nazis também usaram estas estradas, anos mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial. 

img 0715
Foto: Montse Bacardit Peñarroya

O final da primeira etapa será em Les, um local famoso pelas suas águas termais, onde aproveitámos para tomar um retemperador banho. Quem é fã de boa gastronomia vai encontrar aqui o caviar local Nacariï, o qual é exportado para todo o mundo. A capela de Sant Blai é uma das mais antigas ermidas românicas e vale a pena visitar. 

les dsc4346
Les // Foto: @val d'aran photos

Quando deixei Les, pedalei em direção ao Refugio Honeria, em alta montanha, rodeado de rochas gigantes e uma vegetação escassa. O trilho leva-nos de volta a Les e depois em direção a Bossòst, ladeando a parte norte do vale.

DENTRO DO PARQUE NACIONAL

A estação de esqui de Baqueira Beret - La Val d´Aran é um paraíso para os desportos de inverno com a sua abundante neve. O planalto de Pla de Beret, logo atrás dos teleféricos, a 1.850 metros acima do nível do mar, alberga um interessante percurso circular pelo rio Noguera Pallaresa, rodeado por prados verdejantes. 

mg 0033
Foto: Pedalier

A 6 km de Beret está o Santuário de Montgarri com uma igreja românica do século XVI, um mosteiro e um antigo hospital. Além do rio, encontramos uma aldeia abandonada que testemunha o êxodo rural das décadas de 1950 e 1960. A rota circular de 9 km de comprimento pode ser percorrida com a bicicleta de gravel pelo caminho florestal (a rota feita pelos caminhantes segue um trajeto diferente) e é altamente recomendável. 

A partir de Baqueira entramos na zona periférica do Parque Nacional de Aigüestortes i Estany de Sant Maurici, o único parque nacional da Catalunha. A periferia tem 40.852 hectares, extendendo-se pelas comarcas de Alta Ribagorça, Pallars e Sobirà, Pallars Jussà e Val d'Aran na província de Lleida.

img 4530
Foto: Montse Bacardit Peñarroya

A abundância de água é incrível. O parque tem a maior densidade de lagos e lagoas da Península Ibérica e o maior número de lagos de alta montanha da Europa. A leste, faz fronteira quase direta com o Parque Natural do Alto Pirenéu, que também cobre grande parte do Val d´Aran. 

No verão o Val d'Aran é um paraíso para ciclistas e amigos dos desportos de aventura como o rafting ou a escalada.

O trilho de gravel vira logo abaixo do refúgio de Colomèrs, em direção ao vale. Aqui vale a pena estacionar a bicicleta e caminhar um pouco de modo a conhecer melhor as paisagens idílicas de montanha, com os típicos glaciares de cor azul e verde turquesa. A maior concentração de lagos está nas imediações do Refugio de Colomèrs a 2.115 metros de altitude e provam a atividade glaciar no poderoso Circ de Colomèrs, provavelmente a zona glaciar mais impressionante dos Pirenéus catalães. Há um conhecido percurso circular a partir desse Refugio que tem pouco mais de 5 km e percorre a bacia e liga sete dos maiores lagos, bem como inúmeras lagoas menores. 

valdaranphotos dsc4786
Foto: @val d'aran photos

Depois de percorrer este percurso, voltei a montar-me na minha bicicleta e rumei até Arties. Esta paisagem nada tem a ver com o estereótipo que temos de Espanha. As vistas espetaculares parecem saídas de postais. Gigantes blocos de granito e um céu azul são a imagem de marca desta paisagem ambivalente, selvagem e encantadora ao mesmo tempo. 

A partir daqui vou de regresso a Vielha onde há alguns dias comecei esta aventura. O objetivo? Voltar a sentar-me numa sombra junto ao largo da igreja, mas em vez de um café, vou beber um merecido copo de vinho catalão. 

FICHA TÉCNICA

DIFICULDADE

Percurso exigente, com subidas longas por um dos vales dos Pirenéus. Uma pequena parte do percurso é percorrido através de estradas, mas a maior parte são caminhos de gravilha e estradas florestais. Ocasionalmente são percorridos trilhos. 

COMO CHEGAR

  • De avião: Os aeroportos mais próximos estão localizados em Lleida, Barcelona ou Toulouse. Recomendamos alugar um automóvel no aeroporto. 
  • Autocarro: A partir de Barcelona há um autocarro direto até Vielha (Alsa.es).
  • Comboio/autocarro: Existe a opção de usar o comboio (renfe.es ou rodalies.es) até Lleida e a partir daí apanhar o autocarro. Os autocarros regulares que ligam Bagneres de Luchon (França) a Benasque (Aragão, Espanha) também passam por Val d'Aran.
  • Automóvel: É possível chegar a Val d'Aran desde o sul, através do túnel de Vielha ou por Port de la Bonaigua.
la val d aran 370 km para los amantes del gravel 5jpg
 

ORIENTAÇÃO E MAPAS

Mapa »Val d’Aran« (1:40.000; Editorial Alpina; 12 euros)

MELHOR ÉPOCA DO ANO

É posível praticar gravel desde a primavera até ao final do outono. No entanto, podemos encontrar neve e gelo fora dos meses de verão. Nas altitudes mais elevadas, pode haver neve residual, inclusive no princípio do verão e a primeira queda de neve costuma ocorrer em setembro. 

IDIOMA

Nesta zona, todos falam espanhol, no entanto em Val d´Aran também falam catalão e aranês. Há alguns habitantes que também percebem francês. 

MAIS INFORMAÇÕES

Gabinete de turismo de Vielha: visitvaldaran.com. Província de Lérida: aralleida.cat. Espaços naturais, refúgios etc: parcsnaturals.gencat.cat

Arquivado em:

Gama de selins para gravel Prologo AGX Nack e Space está mais leve

Relacionado

Gama de selins para gravel Prologo AGX Nack e Space está mais leve

Manto, a primeira bicicleta de gravel da Aurum

Relacionado

Manto, a primeira bicicleta de gravel da Aurum

A Syncros tem várias malas e sacos para ciclismo

Relacionado

Já conheces as malas e sacos da Syncros para gravel e bikepacking?

Specialized apresenta as rodas Roval Terra CLX II de gravel e as trepadoras Alpinist SLX

Relacionado

Specialized apresenta as rodas Roval Terra CLX II de gravel e as trepadoras Alpinist SLX

Rebound 2023 pretende unir praticantes de gravel em todo o mundo

Relacionado

Rebound 2023 pretende unir praticantes de gravel em todo o mundo

UCI Gravel World Series terá o dobro das provas

Relacionado

UCI Gravel World Series terá o dobro das provas

Nova Diverge STR promete revolucionar o segmento de gravel

Relacionado

Nova Diverge STR promete revolucionar o segmento de gravel

Suíça, um paraíso para conhecer de bicicleta

Relacionado

Suíça, um paraíso para conhecer de bicicleta