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Nova Diverge STR promete revolucionar o segmento de gravel

A Specialized acabou de apresentar a nova Diverge STR, uma bicicleta de gravel com um revolucionário sistema de amortecimento traseiro que adiciona conforto e que foi desenvolvido durante três anos.

Nova Diverge STR promete revolucionar o segmento de gravel
Nova Diverge STR promete revolucionar o segmento de gravel

A Specialized Diverge é claramente uma das bicicletas de gravel mais cobiçadas no mercado nacional, apesar de os portugeses terem eleito a S-Works Crux a Bicicleta de Gravel do Ano 2022.

Os fãs da Diverge apontam o seu sistema Future Shock como um dos principais argumentos para o sucesso desta bicicleta, mas também a cinemática e a geometria. Mas agora, o sistema de amortecimento Future Shock foi otimizado, após três anos de desenvolvimento. 

A nova versão hoje apresentada, denominada Diverge STR inclui este sistema à frente e atrás, para um conforto superior, mas sem perder a essência. Ou seja, à frente, na zona da direção, tem 20 mm de curso e atrás, um amortecedor proporciona 30 mm. Na prática, havendo menos fadiga e desgaste, o ciclista poderá passar mais horas a pedalar, podendo ir mais rápido, mais longe e entrar em terrenos mais agressivos do que antes. Tudo isto, sem o peso e complexidade de outros sistemas de amortecimento existentes. 

Para além do mais, podemos ajustar o sistema Future Shock, consoante o nosso peso, altura e estilo de condução, algo que os sistemas de outras marcas não permitem. E na prática, trata-se na mesma de um quadro rígido, dado que o sistema como tem um curso limitado destina-se essencialmente a dissipar a maioria das vibrações e impactos volumosos, mas mantém a transferência de potência. 

Este modelo "aditivado" tem como uma das principais mais-valias permitir usar pneus até 47c, para a máxima polivalência e inclui o armazenamento SWAT no tubo diagonal, para podermos guardar ferramentas, kit anti-furos, um impermeável ou o que quisermos. 

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O QUADRO MAIS CONFORTÁVEL DA SPECIALIZED ATÉ HOJE

O quadro da Diverge STR é fabricado no exclusivo carbono Fact 11r e pesa 1050 gramas. Segundo a marca, é o quadro (tirando os de BTT) mais confortável que já produziu e é 100 gramas mais pesado do que o Diverge atual. No entanto, como asseguram os engenheiros da marca, as mais-valias proporcionadas por esta nova tecnologia compensam muito bem os 100 gramas de diferença. 

E se pensas que por trazer este sistema de amortecimento a polivalência desta bicicleta de gravel fica diminuída, enganas-te. Pode na mesma levar alforges e bolsas sem qualquer problema pois foi testada nesse tipo de situações. E se pretendes participar em eventos de gravel, mesmo aqueles cronometrados, está mais do que apta. 

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O "SALTO GRAAL" DA DIVERGE STR: FUTURE SHOCK

Embora a bicicleta de estrada Roubaix, usada nas provas mais duras de estrada como o Tour de Flandres e Paris-Roubaix tenha sido o "berço" do sistema Future Shock, até faz mais sentido no gravel devido à diversidade de terrenos onde esta modalidade é praticada, alguns deles técnicos. Na parte frontal o sistema de amortecimento hidráulico tem 20 mm de curso e pode ser ajustado através de um pequeno botão rotativo presente no topo da tampa da direção. É descomplicado, fácil de ajustar e permite regular em tempo real segundo as nossas preferências. Quem já experimentou este sistema já deve conhecer o seu funcionamento, que é maioritariamente rígido.

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No entanto, para desenvolver um sistema traseiro fiável foram desenvolvidos alguns protótipos, alguns deles demasiado complexos para serem comercializáveis. Desenvolver um sistema de amortecimento traseiro numa bicicleta rígida sem alterar o seu comportamento é complicado, por isso foram tidas em conta as forças provenientes do solo (quando a roda traseira sofre impactos, move-se para cima), as energias contrárias do quadro (apesar de o quadro se mover consoante as oscilações do terreno, o nosso corpo exerce uma pressão para baixo) e gestão da potência (ou seja, o objetivo era não prejudicar a transferência de potência do ciclista para a bicicleta). 

A solução encontrada é revolucionária no gravel e consiste num sistema que inclui um amortecedor colocado dentro do tubo horizontal, com um tendão de ligação a um espigão do quadro, o qual se move, funcionando como se fosse uma mola. Ou seja, quando a roda traseira recebe um impacto, move-se para cima, fazendo com que o espigão do quadro se mova e o amortecedor gere esse movimento (consoante o ajuste que lhe fizermos tendo em conta o nosso peso, altura e estilo de condução), minimizando o desconforto. 

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Isto significa também que passam a existir dois espigões na Diverge, um do selim (aquele que todas as bicicletas têm) e um do quadro, que se move consonte as necessidades de dissipação dos impactos. Em todo o caso, é possível substituir o espigão de selim por um telescópico, se assim o pretendermos.

O sistema tem três níveis de ajuste (ciclistas entre 50 kg e 125 kg), bem como ajuste da recuperação. Para tal, cada tamanho de quadro tem dois espigões de quadro distintos e cada um pode ter um funcionamento mais rígido ou mais suave. A maior parte dos compradores encontrará na bicicleta de série a configuração adequada, mas naqueles casos em que tal não aconteça, estão disponíveis nove espigões.

O amortecedor colocado dentro do tubo superior tem uma parte mais exposta com uma pequena alavanca que fornece três níveis de compressão do sistema hidráulico (aberta. média e fechada, embora nunca bloqueie totalmente). A velocidade dessa recuperação também pode ser ajustada, sendo necessário uma chave sextavada. Basta inserir a chave num orifício na base do tubo superior e rodar consoante a nossa preferência. 

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O CONFORTO DITA TUDO

Quem já anda de bicicleta há alguns anos certamente já se apercebeu que o conforto é uma das premissas principais. Se não andarmos numa bicicleta confortável, não retiraremos prazer da experiência, reduziremos a duração das nossas voltas e no pior das hipóteses acabaremos por arranjar desculpas para não andar de bicicleta. No gravel, passa-se exatamente o mesmo e esta Diverge STR tem tudo para que nada te falte. Ao pedalares mais confortável, ganharás confiança, percorrerás distâncias maiores e mais rápido e tudo isso significa uma coisa: mais diversão. 

Como podes instalar pneus de 47 mm (em rodas 700c) ou 2.1 (em rodas 27,5"), os horizontes são ilimitados. Isto possibilita usares esta bicicleta em múltiplos cenários, sempre com a garantia de que pedalas numa posição confortável adaptada para gravel, denominada "Geometria progressiva". Basicamente o Stack e o Reach são os mesmos dos modelos Diverge atuais, mas a altura do centro pedaleiro passou de 80 para 85 mm, as escoras estão mais compridas (agora têm 429 mm) e o ângulo do tubo de selim é 0.5 graus mais inclinado. 

DISPONIBILIDADE E MODELOS

Já estão nas lojas Specialized alguns modelos da nova Diverge STR. Quanto às montagens, a versão Expert custa 7.500 euros e inclui uma transmissão Sram Rival eTap AXS, mas com desviador traseiro Sram GX Eagle AXS com um rácio 11/50 - monoprato de 40 dentes. As rodas são as Roval Terra C de carbono e os pneus são os Specialized Tracer Pro 2BR (700x42). Está disponível do tamanho 49 ao 61.

A Pro custa 9.500 euros e traz uma transmissão Force eTap AXS, com desviador X01 Eagle AXS (10/50 e monoprato de 40 dentes). Traz as mesmas rodas da versão Expert Tubeless Ready, bem como os mesmos pneus. Os tamanhos são os mesmos. 

A versão topo de gama, a S-Works custa 15.000 euros e mescla Sram Red eTap AXS e XX1 Eagle AXS. As rodas são as Roval Terra CLX em carbono e os pneus são os mesmos da restante gama. Os tamanhos também. 

Também estará à venda um kit composto pelo quadro (S-Works), forqueta, espigão de selim e abraçadeira por 5.700 euros. 

Iremos testar em breve uma destas novas versões, por isso fica atento às nossas revistas e ao site. Entretanto, poderás consultar o site www.specialized.com para informações adicionais.

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