comitium

Ulissi vai ser submetido a um estudo eletrofisiológico para controlar o seu coração

Foi detetada uma miocardite (inflamação do miocárdio) ao italiano da UAE Team Emirates em Dezembro. Os testes vão ser feitos amanhã em Ancona.

Carlos Pinto Foto: Bettini

Ulissi vai ser submetido a um estudo eletrofisiológico para controlar o seu coração
Ulissi vai ser submetido a um estudo eletrofisiológico para controlar o seu coração

Diego Ulissi vai ser submetido amanhã a um estudo eletrofisiológico após ter sido diagnosticado com um ritmo cardíaco anormal, segundo a sua equipa, a UAE Team Emirates, através de um comunicado.

O ciclista italiano de 31 anos - vencedor de duas etapas na Volta a Itália de 2020 - irá ser hospitalizado amanhã em Ancona, na costa do Adriático, onde o seu coração será monitorizado, para avaliar a necessidade de eliminar as arritmias existentes.

No passado mês de Dezembro, um exame médico rotineiro da equipa detetou uma miocardite a Diego Ulissi (inflamação do miocárdio, o tecido muscular encarregado de contrair o coração, geralmente de origem viral), o que o obrigou a interromper os seus treinos e enfrentar um período de várias semanas de descanso absoluto antes de ser submetido novamente a novos exames para esclarecer o estado do seu coração.

A médica Michele de Grandi (da equipa UAE Emirates) referiu que após vários exames, incluindo uma ecografia, a ressonância revelou uma miocardite, daí a necessidade de aprofundar mais a causa da mesma e corrigir as arritmias.

De momento o italiano continua em repouso absoluto (o ciclista está excluído de qualquer competição por tempo indefenido), não tendo viajado com os seus companheiros de equipa para os Emirados Árabes Unidos, onde se encontram no estágio de pré-temporada. Os resultados dos exames vão determinar o seu futuro desportivo. Para Diego Ulisso, não há dúvidas: "A saúde está em primeiro lugar, porque a vida não acaba com ou sem o ciclismo".

Diego Ulissi teve uma das suas melhores temporadas em 2020, com cinco vitórias: duas etapas na Volta a Itália e duas etapas e a geral da Volta ao Luxemburgo. Devido a estes resultados, finalizou a temporada no top10 do ranking mundial da UCI (foi 8º).

Arquivado em: