comitium

Sunn faz melhorias substanciais na Shamann

A marca francesa renovou a sua bicicleta de suspensão total Shamann, apresentando uma nova versão para DownCountry, com um novo quadro que possui um design mais agressivo.

Hector Ruiz

Sunn faz melhorias substanciais na Shamann
Sunn faz melhorias substanciais na Shamann

A Sunn Cycles teve o seu apogeu nos anos 90, sendo nessa altura uma das marcas mais desejadas, fruto de ações de Marketing bem delineadas nas revistas e com uma forte presença na Taça do Mundo. No entanto, os anos passaram e a marca foi perdendo gás, apesar de lançar novos modelos de vez em quando. 

Agora, a marca francesa deu a conhecer a nova versão da Shamann, uma bicicleta de suspensão total com o amortecedor colocado debaixo do tubo superior. A versão anterior tinha um sistema de amortecimento semi-integrado com o tubo de selim, com um peculiar formato em "Z", em vez de reto. 

A nova versão da Shamann XC tem um curso traseiro de 100 mm e um dianteiro de 110 mm. O seu sistema de amortecimento proporciona um comportamento muito absorvente e controlado, por isso, em vez de apostar na flexão do carbono nas escoras, como a grande maioria das marcas, prefere uma articulação concêntrica entre as escoras superiores e inferiores. 

Sunn Shamann (1)

Por isso, tem uma cinemática principalmente linear, mas com uma certa progressividade na parte final do curso, assegurando uma boa sensibilidade em pequenos impactos e uma tração superior à média, fazendo com que a bicicleta seja confortável e tenha um bom comportamento em trilhos técnicos. A Sunn recomenda um sag de 30% para tirar o máximo partido do seu sistema de amortecimento. Além disso, os amortecedores montados de origem têm três posições de controlo do sistema hidráulico, para o máximo controlo da compressão. 

Sunn Shamann (2)

Para compensar este aumento de peso na parte traseira, o quadro foi aligeirado o máximo possível, tendo cablagem interna (através da direção). 

SHAMANN XC DC 1 18

Sunn Shamann (18)

O cockpit é fabricado numa só peça em carbono, da marca FSA (75 x 740 mm). 

Geometría Shamann XC

Quanto à geometria, não apresenta grandes excentricidades, mas tem alguns valores que vale a pena mencionar. O Reach é generoso (460 mm no tamanho M), o ângulo de direção tem 68º e o ângulo de selim chega aos 77,5º. As escoras também são bastante curtas: 435 mm. 

Sunn Shamann (23)

Estas são as três montagens à venda da Shamann nesta versão de XC:

Sunn Shamann (2)

Sunn Shamann XC Finest: 7.032 euros.

shamann xc s1

Sunn Shamann XC S1: 4.632 euros.

shamann xc s2

Sunn Shamann XC S2: 3.532 euros

TAMBÉM DISPONÍVEL EM VERSÃO DOWNCOUNTRY

Seguindo a tendência atual, a marca apresentou também uma versão para Down Country, que tem o mesmo quadro, mas o curso passa a ser de 115 mm atrás e 130 mm à frente. 

Sunn Shamann (20)

Como curiosidade, o amortecedor, que é 5 mm mais comprido do que os montados nas versões de XC, foi modificado, tendo agora uma compressão mais ligeira para um comportamento ainda mais absorvente, embora também tenha sido configurado internamente para que seja mais progressivo no final do curso, procurando um comportamento mais semelhante ao de uma bicicleta de Trail e com uma versatilidade mais elevada, convertendo-a numa todo-o-terreno perfeita. 

Sunn Shamann (14)

Sunn Shamann (15)

Há duas montagens Down Country, a DC S1 (5.532 euros) e a DC S2 (4.032 euros), ambas com espigão de selim telescópico de série e componentes mais robustos. 

shamann dc s1

Sunn Shamann DC S1

shamann dc s2

Sunn Shamann DC S2

Sunn Shamann (22)

Poderás obter mais informações em www.sunn.fr.

Arquivado em:

Trek Supercaliber 2024

Relacionado

Trek Supercaliber 2024: todos os modelos e preços

Revista BIKE nº32 já nas bancas

Relacionado

Revista BIKE nº32 já nas bancas!

BIKE nº31 já nas bancas

Relacionado

BIKE nº31 já nas bancas

Revista CICLISMO A FUNDO nº12 já nas bancas

Relacionado

Revista CICLISMO A FUNDO nº12 já nas bancas

BH apresenta a nova versão da Lynx Race 2024

Relacionado

BH apresenta a nova versão da Lynx Race 2024

Nova Orbea Oiz

Relacionado

Nova Orbea Oiz: 120 mm de puro XC e com um quadro superleve