Em 2019, a marca italiana Ochain desenvolveu um sistema de pedaleiro único que pretende proporcionar nas descidas o tato que as bicicletas sem corrente têm. Basicamente pretende eliminar o efeito de contaminação entre a transmissão e o sistema de amortecimento, bem como os ruídos inerentes.
Agora, a SRAM decidiu adquirir esta empresa de Fabrizio Dragoni, a qual passará a fazer parte do ecossistema de marcas como a RockShox, Time, Velocio, ZIPP, entre outras.
O sistema Ochain é um dispositivo montado entre os cranques e o prato da bicicleta, similar a um potenciómetro de aranha, mas nese caso permite que o prato rode livremente durante algum tempo, sem mover os cranques, criando a sensação de "bicicleta sem corrente". À medida que a bicicleta se move através do curso do sistema de amortecimento, o amortecedor e a transmissão ficam parcialmente isolados dos cranques e dos pedais (nas versões atuais chega a 12 graus de rotação).
Quando o prato roda e chega ao final do seu curso dentro do sistema Ochain, uns elastómeros internos feitos à medida atuam como bloqueadores.
O resultado é uma bicicleta mais estável e silenciosa. Aliás, este sistema está a ser usado por vários atletas de downhill e enduro na Taça do Mundo.
Desde que fundou a empresa em 2019, Dragoni e a sua equipa desenvolveram várias versões do Ochain, com o objetivo de criar um produto duradouro e resistente à lama, água e pancadas de pedras.
Embora inicialmente tenha sido concebido como um produto para competição (sobretudo downhill e enduro), a Ochain considera que qualquer ciclista pode beneficiar dele. Atualmente, este sistema está disponível para e-bikes de longo curso, modelos de downhill e bicicletas leves de Trail.
Este sistema é compatível com SRAM, Shimano e FSA, bem como bicicletas equipadas com Bosch, Brose, entre outros motores.
Como tem interfaces de 8 e 3 parafusos, é compatível com os cranques SRAM, mas para a máxima compatibilidade com componentes Eagle Transmission será lançado um prato SRAM XX Eagle T-Type 104 bcd.
Quanto à personalização, permite um grau de rotação ideal. Nos modelos Ochain R e S, é adotado o sistema Easy, que é ajustável externamente e sem ferramentas, de 0 a 12º. Nos modelos Ochain E e N, o ajuste é interno, entre 4 e 12º, através de alteração nos elastómeros. Quanto maior for o ângulo, melhor será o comportamento nas descidas.