Já chegou ao mercado o Range Extender da SRAM - o qual fornece 250 Wh adicionais - para o motor Powertrain, o qual pode ser usado em bicicletas com baterias de 630 ou 720 Wh.
Esta prática bateria fica instalada nas roscas do porta-bidon e existe um sistema que permite alterar em segundos entre o Range Extender e um porta-bidon convencional sem ser necessário apertar/desapertar os parafusos.
O modo de funcionamento é muito simples. Basta conectar ao ponto de carregamento da bicicleta e para tal existem vários comprimentos de cabo disponíveis. Além disso, há um cabo em forma de "Y" que permite a carga simultânea da bateria principal e do Extender. Quanto ao tempo que demora a carregar o Extender a cem por cento, segundo a SRAM em média demora 1h45.
É possível saber o nível de carga do Extender olhando para os Leds alojados na própria bateria. Além disso, quando a ligamos à bicicleta, aparece essa informação no display do sistema Powertrain.
O Range Extender pode ser utilizado no modo Range, enquanto o modo Rally usa energia da bateria principal. Pesa 1,5 kg e custa 499€. Os kits com os cabos de diferentes tamanhos custam 120€ e o kit do porta-bidon custa 9€. Por sua vez, o cabo de carregamento em "Y" custa 21€ e existe uma bolsa de transporte que é vendida por 14€.
Poderás encontrar mais informações em www.sram.com.